Daniel Brito - Aug 16, 2021

Como construir um plano de carreira no curso de Administração?

O curso de Administração tem se destacado no mercado, já que o número de empreendedores cresce cada vez mais. Com isso, a busca por se destacar nesse meio é mais que necessária, e construir um plano de carreira é um caminho bastante efetivo. Entender o que quer desde o começo da caminhada e traçar um plano de carreira é estar um passo à frente dos seus concorrentes. O curso de Administração na ESPM deixa o futuro profissional preparado para o mercado e o ajuda a construir um plano de carreira por meio de experiências ofertadas pela universidade e da instrução da sua equipe altamente qualificada. Quer saber mais sobre esse tema? Veja este post!

Como traçar um plano de carreira

Fazer um plano de carreira é fundamental para quem busca uma carreira sólida e bem-sucedida. Um plano de carreira pode ajudar você a definir metas, alcançar alguns objetivos e ter realizações pessoais e profissionais. Ao escolher uma universidade que lhe dê todos os recursos necessários para se qualificar para o mercado de trabalho, é preciso começar a montar o seu plano. Veja algumas dicas que podem facilitar na hora de organizar um plano de carreira:

1.    Avaliação pessoal

Conhecer-se e entender o que realmente almeja e onde quer chegar é imprescindível antes de começar qualquer plano. A sinceridade é um dos aliados nesse momento, uma vez que o plano deve ser traçado diante das necessidades do indivíduo, como o que pode ser melhorado e o que pode ser aproveitado.

2.    Definir objetivos

Depois de uma avaliação pessoal, é hora de definir alguns objetivos para que o plano ocorra de forma efetiva. Ser realista com você mesmo é uma postura que deve ser aplicada durante todo o processo, pois os métodos utilizados para a realização do seu objetivo devem condizer com a sua realidade.

3.    Elaborar estratégias

Perguntar-se diariamente “o que eu posso fazer, hoje, para estar mais próximo do meu objetivo?” pode ajudar na elaboração de algumas estratégias. Com uma boa percepção pessoal e dos objetivos que quer alcançar, fica mais fácil montar estratégias para otimizar o processo.

4.    Inspire-se em exemplos de sucesso

Ter alguém como inspiração é fundamental para acreditar que é possível ter sucesso também. Além disso, conhecer os passos de quem já obteve sucesso e adaptá-los ao seu plano também é válido.

5.    É hora de colocar o seu plano de carreira no papel

É importante ter em mãos o seu plano com os passos detalhados, a fim de ser mais fácil  modificar alguma coisa, se necessário, e se lembrar de cada detalhe. 

Leia também

Baixe agora o ebook sobre "como aproveitar a tecnologia para os estudos"

Plano de carreira na administração

Dentro dessa área, existem muitas oportunidades devido ao grande leque de setores que um profissional de administração formado na ESPM está apto a realizar. Nesse contexto, percebe-se que, durante a graduação, é importante se destacar e traçar um plano de carreira. Tendo em vista as dicas citadas, é necessário adaptar o plano para a carreira que se quer seguir, que, nesse caso, é a administração.

O caminho ideal é procurar estágios nas áreas que mais tenha afinidade e aproveitar todas as oportunidades que o estágio proporcionar, a fim de ganhar experiência.

Depois de uma boa caminhada como estagiário, é necessário muito estudo e especializações para que seja possível subir posições dentro de uma organização.

No entanto, se seguir uma carreira corporativa não for o seu desejo, uma das melhores opções é abrir o seu próprio negócio. A formação de um administrador fornece recursos que o capacita para abrir um empreendimento próprio e ser bem-sucedido com essa opção.

O plano de carreira vai depender muito da área de atuação que se deseja seguir, sendo recomendada uma avaliação pessoal para que sejam definidas algumas metas iniciais de atuação e mensuração do objetivo a ser atingido. 

Sobre as áreas de atuação

Para definir o seu plano de carreira, é imprescindível ter conhecimento de todas as possíveis áreas de atuação dentro da administração; veja alguma delas:

  • Administração de operações e produções: leva qualidade e otimiza as produções de uma empresa;
  • Administração financeira: esse segmento lida com a finança da empresa, organizando entradas e saídas, estratégia para o crescimento com os recursos disponíveis;
  • Administração estratégica: lida com o crescimento da empresa, traçando planos de ação para uma melhora no empreendimento;
  • Administrador consultor: analisa processos que já estão em andamento dentro de uma empresa;
  • Logística: trabalha com a logística de uma empresa, a organização e o seu funcionamento efetivo.
  • Administração de recursos humanos: trabalha com contratação, demissão e organização de salários;
  • Marketing: pesquisa de mercado, melhoria nas vendas e ações publicitárias;
  • Relacionamento com os clientes: visa a um bom relacionamento entre a empresa e seus consumidores.

Sabendo das possibilidades de atuação, fica muito mais fácil começar a construção de um plano de carreira. 

Considerações importantes sobre administração

É notório que o mercado de administração tem crescido e que o curso de ensino superior nessa área está presente em grande parte das faculdades do país. Entretanto, o mercado exige profissionais mais qualificados e experientes, o que deixa explícita a importância da escolha da universidade que deseja cursar.


Com uma universidade qualificada, a sua formação no curso de graduação se torna mais efetiva para o mercado de trabalho. Quer se destacar profissionalmente na área de administração? Conheça as etapas de atuação empresarial e a evolução do assistente ao CEO.

Administração de empresas: do assistente ao CEO

Escrito por Daniel Brito

Coordenador de Business Intelligence e CRM da ESPM. Especialista em Marketing, graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e pós-graduado em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela mesma instituição. Futuro mestre em Comportamento do Consumidor, possui mais de 10 anos de experiência no mercado de educação e ensino.