Vitor Freitas - Jun 26, 2019

Fazer faculdade em outra cidade: 5 passos iniciais

Você vai fazer faculdade em outra cidade, já foi aprovado no vestibular, definiu onde vai morar e fez sua matrícula. Isso significa que todos os preparativos para começar a estudar estão prontos, certo? Errado!

Existem ainda alguns detalhes que você precisa ter atenção para não se perder já nos primeiros dias de aula. Por isso, este texto tem um passo a passo que vai lhe ajudar a começar sua faculdade com o pé direito.

Gostou da proposta? Então, anote os passos!

estudar para o vestibular

1. Conheça o Campus

Conhecer o Campus é uma ótima maneira de começar a se preparar para as aulas. Descubra onde são as salas, auditório, lanchonete, biblioteca, direção e área de atendimento ao aluno. Confira, também, se o espaço tem alguma região na qual os alunos podem fazer fotocópias.

Além do Campus, também caminhe pela rua e conheça o comércio da região.

2. Converse com a coordenação do curso

Durante seu passeio pelo Campus, aproveite para conhecer a sala dos coordenadores. Nela, peça para conversar com o coordenador responsável pelo seu curso. Ele poderá lhe dar orientações e dicas muito úteis para que sua formação seja mais completa desde os primeiros dias.

O coordenador pode falar sobre programas de estudo, incentivos à pesquisa, recursos da faculdade, dentre outras coisas.

3. Escolha o trajeto que fará

Depois de conhecer o Campus e a região ao redor da faculdade, você deve traçar o trajeto que fará para ir estudar. Nesse momento é preciso decidir entre o mais curto e o simples. Às vezes andar em linha reta, dependendo da cidade, não é a opção mais rápida, mas é a mais fácil de aprender.

4. Determine seu meio de transporte

Dependendo da distância entre sua nova casa e a faculdade, será preciso contar com algum meio de transporte para ir estudar. Compare as opções disponíveis (carro, moto, ônibus, metrô e bicicleta) e escolha a melhor para você.

5. Faça um teste para conhecer o trânsito e a rotina da cidade

Depois de fazer tudo o que falamos até aqui, é hora de testar. Antes do início do ano letivo, faça o trajeto para a faculdade no mesmo horário que faria normalmente. Veja se o tempo gasto está certo e se essa rotina pode ser mantida.

Lembre-se, também, que o trânsito tende a ser menor nas férias. Então, acrescente alguns minutos ao seu resultado.

Como você pode ver, fazer faculdade em outra cidade não é tão difícil assim. Então, siga os passos que descrevemos ao longo do texto, se prepare para o início da faculdade e dedique-se à sua formação!

Quer entender como funciona a faculdade? Leia nosso texto sobre o Ensino Superior e descubra se ele é como você imagina!

Baixe o e-book 'Ensino superior: a porta de entrada para uma carreira bem-sucedida'

 

Escrito por Vitor Freitas

Graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing e MBA em Gestão do Entretenimento pela ESPM-Rio. Atualmente está cursando a Pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing.