Amanda Santana - May 21, 2019

Design, novas mídias e o papel do profissional

Estamos cercados do novo. A todo momento surge uma nova história, um novo conceito e um novo jeito de se comunicar, não é verdade? A maneira como tudo se transforma nos leva à um estilo de vida em que temos que dar conta de tudo. Ao tempo em que nos preocupamos com a nossa carreira e vida profissional, também temos que nos preocupar com nossos relacionamentos, saúde e papel na sociedade. Essa é a nova realidade da qual todos que se envolvem com as mídias atuais, estão sujeitos a viver.

OS NOVOS DESAFIOS

O universo do design, em especial, sofreu grandes mudanças. Há alguns anos atrás era comum avaliar um designer somente pela sua habilidade em desenhar. Ser capaz de ilustrar de maneira complexa e trabalhar com grandes proporções era tido como um grande diferencial. Olhando para o agora, vemos que o designer gráfico de hoje deve ter uma visão muito mais holística e digital. Entender como as pessoas pensam, estar conectado às tendências e movimentos são apenas algumas características de um bom profissional da área e, estar preparado para o mercado de design digital vai muito além disso.

Dominar softwares de edição e ilustração é apenas parte do processo. Para ter um papel significante no meio de todas essas mudanças, a mente de quem almeja seguir essa carreira deve estar cada vez mais voltada para o ser humano. Em um momento em que as relações tendem a se esfriar, o profissional que consegue equilibrar estratégia, técnica e sensibilidade, não será apenas mais um.

design e o papel social espm

AS NOVAS MÍDIAS

O que acontece é que o mundo passa por constantes mudanças e nos últimos anos o design  foi uma das áreas mais afetadas pelos avanços tecnológicos, avançando para o modelo de design digital. Antes, para uma empresa se comunicar com seus clientes, bastava anunciar em alguma rádio ou emissora de TV. A mensagem era muito mais generalista, onde os comerciais se direcionaram para um público tabelado e definido,  não indo muito além disso. Por muito tempo, essa fórmula deu certo para aquele determinado contexto.

Com as novas mídias, tudo e todos estão mais próximos. Essa proximidade das relações torna a exposição ao mundo algo cada vez mais natural e dinâmico, onde as empresas e organizações são as grandes interessadas. Por isso, a forma de se comunicar mudou. Os antigos outdoors que ficavam em beiras de estrada foram substituídos pelos anúncios em rede de display do Google e novos desafios apareceram para os profissionais das mais diversas áreas.

COMO SER UM DESIGNER RELEVANTE?

Estar preparado tecnicamente é um caminho que tende ao sucesso. Faz parte dessa preparação ter boas referências, ter uma sólida formação acadêmica e um bom plano de carreira. A história de que o aluno é responsável por seu sucesso é uma grande verdade, mas não deve ser substituída pela importância da influência de excelentes profissionais e professores.

Ser um designer relevante é ser um profissional que atende às expectativas do mercado e que aponta soluções. Somente participar de processos de produção pode ser um bom caminho para o aprendizado de ferramentas e técnicas, mas desenvolver criatividade para fazer diferente em meio às novas mídias, traz significado à profissão.

A ESPM é reconhecida por levar o que há de melhor ao estudante no que se refere ao ensino, onde 85% de alunos terminam a graduação empregados nas melhores empresas do país. Nos posicionamos como uma faculdade de design que oferece todas as ferramentas para quem busca o sucesso. Quer ser bem sucedido na carreira de designer gráfico? Vem pra ESPM!

Conheça nosso curso de Design

Escrito por Amanda Santana

Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.