Giovanna Cunha - May 4, 2021

Comunicação Corporativa: o que o mercado exige do profissional?

Uma comunicação corporativa de qualidade é essencial para o bom desempenho de uma organização. Afinal, é fundamental estabelecer uma relação com seus públicos internos  e externos  que seja clara, objetiva, lucrativa e de sucesso. Por isso, os profissionais da área são cada vez mais necessários no mercado atual.

A fim de consolidar uma comunicação eficaz, a forma e os meios para se comunicar devem ser minuciosamente planejados para cada público de interesse. Sendo assim, é indispensável um profissional altamente qualificado e isso obriga as empresas a buscarem por quem conta com uma especialização em comunicação no currículo, entre outros requisitos.

Para aproveitar as oportunidades dessa profissão tão promissora, entenda, agora, o que o mercado exige do profissional de comunicação corporativa e quais são os cursos na área  que podem alavancar a sua carreira. Leia até o final e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

O que é comunicação corporativa?

A comunicação corporativa é uma ferramenta estratégica utilizada para que as empresas alcancem objetivos específicos por meio de ações comunicativas. Portanto, corresponde a um conjunto de práticas e atividades de gestão e integração de todos os canais de comunicação da empresa, tanto internos quanto externos.

Em resumo, é uma estratégia de comunicação eficiente para aumentar a visibilidade do negócio e fortalecer o branding para os stakeholders. Por isso, é capaz de impactar os colaboradores, melhorar o contato com os investidores e construir um bom relacionamento com o cliente.

De acordo com o estudo Comunicação Corporativa: A Importância da Comunicação na Gestão das Empresas, funcionários bem informados e envolvidos são importantes para a empresa, uma vez que se tornam fontes de comunicação externa com os consumidores.

Sendo assim, a comunicação corporativa assegura uma mensagem eficiente e direta para os diferentes públicos da empresa, permitindo que a organização se diferencie dos concorrentes, se aproxime dos stakeholders e fortaleça a presença da marca em diferentes canais e plataformas.

Você já entendeu o que é comunicação corporativa, agora chegou a hora de entender como se tornar um profissional de sucesso nessa área e se destacar no mercado de trabalho para aproveitar as melhores oportunidades dessa carreira promissora.

Leia também:

Educação continuada: programe-se para uma carreira sem crise!

Por que um profissional de comunicação corporativa é valorizado no mercado de trabalho?

Os benefícios da comunicação corporativa são diversos e fundamentais para uma empresa, logo, contar com um bom profissional da área é extremamente vantajoso e pode determinar o sucesso de um negócio.

Algumas das vantagens desse setor para as empresas são:

  • fortalecimento da cultura organizacional;
  • maior presença e força da marca;
  • uma comunicação sem ruídos;
  • forte diferencial competitivo, entre outros.

São muitas as melhorias que um profissional de comunicação corporativa pode causar em uma organização, desde que seja qualificado para isso.

Como ser um profissional de sucesso na área de comunicação corporativa?

Devido à alta concorrência no mercado e as transformações sociais impulsionadas pela tecnologia, os profissionais de comunicação são cada vez mais requisitados no mercado de trabalho e as empresas exigem cada vez mais qualificação profissional no segmento. Afinal, o setor corporativo é um dos que mais demandam especialização, visto sua enorme  importância para o sucesso organizacional.

Dessa forma, para ser um profissional de sucesso em comunicação corporativa, não tenha dúvidas, é fundamental contar com uma pós-graduação. É por isso que a ESPM oferece cursos na área de comunicação e forma profissionais de sucesso.

Entretanto, além dos conhecimentos técnicos, para alcançar o sucesso profissional na área de comunicação, é importante desenvolver competências como criatividade, cordialidade, boa escrita, capacidade de lidar com o público, visão estratégica e habilidades digitais.

Por meio de uma especialização em comunicação, o profissional aprende os conhecimentos necessários para o exercício da profissão, aprimora as competências valorizadas no mercado de trabalho e ainda conta com a oportunidade de realizar um excelente networking.

Logo, para ser um profissional de sucesso na área de comunicação corporativa, é indispensável a realização de uma pós-graduação para se destacar e aproveitar as melhores oportunidades do mercado de trabalho.

Além disso, é importante enfatizar a importância de buscar por uma instituição de ensino superior que seja reconhecida pelo mercado, com um corpo docente de qualidade e uma boa infraestrutura para oferecer os melhores cursos na área de comunicação.

Como funciona a Pós-Graduação em Comunicação Corporativa?

A Pós-Graduação em Comunicação Corporativa da ESPM, em Porto Alegre, é um curso Lato Sensu com o objetivo de capacitar profissionais para atuar na comunicação de empresas públicas e privadas, bem como em organizações não governamentais ou em agências prestadoras de serviços comunicacionais.

Vale ressaltar que o curso proporciona uma formação que prepara o aluno para enfrentar os novos desafios e construir uma visão estratégica e abrangente do segmento. Portanto, os profissionais formados na pós-graduação da ESPM são capazes de:

  • compreender os conceitos contemporâneos da área de Comunicação Corporativa;
  • elaborar estratégias de acordo com a concepção de processos efetivos de comunicação;
  • desenvolver uma boa comunicação com os diversos públicos interlocutores das organizações;
  • atuar na gestão de comunicação corporativa e proporcionar benefícios para as empresas.

Dessa forma, o curso se destina aos profissionais das áreas de comunicação, marketing, administração, recursos humanos e todos aqueles que ocupam posição de liderança nas empresas — independentemente da formação acadêmica — e querem ampliar os conhecimentos para alcançar um maior sucesso profissional.

A grade curricular do curso

Para alcançar os objetivos pretendidos, o curso de pós-graduação Lato Sensu em Comunicação Corporativa possui carga horária de 360 horas e conta com as seguintes disciplinas:

  • Fundamentos da Gestão Financeira;
  • Pensamento Estratégico;
  • Gestão da Inovação;
  • Gestão de Marketing;
  • Mídias Sociais;
  • Comunicação Digital;
  • Comunicação para Gestão de Riscos e Crise;
  • Endomarketing;
  • Gerenciamento Ágil de Projetos;
  • Gestão de Relacionamento com a Mídia;
  • Relações Institucionais e Governamentais;
  • Métricas e Mensuração de Resultados.

Sendo assim, os estudantes da ESPM contam com uma formação de excelência e estão capacitados para atuar nos melhores cargos no ramo de comunicação corporativa.

Portanto, está claro que o mercado exige do profissional uma especialização em comunicação, a fim de desenvolver as habilidades e os conhecimentos necessários para o exercício da profissão e para contribuir com o sucesso da empresa por meio da comunicação corporativa.

Quer ser o profissional que o mercado procura? Então, conheça, agora mesmo, o curso de Pós-Graduação em Comunicação Corporativa da ESPM!

Quero conhecer essa pós!

Escrito por Giovanna Cunha

Analista de Marketing de Produto. Especialista em Inovação, Design e Estratégia e graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM