Amanda Santana - Jul 7, 2019

Objetivo profissional: como descobrir o seu?

Escolher sua carreira é uma das decisões mais importantes que você tomará na vida, um fator de longo alcance para sua felicidade, saúde e situação financeira. Mas isso pode ser bem mais fácil se você definir metas de carreira e as colocar em prática.

Embora não haja garantias, adotar um determinado objetivo profissional pode aumentar a probabilidade de encontrar um emprego sustentável e agradável. O processo para estabelecer essas metas de maneira ponderada pode ser dividido nas etapas a seguir.  

Comece com autoavaliação

Fazer um balanço de seus interesses, valores de carreira, habilidades e traços de personalidade pode colocá-lo de frente com os seus próprios critérios para uma carreira. Comece analisando seu histórico acadêmico e profissional. Quais cursos, projetos, trabalhos, estágios e funções de voluntariado foram mais satisfatórios e bem-sucedidos para você? Faça uma lista das atividades que foram mais energizantes e que obteve o maiores resultados.

Quais são suas principais habilidades? Pergunte a si mesmo quais habilidades permitiram que você alcançasse esse sucesso. Em seguida, considere quais interesses ou valores tornaram o trabalho significativo ou estimulante. Especifique qualquer característica de sua personalidade que tenha feito as atividades parecerem naturais para você.

Objetivo profissional 2

Opções de carreira para o seu perfil

O próximo passo após a autoavaliação é pensar nas opções de cursos para considerar. Você também pode analisar sites que listam uma variedade de cargos, a fim de criar uma lista de possibilidades de carreira

Uma vez que você tenha em mente alguns setores gerais, revise os principais cargos dessas categorias ou pesquise online por palavras-chave como "carreira na mídia", por exemplo, ou em qualquer área em que esteja interessado. Tente identificar dez carreiras sobre as quais você está suficientemente curioso para passar algum tempo conduzindo mais pesquisas.

Planos de carreira e aspirações

Uma vez que você tenha uma ideia preliminar de algumas carreiras que valem a pena investigar, precisará pesquisá-las em detalhes para avaliar melhor sua adequação aos requisitos esperados para a função. 

Revise os requisitos para entrar no campo e certifique-se de estar preparado para concluir quaisquer treinamentos, programas de certificação ou graus acadêmicos exigidos. Mantenha anotações sobre o que aprendeu durante a pesquisa e compare-a com a lista de interesses, habilidades e valores gerados durante a fase de autoavaliação. 

Você deve estar preparado para tomar uma decisão prévia neste momento. Liste os prós e contras de cada opção restante em uma folha de papel separada e pondere-as. 

Baixe o e-book 'Ensino superior: a porta de entrada para uma carreira bem-sucedida'

Escrito por Amanda Santana

Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.