Amanda Santana - Jul 9, 2019

Jovens no mercado de trabalho: o que esperar para o futuro?

Simplesmente não há dúvida: o cenário atual de trabalho para os jovens é bem diferente do que as gerações anteriores experimentaram. O primeiro fator a considerar ao iniciar uma pesquisa como essa é como o mercado absorve os candidato com suas habilidades, experiência e nível de escolaridade. Isso depende do tipo de cargo que você procura e das suas qualificações.

Há uma grande quantidade de dados on-line que você pode usar para descobrir o que vale a pena, as tendências de mercado para a área pretendida e seus objetivos profissionais. Aqui, então, há dicas práticas de como ser bem-sucedido durante uma busca de emprego, adaptadas às realidades do mercado.

jovens no mercado de trabalho 2

Identifique seus objetivos antes de procurar emprego

O primeiro passo para qualquer procura de emprego bem-sucedida é possuir um objetivo. Que tipo de trabalho você quer ter? Ao considerar esta questão, tenha em mente o trabalho que gostaria de fazer no dia a dia, o salário que precisa e que tipo de cultura de escritório funciona bem para você.

Mas, uma vez que você tenha percebido o seu papel ideal, liberte-se da necessidade de perfeição. Seu primeiro emprego - ou mesmo seu segundo ou terceiro - pode não estar onde você se imaginou. E tudo bem: essas funções iniciais permitirão que você desenvolva habilidades, ganhe experiência e forneça os blocos de construção para trabalhos futuros e mais ideais.

Quem faz transforma

A comunicação é reconhecida como um campo de estudo extraordinariamente diverso e flexível, na medida em que pode apoiar carreiras em diversos segmentos,  altamente considerado nos negócios, marketing, ciências sociais, política e relações públicas. A capacidade de desenvolver uma mensagem direcionada e entregá-la efetivamente ao público-alvo é fundamental para o sucesso nesses campos e muitos outros. Além disso, a globalização dos negócios em um mundo que se aproximou por meio da acessibilidade e do imediatismo das comunicações eletrônicas, as habilidades relacionadas a mídia estão mais valorizadas do que nunca.

Veja a seguir as perspectivas de crescimento dos mercado de trabalho, relacionadas às áreas de comunicação, gestão e marketing:

Mercado de Cinema e Audiovisual 

O consumo de conteúdo audiovisual cresce em todo o mundo, e no Brasil não poderia ser diferente. A versão mais recente da pesquisa do Cetic.br sobre o uso de tecnologias em domicílios mostra que 71% dos consumidores de internet assistem a vídeos online, enquanto no ano de 2012 eram apenas 49%, o que demonstra o crescimento do setor num curto período de tempo. 

Mercado de Relações Públicas 

Segundo a revista brasileira Meio e Mensagem — especializada no mercado de comunicação — a indústria global de relações públicas cresceu cerca de 5% em 2018. O recente relatório The Holmes Report listou as 250 empresas que estão no topo global segmento, com base na análise de resultados financeiros e coeficiente de crescimento submetidos por mais de 400 empresas ao redor do mundo.

Mercado Internacional de Comunicação e Entretenimento 

A 19° edição da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia (2018-2022), realizada pela consultoria PwC prevê um crescimento global anual médio de 4,4% no setor de mídia e entretenimento entre o período indicado. A pesquisa analisou 15 segmentos em 53 países e registrou uma tendência de crescimento de 26% da receita global de 2017 para 2022, alcançando US$ 2,4 trilhões.

Mantenha os olhos atentos! Confira essas e outras tendências de mercado relacionadas aos segmentos dos cursos oferecidos pela ESPM no nosso Blog.

Inscreva-se na ESPM

Escrito por Amanda Santana

Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.