Amanda Santana - Jun 11, 2019

Ensino superior completo: que diferença isso faz na sua vida?

Há uma tendência, entre os candidatos do ensino superior no Brasil, de acreditar que o diploma que irá segurar nas mãos quando sair da universidade os lançará automaticamente para os altos escalões da indústria. Com uma competição feroz pelas melhores posições, é preciso que os alunos de graduação saibam quais pontos realmente importam para se destacar da multidão.

Por que um empregador deve escolher você depois de se formar? Preparar-se para o trabalho dos seus sonhos começa no momento em que você escolhe a formação superior que deseja completar. Mas seus esforços devem começar meses – talvez anos – antes disso. Saiba como construir uma uma carreira com valorização profissional.

Credibilidade profissional

Se você prioriza o peso de uma universidade atrás de você, está no caminho certo de conquistar uma credibilidade profissional. O simples status de estudante de uma instituição reconhecida por excelência pode abrir portas e auxiliar você a chegar mais rapidamente ao topo. Se sua universidade tem uma boa reputação, então você pode aproveitar essa onda com os empregadores.

Parece cedo falar de oportunidades de trabalho antes de entrar na universidade, mas se você é um candidato que se preocupa com o retorno, do tempo e dinheiro investido num curso de ensino superior completo, precisará avaliar sua disposição a se dedicar a uma experiência de trabalho ou fazer um estágio ao lado de seu curso.

Não assuma nenhum trabalho apenas para mostrar que está disposto a trabalhar – defina as datas em que precisa trabalhar para aprimorar seu currículo e considere cuidadosamente o setor da indústria que está se inserindo. Qualquer um pode estar trabalhando por nada, nem que seja fazendo a fotocópia em um escritório, mas seu tempo é mais valioso. Se o negócio ou universidade com o qual você está inserido estiver na lista de alvos: você com certeza será notado!

Ensino superior completo 2

Construa pontes


Networking e manter contato com os motores e agitadores em sua indústria é a melhor maneira de obter seu rosto e habilidades notadas. Por isso, nutrir sua redes pode levá-lo ao seu emprego dos sonhos. Ao conhecer pessoas influentes, adote uma postura apropriada. Use a roupa certa, adote a linguagem corporal correta e faça uma pesquisa sobre termos técnicos empregados na área.

Como se costuma dizer, o conhecimento é poder e você nunca sabe quando você pode esbarrar na pessoa que poderia lhe oferecer o próximo passo nessa jornada para o seu trabalho perfeito. Os programas de trainee, estágio e programas de voluntários de grandes empresas, instituições de ensino e organizações sem fins lucrativos, vinculados à projetos universitários servem de porta de entrada, para quem busca uma inserção em núcleo sociais de determinados segmentos de atuação.

O ambiente acadêmico é muito favorável a este tipo de conexão, os alunos, professores e colegas costumam experimentar isso na prática, por meio de atividades relacionadas ao cursos, conversas em sala de aula e práticas em laboratório. É comum, e de suma importância, manter este tipo de relacionamento, pois estes contatos podem abrir portas para oportunidades de estágios no futuro.

Empreendedorismo


Um dos maiores recursos que sua universidade oferece são seus colegas. Os empreendedores da ESPM frequentemente se juntam e fazem projetos reconhecidos, como é o caso do estudante Lucas Covenha que conseguiu conciliar a rotina de desenvolver um aplicativo enquanto cursava administração na instituição. Ele estudou o mercado mobile durante seu primeiro ano e logo teve seu projeto aprovado para um processo de seleção para receber apoio na incubadora de negócios da próprio instituição.

No terceiro semestre de curso, ele e os sócios Thiago Fabra (também da ESPM) e Pedro e Thiago Balducci, apresentaram aos mentores o Brô, que disponibiliza anúncios na tela de espera do smartphone, em troca de recompensas monetárias para o usuário. Após um ano de incubação, os empreendedores lançaram o projeto, enquanto estava no terceiro ano de faculdade.

A Incubadora de Negócios ESPM oferece um Programa de Apoio Gerencial, Operacional e Financeiro que contribui para que estudantes e ex-estudantes transformem suas ideias em empresas lucrativas. Saiba mais como participar dessas e outras oportunidades!

Clique aqui para mais informações!

Escrito por Amanda Santana

Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.