Vitor Freitas - Jul 30, 2019

Networking: a forma mais poderosa de se dar bem na faculdade

Você provavelmente já ouviu falar de networking. Mas será que sabe o que essa palavra significa ou o quão importante ela é para sua vida? Isso mesmo! Esse termo tem um grande impacto no seu futuro.

 

é a palavra usada para falar da rede de relacionamentos que criamos ao longo da vida. As pessoas que conhecemos, e das quais nos aproximamos, se tornam contatos e podemos nos beneficiar de sua influência, conhecimento e expertise.

Quer entender quais são as vantagens de fazer um bom networking? Continue a leitura, vamos explicar!

Você pode dividir um apartamento com seus amigos

Depois de entrar na faculdade e conhecer as pessoas, rapidamente você fará parte de algum grupo de amigos. Quando isso acontecer, várias oportunidades interessantes podem aparecer (desde que você mantenha um bom relacionamento com as pessoas).

Dentre elas, uma é bem interessante: dividir o apartamento com seus amigos. Quem mora sozinho tem a oportunidade de reduzir seus gastos fazendo isso. Por outro lado, se você ainda mora com algum parente, é possível mudar para o apartamento dos amigos sem gastar muito e conquistar mais liberdade.

networking espm

Suas chances de conseguir um estágio aumentam

Quanto mais pessoas antenadas e influentes você conhece e mantém contato, mais informações privilegiadas serão enviadas para seus canais de comunicação. Se o seu amigo é o responsável pela divulgação de estágios, por exemplo, você pode ser a primeira pessoa a saber das melhores vagas.

Além disso, caso conheça alguém que trabalhe nas empresas que você quer entrar, essa pessoa pode indicar o seu currículo e recomendá-lo para assumir a função que está em aberto.

Você pode ser contratado por alguma empresa

Além de facilitar sua entrada no estágio, o bom networking também pode ajudar na sua efetivação dentro da empresa na qual trabalha. Durante o seu trabalho como estagiário, você irá conversar com várias pessoas, e elas serão importantes para o seu futuro.

Ao se mostrar disponível para melhorar e aprender diariamente, algum gestor, ou líder, pode ter interesse em lhe contratar.

É possível desenvolver projetos com professores

Na faculdade você terá a oportunidade de ingressar em projetos de iniciação científica, trabalho voluntário e estágios não remunerados e extracurriculares. Todas essas experiências são muito enriquecedoras para sua vida e seu currículo.

Entretanto, ter acesso a elas não é tão simples. Quanto mais próximo você é dos professores, mais fácil será para eles lembrarem do seu nome e lhe convidarem para esses trabalhos.

O ponto mais importante deste texto, que precisamos que você entenda, é que o networking está em tudo que envolve sua vida: desde o amigo que divide o apartamento até o gerente da empresa que quer efetivar seu trabalho. Por isso, não deixe de criar sua rede de relacionamentos e nutri-la diariamente.

E você? Já teve alguma experiência positiva com o networking? Conte sua história nos comentários!

Inscreva-se na ESPM

Escrito por Vitor Freitas

Graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing e MBA em Gestão do Entretenimento pela ESPM-Rio. Atualmente está cursando a Pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing.