Amanda Santana - May 28, 2019

Relações Internacionais: a formação de quem pensa globalmente

Viajar pelo mundo e conhecer outras culturas é o sonho de muita gente. Geralmente, quem busca por esse tipo de experiência gosta de se conectar as pessoas e não somente aos lugares que visita.

No curso de Relações Internacionais o estudante se prepara para conduzir relações econômicas, culturais, comerciais e até mesmo militares que possam existir entre países. Desde ações diplomáticas à ações comerciais, o profissional de Relações Internacionais desempenha papel importante no relacionamento entre organizações e governos.

O interesse por outros idiomas também é outro fator que atrai muitos estudantes para essa graduação. Essas relações são construídas com base em pesquisa, estudos de riscos e possibilidades, análise de conflitos e avaliação de cenários atuais e cenários possíveis.relacoes interncaionais espm

IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Por atuar como um intermediário, o profissional de relações Internacionais deve possuir bastante conhecimento de cultura, costumes e até mesmo de religião. Tendo em vista que muitos governos, países e organizações são movidos por valores religiosos e culturais, quem trabalha na área de relações internacionais tem o desafio de se posicionar inteligentemente frente a diversas situações.

Seu papel como mediador vai além do que se pode imaginar. Desde o auxílio na instalação de empresas em outros países a acordos políticos e militares, esse profissional exerce função indispensável na construção, manutenção e conclusão de relações exteriores. Quem deseja seguir essa carreira deve entender que nem todas as viagens possuirão caráter turístico, mas poderão ser exclusivamente relacionadas à pesquisa e  crescimento intelectual sobre determinado povo, região ou cultura.

Com a globalização, temos a possibilidade de conexão entre países que nunca antes se comunicaram. Proporcionando assim, opções de diálogos mais abertos entre nações e empresas de todo o mundo. Mesmo assim, por mais que seja tentador idealizar a carreira como uma grande expedição por diversos países, deve-se ter em conta todos os desafios que a construção de relacionamentos internacionais pode trazer.

A FORMAÇÃO

A faculdade de Relações Internacionais tem em sua grade curricular disciplinas que promovem o bom entendimento das relações humanas. Estudando desde sociologia ao direito, o graduando também terá uma base bem forte de política e economia. É comum que os estudantes simulem situações de negociação em sala de aula e que aprendam a promover um bom diálogo entre partes. A oferta por empregos é encontrada em instituições públicas e privadas, sendo que o trabalho nas instituições privadas é mais voltado para relações de comércio como compra, venda e outras negociações.

Dentro do âmbito público, é mais comum encontrar carreiras como diplomata, professor e analista internacional. Com grandes oportunidades dentro e fora do país, o curso tem ganho cada vez mais destaque dentro das organizações por sua relevância na concepção de negócios. Com duração média de quatro anos, o curso é dividido em oito períodos que levam ao estágio e TCC.

Para saber mais sobre o curso de Relações Internacionais da ESPM, é só acessar a página do curso e escolher seu polo. Aqui as aulas são ministradas em três idiomas: inglês, espanhol e português. As disciplinas e ensino tem por objetivo formar um Diplomata Corporativo e  multicultural. Se você quer um ensino de qualidade para estar sempre a frente no mercado, vem pra ESPM!

Conheça nosso curso de Relações Internacionais

Escrito por Amanda Santana

Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.