Postado por Daniel Brito ● 25 de Junho de 2021 17h31min42s BRT

Como se qualificar profissionalmente? As 5 maneiras para seguir!

como se qualificar profissionalmente

A qualificação profissional é essencial para aumentar a empregabilidade e proporcionar ascensão na carreira. Porém, muitas pessoas não sabem como se qualificar profissionalmente da maneira certa e acabam perdendo tempo e dinheiro.Por isso, é muito importante saber o melhor jeito de se qualificar para o mercado de trabalho e alcançar os objetivos profissionais desejados. Dessa forma, o profissional investe o seu tempo e o seu dinheiro no que realmente é importante para atender às demandas do mercado.

Sendo assim, saiba qual a importância da qualificação no mercado de trabalho — segundo estudos — e as 5 melhores dicas de como se qualificar profissionalmente. Confira agora!

CTA Banner - Profissão Estrategista

A importância da qualificação profissional

A importância da qualificação no mercado de trabalho, inclusive na área de marketing, vai muito além de beneficiar o profissional que consegue uma melhor colocação. Afinal, além do trabalhador, as empresas e a própria economia se beneficiam com os profissionais qualificados.

De acordo com o estudo Investimento na qualificação profissional: uma abordagem econômica sobre a sua importância, a qualificação no mercado de trabalho gera impactos para o indivíduo, para a empresa e para a economia em sua generalidade. O mesmo estudo também mostra que o processo de reestruturação produtiva pelo qual a economia passa exige do mercado de trabalho constantes adaptações e aprimoramentos. Logo, aos trabalhadores, agentes fundamentais desse processo, impõe-se a necessidade de qualificação profissional.

Além disso, segundo o estudo A Qualificação Profissional do Trabalhador para o Mercado de Trabalho e Ambiente Organizacional, existe uma vantagem competitiva para a empresa diante da qualificação de seus funcionários.

Portanto, uma vez que a qualificação profissional gera impactos positivos para as organizações e para a economia, os recrutadores, cada vez mais, buscam profissionais que investem em educação mesmo após a conclusão da faculdade de marketing.

Sendo assim, é possível compreender a importância da qualificação profissional e por que é essencial saber como se qualificar profissionalmente para aumentar a empregabilidade e trazer resultados positivos para as empresas.

As 5 melhores dicas de como se qualificar profissionalmente

Saber como se qualificar para o mercado de trabalho é importante para o profissional direcionar esforços para o que realmente é relevante e traz resultados. Sendo assim, confira, a seguir, as 5 melhores dicas de como se qualificar profissionalmente.

Elabore um plano de carreira

Antes de investir em qualificação profissional, após e até mesmo durante a faculdade de marketing, é fundamental definir objetivos e elaborar um plano de carreira, especialmente diante do atual cenário de trilhas de carreira não lineares.

Por isso, é importante imaginar como você deseja estar profissionalmente em um período de curto, médio e longo prazo. Você deseja assumir posições de liderança ou prefere atuar como especialista técnico? Qual é a especialização em marketing que realmente aproxima você do seu objetivo? É importante praticar o autoconhecimento e estabelecer objetivos e metas.

Leia também:

Como as certificações digitais podem ampliar as oportunidades?

Lifelong learning: o que é e quais são os benefícios? 

Carreira de marketing: quais as tendências e como identificá-las?

Educação continuada: 5 motivos para seguir sempre aprendendo

Educação continuada: programe-se para uma carreira sem crise!

Participe de eventos da área de marketing

Participar de eventos é uma ótima maneira de se manter atualizado a respeito do mercado de trabalho, construir networking, adquirir novos conhecimentos e receber informações relevantes para uma tomada de decisão inteligente quanto à sua qualificação profissional.

Portanto, não perca oportunidades de participar de simpósios, palestras, workshops, entre outros eventos da área de marketing. Afinal, esses eventos contribuem de forma muito positiva para o seu crescimento e qualificação profissional.

Faça um estudo de mercado

O estudo de mercado é fundamental para investir em uma qualificação profissional que proporciona resultados. Isso porque, conhecendo o mercado, é possível saber quais são as novas tecnologias e tendências.

Logo, uma ótima ideia é fazer especialização em marketing em uma instituição de ensino que busca sempre inovar e antecipar tendências, com foco em atender às demandas do mercado e preparar profissionais para atuar nas áreas prioritárias do mundo dos negócios.

Sendo assim, para investir em qualificação profissional, faça um estudo de mercado com frequência e escolha uma instituição de ensino que proporcione inovação e ótimas oportunidades aos seus alunos.

Invista em cursos de especialização

Investir em cursos de especialização em marketing é a melhor forma de desenvolver qualificação profissional e validação acadêmica. É importante conquistar certificações de nanodegree, pós-graduação ou master, por exemplo. Afinal, com essas certificações completas no currículo, as empresas encontram em você o profissional qualificado que pode gerar impactos positivos para o sucesso da organização.

Uma dica de ouro são os cursos de especialização da ESPM, uma vez que a ESPM é uma instituição de ensino que se propõe a formar os profissionais mais qualificados do mercado brasileiro. Além disso, a instituição conta com credenciamento internacional, nota máxima no MEC e está entre os melhores programas de ensino e pesquisa do Brasil.

Dessa forma, investir em cursos de especialização da ESPM é uma dica que merece destaque, pois, certamente, proporcionará um ótimo retorno ao profissional.

Desenvolva competências requisitadas pelo mercado

De acordo com estudos, a qualificação profissional exige, cada vez mais, habilidades técnicas e características comportamentais. Por isso, as empresas têm se interessado ainda mais pelas competências que o profissional apresenta.

Portanto, entender quais são as competências requisitadas pelo mercado e investir em cursos que formam profissionais competentes com certificações digitais é uma ótima forma de se qualificar para o mercado de trabalho.

Sendo assim, o projeto Dynamic ESPM é uma excelente opção para quem almeja se qualificar e alcançar o sucesso profissional. Afinal, o projeto consiste em um ensino modular baseado na aprendizagem de competências.

Após a conclusão de um badge, o aluno ganha uma certificação digital que é facilmente compartilhada nas redes sociais e no LinkedIn, a fim de que possa informar a toda rede de contatos a sua nova competência profissional.

Além do mais, o Dynamic ESPM é um projeto pioneiro no Brasil e antecipa uma tendência mundial de mini certificações, proporcionando dinamismo, liberdade e personalização para quem deseja investir em qualificação profissional.

Dessa forma, é possível compreender qual a importância da qualificação profissional e as 5 melhores dicas de como se qualificar profissionalmente na área de marketing.

Quer entender como funciona esse projeto revolucionário de qualificação profissional? Então, leia, agora mesmo, o e-book Dynamic ESPM: desmistificando o projeto inovador para o mercado!

Faça o download do ebook "Dynamic ESPM" e entenda o projeto!

Tópicos: como se qualificar profissionalmente

Comentário