Postado por Daniel Brito ● 4 de Junho de 2021 10h44min24s BRT

Como as certificações digitais podem ampliar as oportunidades?

Mulher portando um smartphone e certificação digital
Novas tecnologias e tendências surgem constantemente no mercado de trabalho, isso exige que os profissionais e as instituições de ensino superior se mantenham sempre atualizados. Por isso, as certificações digitais surgiram para revolucionar o mercado educacional e ampliar as oportunidades de emprego para os profissionais que investem em cursos de especialização.

Sendo assim, se você deseja aumentar a sua empregabilidade e se tornar indispensável para a sua empresa, conseguindo até mesmo uma promoção, então, você precisa conhecer os badges digitais e compreender como essas certificações podem alavancar a sua carreira.

Portanto, continue a leitura e entenda o que são e como usar as certificações digitais, bem como por que tais certificações vão aumentar as suas oportunidades de emprego e as suas chances de promoção. Confira agora!

Educação continuada: programe-se para uma carreira sem crise!

O que são as certificações digitais?

As certificações digitais ou badges digitais são credenciais rastreáveis que representam a proficiência de uma competência profissional. No Brasil, os badges são adquiridos por meio dos cursos de especialização do Dynamic ESPM e apresentam rastreabilidade pública e certificação da emissora, ou seja, as certificações digitais são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Além disso, enquanto os certificados demonstram a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma grande área do conhecimento, como Marketing Digital ou Gestão de Projetos, os badges demonstram competências próprias e específicas dos profissionais, como KPIs de Mídias Sociais ou Design Thinking, que são parte de uma grande área do conhecimento.

Dessa forma, as certificações digitais são cursos de especialização que garantem maior dinamismo e personalização, já que são vários cursos rápidos de competências específicas que, juntos, dão acesso a certificações mais completas, como nanodegree, mini degree, degree e até mesmo pós-graduação ou master.

De acordo com o estudo Aplicação de Badges em certificações, devido à globalização e ao desenvolvimento de novas tecnologias, além da emergência de uma sociedade baseada no conhecimento, foram impostas novas formas de compreender o mundo, e isso exige, por parte do trabalhador, uma crescente necessidade de estudo e aperfeiçoamento. É nesse contexto que surgem os badges para representar as competências e as realizações dos profissionais.

Graças ao dinamismo, a flexibilidade e a personalização proporcionados pelas certificações digitais, os badges se mostram uma forte tendência, especialmente para os profissionais das áreas de marketing digital e negócios, uma vez que são áreas que exigem cada vez mais agilidade.

Portanto, as certificações digitais são a versão moderna dos certificados e demonstram as competências específicas e próprias de um profissional, a fim de atender às demandas do mercado de trabalho, além de poder proporcionar certificações mais completas.

Agora que você entendeu o que são os badges digitais e a sua relevância para o mercado e para as áreas do marketing digital, saiba como você pode usar as suas certificações digitais. Leia até o final!

Leia também:

Como usar os badges digitais?

Após a conquista e a emissão de uma certificação digital, o aluno recebe em seu e-mail o badge e pode usá-lo imediatamente para informar aos recrutadores, superiores e colegas a sua mais nova proficiência e competência profissional.

Uma vez que as certificações são em formato digital, o estudante pode adicioná-las no seu perfil do LinkedIn, na área de “Licenças e Certificados”, e divulgá-las facilmente em todas as suas redes sociais.

Mas não é só isso! Além de informar com facilidade toda a sua rede de contatos profissionais, também é possível usar as certificações digitais para conseguir um upgrade acadêmico. Ou seja, de acordo com a carga horária somada em cada badge cursado, o estudante conquista certificações completas, sendo possível contar com um nanodegree, mini degree, degree, pós-graduação ou master.

Cada classe de badge equivale a uma pontuação, de acordo com a carga horária — 1 ponto, 2 pontos ou 3 pontos —, e a soma dos pontos equivalem a alguns upgrades de certificações. Mas é importante ressaltar que a validade dos pontos de cada badge é de 4 anos a partir da data de recebimento.

Continue a leitura e saiba por que as certificações digitais são tão importantes e eficientes para aumentar as oportunidades de emprego, especialmente nas áreas de marketing digital e negócios.

Por que as certificações digitais aumentam as oportunidades de emprego?

As certificações digitais são ideais para atender às demandas do mercado de trabalho da atualidade; além disso, também permitem personalização e dinamismo para cada estudante definir a sua jornada de acordo com as suas próprias necessidades e vontades. Por isso, as oportunidades de emprego aumentam consideravelmente para quem investe em badges e participa do projeto Dynamic ESPM.

Os cursos de especialização são sempre um diferencial e garantem competitividade no currículo, entretanto, o Dynamic ESPM é um projeto pioneiro e revolucionário que amplifica ainda mais as vantagens de se investir em uma educação continuada. Afinal, os badges atendem à nova demanda do mercado por profissionais com mais competências do que qualificações, além de ter foco nas áreas prioritárias do mundo dos negócios.

Não obstante, a possibilidade e a praticidade de compartilhar as certificações digitais nas redes sociais e no LinkedIn permitem que as suas novas competências profissionais sejam facilmente divulgadas para toda a sua rede de contatos. Por isso, é muito mais fácil um recrutador chegar até o seu currículo ou algum colega indicar você para aquela vaga que é a sua cara. Afinal, nos dias atuais, é imprescindível estar online, visível e com o perfil atualizado.

Após a conclusão de cada badge, o profissional pode atualizar o seu currículo e informar a todos de sua nova proficiência em determinada competência, e após conquistar uma série de certificações digitais, o estudante conquista um upgrade e pode contar com uma certificação mais completa em seu currículo. Dessa forma, o profissional mantém o seu currículo sempre atualizado e demonstra estar por dentro das principais tendências do mercado, com competências e qualificações valorizadas e relevantes para integrar times multidisciplinares.

Sendo assim, as certificações digitais aumentam consideravelmente as oportunidades de emprego, bem como as chances de promoção. Além do mais, vale ressaltar que os cursos de especialização são fundamentais tanto para aqueles que desejam arrumar um emprego quanto para aqueles que querem se manter em seus cargos.

Logo, está claro o que são e como usar as certificações digitais, assim como investir no Dynamic ESPM pode aumentar as oportunidades de emprego e as chances de promoção.

Quer entender mais sobre os benefícios de se ter uma educação continuada?

Baixe o ebook Educação continuada: programe-se para uma carreira sem crise!

 Baixe o E-book  ‘Educação continuada: programe-se para uma carreira sem crise!’ da ESPM

Tópicos: badges, mercado de trabalho, ceritificações digitais, Dynamic ESPM

Comentário