Amanda Santana - Aug 6, 2019

O primeiro currículo a gente nunca esquece

Tudo tem uma primeira vez. Primeiro beijo. Primeiro dia de aula. O primeiro diploma. E quando se trata da primeira busca por emprego, não há nada de errado se suas mãos começarem a tremer e suar quando estiver escrevendo seu primeiro currículo.

Quer saber como fazê-lo sem experiência de trabalho e se destacar entre os outros? Dê um passo e continue rolando. Não há promessas de que será fácil e rápido, mas, no final, há muitas maneiras de enfatizar suas habilidades e experiências.

o-primeiro-curriculo-espm

O que fazer antes de escrever seu currículo

Antes mesmo de começar a escrever seu currículo, você pode seguir alguns passos. Tenha em mente que o objetivo do seu currículo é mostrar ao empregador que você é um forte candidato para o cargo e que agregará valor à empresa.

Para fazer isso com sucesso, você precisa saber o que os potenciais empregadores estão procurando. Comece pesquisando postagens de vagas e posições que lhe interessam. Faça uma lista de palavras-chave que você encontra nas listas de empregos, como requisitos ou habilidades frequentemente mencionados. 

Pergunte a profissionais experientes o que eles consideram importante quando tomam decisões de contratação. Considere realizar algumas entrevistas informativas com pessoas em seu campo para ter uma ideia do que é mais importante para os tipos de trabalho que você está visualizando.

Você também pode ler publicações profissionais e sites relacionados à sua empresa-alvo. Isso o ajudará a mergulhar no campo escolhido e aprender o máximo que puder sobre o que é importante para os empregadores. Assim, você poderá direcionar seu currículo para este alvo.

Dicas para escrever seu primeiro currículo

 

Destaque a sua formação

Se você é um estudante ou recém-formado, sua educação é um dos seus maiores recursos. Coloque uma seção de "Educação" no seu currículo no topo da página. Inclua não apenas a universidade em que você estudou e o grau que você recebeu, mas quaisquer outras experiências relacionadas aos anos dedicados a essa atividade. Se você estudou no exterior, você pode incluir isso também. 

Você pode ter experiência de trabalho limitada, mas pense em outras experiências que você pode usar. Pense nos clubes em que você participou, nos estágios que realizou e nos cargos de voluntariado que trabalhou. Todos eles podem ser listados em “Experiência Relacionada” ou em uma categoria similar.

Mencione conquistas

Abaixo de cada experiência, você pode listar algumas das responsabilidades que ocupou nesse cargo ou posição. No entanto, vá além de simplesmente dizer o que você fazia. Por exemplo, talvez você ganhou "Empregado do Mês" no trabalho. Ou talvez você tenha criado um novo sistema de arquivamento que aumentou a eficiência em um escritório. Inclua todos os exemplos de coisas que você agregou valor a uma empresa ou conseguiu algo.

Veja exemplos

Ao escrever seu primeiro currículo, é bom avaliar exemplos de perfis de outros profissionais da área. A rede social voltada para profissionais Linkedin, pode ser uma fonte para isso. E pode ajudá-lo a decidir como formatar seu currículo e que tipo de informação incluir. 

Seja breve

Seu currículo não deve ter mais de uma página. Por isso, edite, edite e edite. Como os recrutadores recebem um volume alto de perfis, um simples erro de digitação pode lhe custar alto. Certifique-se de revisar cuidadosamente seu currículo antes de enviá-lo. Leia-o atentamente diversas vezes, para que quaisquer erros de ortografia e gramática, bem como quaisquer inconsistências no formato (como usar diferentes estilos de marcadores) não passem despercebidos. Peça a um amigo ou membro da família, ou profissional da área que confie, para que também examine e dê sua opinião.

Dicas de Design de Currículo

Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que o design do currículo é tão importante quanto o conteúdo. Mas se considerar que seu currículo tem menos de 20 segundos para causar a impressão certa, você entenderá porque deve ser atraente e fácil de ler.

Há muitas maneiras diferentes de projetar e formatar seu currículo. Confira alguns modelos para ajudá-lo a formatar. Usar um modelo facilitará a criação do seu currículo. Isso não apenas economiza tempo, mas também poderá reduzir erros de formatação. 

Inscreva-se na ESPM

Escrito por Amanda Santana

Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.