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Carreira de marketing: quais as tendências e como identificá-las?

Escrito por Daniel Brito | 9 de Junho de 2021 12h42min33s Z

Quem deseja construir uma carreira de marketing cada vez mais promissora deve estar atento às tendências do mercado e das áreas de marketing digital. Com as diversas transformações que ocorrem no mundo e nos tipos de segmentação de mercado, é fundamental desenvolver as competências necessárias e se qualificar para os melhores cargos do setor.

Portanto, os profissionais de marketing que entendem quais são as tendências da área e como identificá-las sai na frente dos demais e aumenta bastante a sua empregabilidade, bem como alcançam excelentes resultados e se mostram indispensáveis para a empresa em que trabalham.

Dessa forma, leia este post até o final e descubra quais são as novas tecnologias e as tendências nas áreas do marketing digital, além de como identificar as tendências do mercado e construir uma carreira de marketing de sucesso. Confira agora!

As novas tecnologias

Constantemente, surgem novas tecnologias que contribuem para o trabalho e a eficiência do profissional de marketing. Sendo assim, é fundamental conhecer e saber utilizar tais tecnologias para ser um profissional atualizado e requisitado no mercado de trabalho. Conheça, a seguir, algumas das principais tecnologias que podem alavancar a sua carreira de marketing.

Design System

Design System é uma disciplina que utiliza UX como estratégia de branding. Ou seja, é um dos tipos de segmentação de mercado com o objetivo de desenvolver a experiência de marca a partir da experiência do usuário.

Por isso, o profissional de marketing com competência em Design System tem conhecimento de Arquitetura da Informação, UX, consistência de marca, métricas de audiência e métricas de conversão.

O mercadólogo com essa competência no currículo é extremamente importante para atuar com tecnologia da informação e com a ciência de dados, duas fortes tendências nas áreas do marketing digital.

Inteligência Artificial (IA)

Sem dúvidas, a Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que evolui a cada dia e é uma das fortes tendências do mercado. A proposta dessa tecnologia é programar um computador para reproduzir o comportamento humano inteligente.

Dessa forma, o mercadólogo com conhecimento dos conceitos e das práticas de IA tem um forte diferencial competitivo no currículo e conta com alta empregabilidade.

Tomada de decisão data oriented

O Big Data e a análise de dados é uma grande tendência em todas as áreas do marketing e tipos de segmentação de mercado, por isso, o profissional de marketing que sabe como tomar decisões baseadas em dados é bastante requisitado no mercado de trabalho.

Afinal, a tecnologia é capaz de coletar dados, mas para que esses dados sejam transformados em bons resultados, é necessário um ser humano com requisitos para promover a qualidade de uma decisão (decision quality).

Para se especializar em todas essas áreas do marketing digital e acompanhar as tendências e novas tecnologias do mercado, o projeto Dynamic ESPM conta com badges da área de Technology & Data Science, como os badges de Design System, Inteligência Artificial: Conceitos e Práticas e Tomada de Decisão Data Oriented: Analytics e Suporte a Decisão.

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As tendências nas áreas do marketing digital

De acordo com o estudo A utilização do marketing digital pelas microempresas de POÁ-SP durante a pandemia do COVID-19, o profissional de marketing digital se configura cada vez mais importante para as empresas, e no período de distanciamento social, devido à pandemia da COVID-19, o marketing digital se tornou, para muitas empresas, a única forma de atendimento viável. Por isso, nas áreas do marketing digital, surgiram novas tendências, assim como algumas tendências antigas passaram a ser vistas por um ponto de vista novo ou foram aceleradas.

Gamification

Gamification é a prática de utilização dos jogos como meio de comunicação e de sua aplicação fora do contexto de entretenimento. As principais tendências nesse setor são a gamificação, os jogos sociais e os advergames.

Business Intelligence

Como a área que permite maiores remunerações no mercado digital, o Business Intelligence é o presente e o futuro para quem deseja trabalhar com marketing e gestão. A função do profissional desse setor é coletar, organizar e analisar os dados a fim de transformá-los em inteligência.

Mobile Marketing

A proposta do Mobile Marketing é utilizar dispositivos digitais portáteis como ferramenta mercadológica por meio de SMS (Short Message Service) e de MMS (Multimedia Message Service).

Diante de tantas mudanças, novas tecnologias e tendências, é muito importante se manter atento à evolução do marketing digital e do marketing pós-pandemia a fim de permanecer atualizado e relevante para o mercado de trabalho. Continue a leitura e entenda como identificar as tendências do mercado e construir uma carreira de marketing de sucesso. Leia até o final!

Como identificar as tendências do mercado

Para ter uma visão a frente de seu tempo e identificar as tendências do mercado, é essencial compreender as profundas mudanças nos valores culturais pelas quais o Brasil e todo o mundo estão passando.

Dessa forma, é importante responder a algumas perguntas:

  • como este cenário afeta o mercado e as marcas?
  • quais são as oportunidades e os desafios?
  • quais são os agentes envolvidos no processo de desenvolvimento de uma tendência?
  • quais são as metodologias para analisar e identificar as tendências?

O profissional de marketing que sabe como encontrar a resposta para essas perguntas é capaz de captar o imaginário coletivo e antecipar comportamentos. Ou seja, o mercadólogo que investe em conhecimento e qualificação profissional para gerar inovação conta com uma competência extremamente requisitada no mercado e se destaca dos demais.

O badge Trends no marketing: tópicos avançados em marketing digital é ideal para quem busca adquirir essa competência e analisar as tendências de diferentes áreas, como comportamento do consumidor, marketing e tecnologia.

Como construir uma carreira de marketing de sucesso

Para construir uma carreira de marketing de sucesso, é fundamental estar sempre atualizado com as demandas do mercado. Portanto, investir em educação continuada é essencial para se tornar um mercadólogo bem-sucedido. Além disso, vale ressaltar que as minicertificações são o futuro da pós-graduação.

Dessa forma, os badges do projeto Dynamic ESPM são a solução para quem deseja se destacar no mercado de marketing digital. Afinal, o Dynamic ESPM engloba as 8 áreas prioritárias do mundo dos negócios e proporciona uma educação dinâmica e personalizada.

Sendo assim, é possível compreender quais são e como identificar as tendências a fim de se construir uma carreira de marketing de sucesso, bem como quais são as novas tecnologias e como se destacar no mercado de trabalho.

Quer saber mais? Então, aprenda, agora mesmo, como as certificações digitais podem ampliar as oportunidades!