Postado por Daniel Brito ● 15 de Julho de 2019 9h0min0s BRT

Como escolher a melhor pós-graduação para o seu perfil?

Você está pensando em se especializar, mas não sabe qual é a melhor pós-graduação para o seu perfil? Essa é uma dúvida muito comum e a escolha do curso ideal, e do modelo de formação, depende de vários fatores.

Assim, você precisa levar em consideração vários fatores, pesar as vantagens de cada alternativa e escolher a opção que mais se encaixa no seu bolso, necessidades de aprendizado e agenda.

Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos alguns pontos importantes sobre a pós-graduação a distância e presencial para você. Confira!

melhor-pos-graduação-espm-pos

Quais as vantagens da pós-graduação a distância?

A educação a distância (EAD) é um modelo de ensino que vem crescendo nos últimos anos. Em 2016 o Brasil já contava com mais de 1,5 milhões de estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação oferecidos desse modo.

Um dos grandes diferenciais do EAD é que a formação é mais flexível e se adapta à agenda dos(as) estudantes, além de seu custo ser menor que o curso presencial. Esses dois pontos chamam a atenção de muitas pessoas, principalmente de quem já está no mercado de trabalho e não dispõem de tanto tempo, e nem recursos, para usar.

Transição de carreira: quando é hora de investir nisso?

No EAD o(a) estudante faz seu horário, consulta os orientadores sempre que precisa e vê as aulas gravadas nos momentos nos quais tem tempo. Além disso, ele fica livre para estudar e fazer suas revisões de acordo com sua rotina.

Quais as vantagens da pós-graduação presencial?

A formação presencial é o modelo tradicional de ensino, que ainda é a área que mais recebe estudantes. Nele, as aulas acontecem em uma data e um horário definido e é preciso que os alunos se desloquem até a Instituição de Ensino para aprender.

Leia também:

Mudança de carreira: como atingir seu objetivo com uma pós-graduação?

Especialização ou mestrado? Quando escolher cada modalidade?

Pós-graduação stricto sensu: pesquisa e docência não são os únicos caminhos

A grande vantagem da pós-graduação presencial é o contato próximo com professores, estudantes e coordenadores. Graças a isso, é possível conversar com quem trabalha na mesma área que você e enfrenta problemas semelhantes diariamente.

Além disso, o networking feito dentro da sala de aula tem uma excelente força, principalmente se você se destacar como aluno(a). Uma vez que o convívio neste espaço é frequente, o relacionamento tende a estreitar e contatos profissionais importantes podem ser firmados.

CTA Banner - Planejamento de carreira: o guia completo

Qual é o melhor modelo de pós-graduação?

A grande verdade é que não existe a melhor pós-graduação. Tanto a formação a distância quanto presencial são igualmente boas, cada uma tem suas vantagens e desvantagens e ambas emitem o mesmo diploma e garantem o título de especialista aos(às) formandos(as).

Sendo assim, você é quem precisa escolher qual é a melhor alternativa. Veja quais são suas prioridades, faça um levantamento das suas finanças, confirme que sua agenda tem espaço e, então, opte pela formação que atende suas demandas.

Assim, ao escolher com cuidado, com certeza você fará a melhor pós-graduação possível, já que ela será adequada ao seu perfil e seus objetivos. Depois é só se dedicar aos estudos e aplicar o conhecimento adquirido!

Já sabe qual é sua escolha? Nos conte nos comentários!

Pós-Graduação ESPM

Tópicos: melhor pós-graduação

Comentário