Giovanna Cunha - Apr 28, 2021

Negócios inovadores: seu sucesso profissional começa aqui!

Com o surgimento constante de novos negócios, o mercado está cada vez mais competitivo. Por isso, para sobreviver e se destacar no mercado de trabalho, todo e qualquer profissional que ocupa ou quer ocupar um cargo de gestão estratégica precisa se atualizar e se especializar em negócios inovadores.

O gestor de sucesso do século XXI, sem dúvida alguma, é aquele que entende de gestão de negócios e inovação, sendo capaz de aproveitar as oportunidades que surgem com a inovação tecnológica e as novas demandas da sociedade e do mercado.

Portanto, se você deseja construir uma carreira bem-sucedida, leia este texto até o final e entenda a importância dos conhecimentos em negócios inovadores, a diferença entre invenção e inovação, o cenário atual do ambiente de negócios e a relevância de uma pós-graduação na área de gestão de negócios e inovação. Confira agora!

Por que os cargos de gestão estratégica exigem conhecimentos em negócios inovadores

De acordo com o livro Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios, assim como foi com “qualidade” nos anos 1980, “processos” nos anos 1990 e “estratégia” na década de 2000, a palavra-chave no mundo da gestão nos tempos atuais é “inovação”.

Vale ressaltar que as grandes inovações estão cada vez menos relacionadas a produtos. Ou seja, a inovação na gestão e em modelos de negócio é que vai desempenhar um papel fundamental no mundo contemporâneo.

O interessante é que esse cenário propício a ideias de negócios inovadores é, ao mesmo tempo, assustador e inspirador. Afinal, por um lado existe o sentimento de desorientação de não saber como agir nesse contexto, mas, por outro lado, as oportunidades são muitas quando se tem um quadro em branco para ser preenchido.

Por isso, os cargos de gestão estratégica exigem conhecimentos em negócios inovadores. Dessa forma, o gestor que investe em uma pós-graduação na área, perde o sentimento de desorientação e permanece apenas com o sentimento e o conhecimento inspirador de poder e saber inovar.

Leia também:

Educação continuada: programe-se para uma carreira sem crise!

A diferença entre inovação e invenção

Para compreender o que são ideias de negócios inovadores, é importante entender a diferença entre inovação e invenção. Para Edward Roberts, a invenção se refere à geração da ideia, enquanto a inovação diz respeito à conversão da invenção em um negócio ou aplicação útil. Ou seja, inovação é a soma de invenção e exploração.

Portanto, novos negócios podem representar a exploração de algo que já foi inventado anteriormente. Um exemplo prático é a Amazon, uma empresa que inovou o conceito de livraria. Na verdade, a Amazon não inventou produtos ou serviços, porém, criou um novo modelo de negócio para um mercado maduro. Em outras palavras: explorou algo que já havia sido inventado, e a junção de invenção e exploração corresponde à inovação.

No fim das contas, a inovação em modelos de negócios é sobre criar valor, tanto para as empresas quanto para os clientes e, até mesmo, para toda a sociedade. Por isso, trata-se de questionar, desafiar e transformar modelos ultrapassados a fim de atender às novas necessidades do mercado e da sociedade.

A inovação no ambiente de negócios

Para Steve Jobs, a inovação distingue um líder de um seguidor. Logo, no ambiente de negócios, é essencial inovar para provocar a evolução do mercado. Segundo o livro Inovação e novos modelos de negócios, a inovação é o motor da competitividade e do desenvolvimento.

Sendo assim, inovar em produtos, serviços, processos, tecnologias, gestão e modelos de negócio é fundamental para criar diferenciais competitivos que fazem o mercado avançar. Logo, o mercado necessita de profissionais com conhecimentos em gestão de negócios e inovação.

Além do mais, com a intensificação da competição global e da inovação tecnológica, as empresas são forçadas a inovar mais rapidamente e isso exige que os profissionais se atualizem na mesma velocidade. Portanto, é muito importante contar com uma especialização para a atualização profissional.

A importância de uma pós-graduação em Negócios Inovadores: ideias em ação

A verdade é que a inovação no ambiente de negócios não é uma novidade. Por exemplo, o surgimento do cartão de crédito, em 1950, já é um exemplo de um modelo de negócio inovador para a época. 

Entretanto, a proporção e a velocidade com a qual modelos de negócio inovadores estão transformando a indústria agora são sem precedentes. Portanto, para empreendedores, executivos, gestores e ainda outros profissionais do meio corporativo, este é o momento ideal para atualizar e expandir os conhecimentos em gestão de negócios e inovação.

Por isso, a ESPM oferece, no Rio de Janeiro, o curso de pós-graduação em Negócios Inovadores: ideias em ação. O curso é indicado para empreendedores e gestores e tem como foco a ideação e modelagem de novos negócios.

Sendo assim, os alunos da pós-graduação aprendem como enfrentar os desafios de gerenciar empresas inovadoras, além de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis ao mercado de trabalho e ao ambiente de negócios da atualidade.

O curso possui carga horária de 360 horas e conta com as seguintes disciplinas:

  • Identificação e prospecção de oportunidades de negócio;
  • Estratégias Empresariais e Exponenciais;
  • Descoberta do cliente: Pesquisa de mercado e comportamento do consumidor;
  • Desafios do empreendedorismo;
  • Ecossistema de inovação e empreendedorismo;
  • Gestão da inovação;
  • Transformação e Inovação digital;
  • Intraempreendedorismo;
  • Marketing estratégico;
  • Prototipagem, MVP, Pivotagem;
  • Design Thinking, entre outras.

Dessa forma, o estudante desenvolve competências empreendedoras e de inovação, aprende sobre ecossistemas e os desafios do empreendedorismo, assim como do pós-empreendedorismo.

Devido ao contexto do mercado atual e a relevância da inovação no ambiente de negócios, os conhecimentos adquiridos na pós-graduação em Negócios Inovadores: ideias em ação se mostram indispensáveis para uma carreira profissional de sucesso.

Então, está claro o papel fundamental da inovação no cenário atual do mercado, assim como a importância dos conhecimentos na área para todo e qualquer gestor. Portanto, da mesma forma que o sucesso de uma empresa depende da capacidade de inovar, o mesmo acontece com o seu sucesso profissional. Por isso, é crucial investir em uma pós-graduação em Negócios Inovadores a fim de construir uma carreira bem-sucedida.

Quer começar o seu sucesso profissional? Então, conheça, agora mesmo, o curso de Pós-Graduação em Negócios Inovadores: ideias em ação da ESPM!

Quero conhecer essa pós!

Escrito por Giovanna Cunha

Analista de Marketing de Produto. Especialista em Inovação, Design e Estratégia e graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM