Fabio Takeuti - Aug 13, 2021

5 dicas de como controlar a ansiedade nos estudos

Existe o nervosismo e a ansiedade. O primeiro é aquela sensação sentida durante momentos de estresse. Apesar de ser chato, é passageiro. Já a ansiedade é aquela que paralisa, afeta o dia e se prolonga, aparecendo em diversos momentos e diminuindo a qualidade de vida.Principalmente para quem é estudante, esse problema não é nada agradável ou bem-vindo. A partir disso, separamos 5 ótimas dicas para você que pretende diminuir a ansiedade na hora de colocar em prática os estudos. Confira neste post!

Sinais da ansiedade e seus malefícios

Em momentos de grande estresse ou tensão, é comum ficarmos agitados ou nervosos, mas para algumas pessoas, o que deveria ser algo passageiro acaba se prolongando e trazendo efeitos nada agradáveis. Trata-se da ansiedade. Nem um pouco desejado, esse é um problema que afeta diversos jovens, principalmente aqueles que enfrentam um vestibular ou uma graduação, e isso acontece pelas demandas e pelos prazos que, quando não administrados de forma adequada, podem gerar momentos de estresse. 

Mas essa situação não deve ser prolongada. Você tem se sentido assim ultimamente? Alguns sinais claros da manifestação da ansiedade são:

  • Agitação;
  • Dificuldade em se concentrar;
  • Coração acelerado; 
  • Mãos trêmulas;
  • Sensação de falta de ar;
  • Cansaço.

Todos esses são motivos de incômodo e diminuição no rendimento do estudante. Além disso, podem afetar toda uma rotina e o modo de se relacionar com aqueles que estão à sua volta.

5 dicas para ajudar você a controlar a ansiedade 

Sabendo que a ansiedade não pode ser algo presente na sua rotina, separamos 5 dicas incríveis que vão ajudar a diminuir os efeitos desse problema e aumentar a sua produtividade. Confira!

1- Comece pela organização

Um dos principais fatores que desencadeiam a ansiedade é a falta de planejamento ou a elaboração de um plano inapropriado. Quando falamos sobre estudos, seja para vestibular, seja, até mesmo, durante a graduação, organização é peça fundamental para se garantir bons resultados.

É a partir desse tópico que você consegue construir um ritmo e uma rotina de estudos, além de deixar em dia as suas obrigações. Por isso, separe uma folha e detalhe matérias a serem estudadas, os conteúdos ou as atividades a serem feitas e coloque prazos, assim, você poderá, aos poucos, avançar nas demandas, sem se sobrecarregar ou deixar pendências.

Fazendo uma lista do dia ou semana, você também consegue visualizar o que precisa ser feito, estudado ou revisado e o que você já conseguiu realizar. Essa é uma forma eficaz de ter, visualmente, uma noção maior do seu desempenho. É uma estratégia ideal para entender que, aos poucos, está fazendo avanços e não está estagnado sensação comum entre aqueles que sofrem com a ansiedade.

Outra forma de alcançar essa organização é utilizando ferramentas tecnológicas capazes de fornecer funções que podem ser úteis durante os estudos. Fique atento às opções que possam agregar e facilitar o alcance dos seus objetivos.

Leia também

Baixe agora o ebook sobre "como aproveitar a tecnologia para os estudos"

2- Evite a procrastinação

Para todo estudante, o maior inimigo é a procrastinação. Por conta da ansiedade, muitas vezes, ocorre o acúmulo de atividades, mas é preciso quebrar esse ciclo, melhorando a produtividade e criando certo ritmo para os estudos. Além de prejudicar seu desempenho, protelar pode gerar uma carga maior de ansiedade.

Se uma atividade pode ser entregue semana que vem, não quer dizer que você precisa deixar para fazê-la no dia do prazo final. Antecipe o que for possível, assim, você não precisará viver em constante pressão para finalizar as demandas. 

3- Dê pausas para relaxar

Conseguiu organizar o seu dia de estudos? Deixou a procrastinação de lado? Então, é hora de tirar um tempinho para você! O bom desempenho também está relacionado ao bem-estar do estudante. Sempre que sentir a ansiedade chegar, dê uma pausa, respire profundamente e tente relaxar corpo e mente.

Uma mente cansada é também improdutiva, sendo assim, busque inserir folgas estratégicas no seu dia para que sua cabeça não fique sobrecarregada. Respeitar seus limites também é uma forma de melhorar seu desempenho.

4- Realize exercícios físicos

Uma das formas mais recomendadas para combater a ansiedade é realizar atividades físicas, isso porque, durante a prática, o corpo libera alguns hormônios importantes, como:

  • Serotonina (popularmente conhecido como hormônio da felicidade e do bem-estar);
  • Endorfina (um dos principais no combate à ansiedade, uma vez que aumenta a disposição física e mental). 

Com isso, além de manter a saúde física em dia, também contribui para a saúde emocional e mental, bem como auxilia na regulação do sono reclamação comum entre quem sofre de ansiedade. Com a prática de atividades físicas, o corpo cansado consegue atingir níveis mais fundos nas fases do ciclo do sono, possibilitando um sono regenerador ao estudante.

5- Tenha uma alimentação saudável

Atrelada à prática de exercícios e à conquista de um sono regulado, a boa alimentação é quesito importante para a diminuição da ansiedade. Quando feita da maneira correta, pode auxiliar para uma maior sensação de bem-estar.

Para algumas pessoas, a ingestão de alimentos é uma válvula de escape para a ansiedade, mas quando feita de maneira inadequada, pode até agravar o quadro de ansiedade. Comidas ricas em açúcares, gordura e carboidratos são vilões declarados por alterar a qualidade do metabolismo e desregular a produção de hormônios como insulina e adrenalina.

Em contrapartida, existem os chamados ansiolíticos naturais, ou seja, alimentos que podem auxiliar no combate a esse mal. São eles:

  • Chá de camomila;
  • Arroz;
  • Banana;
  • Leite morno;
  • Morango;
  • Castanha-do-pará.

Pegou as dicas? Então, se joga no vestibular!

Com a saúde mental regulada e recebendo a devida atenção que merece, é hora de colocar em prática as 5 dicas e aplicar tudo isso na hora de se preparar para o vestibular! Dessa forma, você tem mais chances de alcançar seus objetivos e ter equilíbrio suficiente para se dar bem no que se propõe. Assim, com a ansiedade de lado, você tem todas as chances de conquistar a vaga na sua universidade dos sonhos!

Saiba como se preparar para o vestibular ESPM!

Escrito por Fabio Takeuti

Responsável por projetos de mídias digitais, planejamento e desenvolvimento de estratégias para a marca no meio digital, experiência com campanhas online e conversão.