Amanda Santana - Jul 30, 2019

Como ampliar sua rede de relacionamentos na faculdade

Que o networking profissional e pessoal é importante você já sabe, não é mesmo? Ele é o grande responsável por gerar várias oportunidades, desde uma carreira promissora à encontros amorosos, festas e várias alternativas de lazer.

Entretanto, como é que essa rede de relacionamentos pode ser desenvolvida na faculdade? Essa é uma dúvida muito comum. Por isso, decidimos fazer este texto para lhe oferecer algumas dicas para que você tenha sucesso no networking.

Se você quer aprender tudo sobre o assunto, continue a leitura!

Faça projetos de extensão

A rede de relacionamentos precisa ser desenvolvida por todos os estudantes durante a faculdade. Em maior ou menor grau isso acontece naturalmente. Porém, quem quer se destacar precisa dar um passo à frente e fazer mais do que é exigido durante a formação.

Um excelente exemplo disso são os projetos de extensão. Essas atividades de estudo e pesquisa não são obrigatórias, mas nelas você entra em contato com professores e estudantes empenhados e muito ativos no meio acadêmico e profissional.

redes de relacionamento espm

Aproxime-se dos professores

Os professores são a ponte entre a faculdade e o mercado de trabalho. Eles são profissionais reconhecidos e com muita experiência. Assim, ter uma relação próxima com os docentes, sempre tirando dúvidas e perguntando sobre a atuação profissional, é essencial.

Então, dedique um tempo do seu dia, nem que sejam apenas cinco minutos no corredor, para conversar com seus professores e mostrar seu interesse em aprender o que a experiência deles pode lhe ensinar.

Participe de eventos

Os eventos também são oportunidades interessantes para trabalhar seu networking profissional. Algumas atividades que a faculdade promove são abertas para a comunidade e você encontra pessoas já atuantes no mercado, empreendedores e grandes empresários.

Use essa proximidade para conversar com desconhecidos. Pergunte sobre o trabalho das pessoas, fale das suas experiências e troque contatos. 

Ingresse na iniciação científica

Ter o nome em um artigo científico ao lado de um professor também é um grande ganho para o seu currículo. Principalmente se o seu objetivo é ingressar no Mestrado ou Doutorado após a sua formação.

Para conseguir isso é necessário manter contato com os docentes, discutir ideias e propor alguma pesquisa. Caso eles achem suas propostas interessantes, será necessário submeter um projeto ao programa de iniciação científica. Então, além de manter contato e conversar com os professores, fique de olho nos editais.

Seguindo essas dicas você conseguirá estabelecer uma excelente rede de relacionamentos durante a faculdade. Isso o ajudará a crescer pessoal e profissionalmente, facilitando sua entrada no mercado de trabalho ou nos cursos de pós-graduação.

Além dessas estratégias, você usa alguma outra tática para melhorar seu networking? Nos conte nos comentários!

Baixe o e-book 'Ensino superior: a porta de entrada para uma carreira bem-sucedida'

Escrito por Amanda Santana

Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.