Fabio Takeuti - Jul 28, 2021

Ciências Sociais e do Consumo: conheça esse curso

Há muito tempo se discute sobre a sociedade de consumo, mas, apesar do que muitos pensam, não se trata só de mercado e sim do consumidor e das questões por trás de todo esse cenário. Para tratar desse estudo e análise, nasceu o cientista social e do consumo, profissional capacitado e com visão dinâmica para analisar a sociedade como um todo, para além da oferta e procura de mercado.Quais as motivações desse consumidor, suas inquietações e necessidades. Esses são alguns questionamentos que norteiam esse analista social.

Descubra como é o curso de Ciências Sociais e do Consumo, as possibilidades de atuação e entenda, a partir deste post, como o mercado para a profissão funciona. Confira e se surpreenda com as possibilidades!

O que se estuda no curso de Ciências Sociais e do Consumo da ESPM?

Na era da tecnologia, do acesso à informação e da pluralidade de vivências, não há mais como tratar os consumidores apenas como agentes passivos nesse processo. Agora, o mercado como um todo entende que é importante não só vender, mas também gerar valor ao produto e compreender quem são as pessoas por trás daquele consumo.

Assim surgiu um profissional estratégico: o cientista social e do consumo, focado em mapear e entender como fazer parte e agregar valor àqueles que são o público ideal da empresa ou do produto.

Durante esse curso, os estudantes aprendem não só formas  de entender e analisar comportamentos da sociedade, mas também a lidar com as transformações culturais e a geração de tendências que atingem diretamente o mercado como um todo.

Ao longo da graduação, os estudantes são levados a compreender a profissão por meio de matérias como:

  • Fundamentos de raciocínio lógico e analítico;
  • Psicologia: motivação e emoção;
  • Análise e visualização de dados;
  • Comportamento do consumidor;
  • Marketing estratégico;
  • Neurociências aplicada ao consumo;
  • Economia comportamental;
  • Cultura, religião e consumo.

Com uma graduação de qualidade, ao final do curso, o estudante será o que o mercado necessita: um profissional capaz de antecipar as necessidades, compreender o surgimento de tendências e analisar, de forma precisa, as mudanças nos contextos sociais e, consequentemente, de consumo.

Perfil do estudante

Para quem é curioso e gosta de compreender o mundo à sua volta, esse é o curso perfeito! Por se tratar de um curso que engloba sociologia, filosofia e psicologia, naturalmente, é uma formação voltada para a galera de humanas.

Para se dar bem nessa graduação, algumas atitudes são importantes para o estudante, como:

  • Ser questionador do mundo a sua volta;
  • Demonstrar curiosidade para entender comportamentos humanos;
  • Buscar ter uma visão ampla e aprofundada sobre as relações entre sociedade e consumo;
  • Ter perfil dinâmico e analista;
  • Ser empático;
  • Demonstrar-se multidisciplinar.

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Mercado de trabalho na área

Sendo peça fundamental para a compreensão de comportamentos e atitudes, esse profissional atua principalmente em setores que têm, como matéria principal, a sociedade para a obtenção de resultados, como:

  • Agências de publicidade e marketing;
  • Institutos de pesquisa;
  • Empresas de bens e serviços;
  • ONGs;
  • Instituições governamentais.

Cada vez mais reconhecido e requisitado no mercado, o cientista social e do consumo ainda pode direcionar seus estudos e suas análises à moda, à produção cultural ou a qualquer outra profissão que tenha como base a relação entre a área e os efeitos causados em uma fatia da população. Isso acontece por possuir uma grade curricular multidisciplinar, voltada para a pluralidade social.

Áreas de atuação

Na área de ciências sociais e do consumo, esse profissional tem diversas opções de áreas de atuação, como:

  • Realização de pesquisa de mercado;
  • Consumer insights;
  • Análise de comportamento e tecnohumanismo;
  • Marketing e gestão de pessoas;
  • Negócios de impactos sociais;
  • Cool hunters (busca e análise de tendências);
  • Gerenciamento e estudo de projetos culturais.

Seja você um cientista social e de consumo!

Viu só como, além de promissora, essa pode ser uma profissão com diversas oportunidades e direcionamentos de atuação? E um desses cientistas pode ser você! 

Quer entender mais a fundo os motivos que fazem dessa uma graduação tão relevante para a atualidade e para o futuro? Então, confira o post “Sociedade do consumo: como entender as ciências sociais na atualidade?” e descubra mais motivos que te levam até essa formação.

Sociedade do consumo: como entender as ciências  sociais na atualidade?

Escrito por Fabio Takeuti

Responsável por projetos de mídias digitais, planejamento e desenvolvimento de estratégias para a marca no meio digital, experiência com campanhas online e conversão.