Postado por Giovanna Cunha ● 18 de Março de 2021 16h28min0s BRT

Gestão de varejo exije formação especializada. Entenda!

Mulher fazendo compras em supermercado utilizando tecnologia. Isso mostra o quanto o omnichannel deve fazer parte da gestão de varejo.

Com shoppers e clientes cada vez mais empoderados e multiconectados,  é extremamente necessário que haja uma atualização no processo de gestão de varejo. Por isso, os profissionais devem se qualificar para trabalhar com inteligência e tecnologia de dados, processos de big data e social CRM, entre outros diferenciais competitivos para se inovar e reinventar.

Afinal, o mercado exige um profissional especializado e atualizado para assumir a gestão do varejo e alcançar os resultados desejados de acordo com as novas demandas dos consumidores. Logo, o profissional que se especializa na área pode empreender com sucesso no segmento ou conquistar excelentes oportunidades no mercado de trabalho.

Entenda quais são as tendências do varejo 4.0, por que o mercado precisa de profissionais especializados para a gestão de varejo e como se qualificar para construir uma carreira bem-sucedida na área. Confira agora!

O crescimento e as tendências do mercado varejista

Com os avanços tecnológicos e o novo comportamento do consumidor, as vendas no varejo aumentaram e o segmento se tornou propício para o surgimento de novas tendências. Afinal, junto com o crescimento vem a transformação, como a inovação e o aprimoramento do modelo de negócio e o conhecimento de novas estratégias para se manter competitivo no mercado. 

Sendo assim, é fundamental compreender e utilizar a abordagem omnichannel, mas também é importante ir além disso. Pois, devido à expansão dos canais digitais e a sua constante evolução, uma grande tendência do mercado varejista são as estratégias e as práticas com foco em estabelecer conexões mais eficientes entre os novos e múltiplos canais, visando atender às necessidades dos consumidores da atualidade.

Os profissionais devem ser capazes de acompanhar e melhorar a performance usando a inteligência analítica de dados, criando e gerenciando novos canais e formatos, além de oferecer serviços mais personalizados e a melhor experiência possível aos seus clientes.

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Omnichannel e os novos hábitos dos consumidores

Omnichannel é um termo que significa multicanal. Logo, refere-se à integração de todos os canais utilizados por uma empresa. Essa abordagem é uma tendência (e necessidade) na gestão do varejo 4.0. 

Afinal, o omnichannel tem como objetivo proporcionar a melhor experiência ao cliente tanto online quanto offline, sem que exista diferença ou exclusividade entre os dois canais. Dessa forma, existe uma fusão entre o virtual e o físico para oferecer mais liberdade e poder de escolha ao consumidor.

Vale ressaltar que o consumidor da atualidade valoriza cada vez mais a experiência de compra e não apenas o produto. Ou seja, o cliente quer decidir se vai comprar no e-commerce e retirar na loja física ou se vai comprar na loja física e receber o produto em casa, ou ainda se vai realizar todo o processo de compra em um só canal. Assim como é importante que o consumidor possa escolher o canal (site, aplicativo, loja física, etc.), o dispositivo (celular, notebook, tablet, entre outros) e os meios de pagamento (cartão, boleto, pix e outras opções). Portanto, está claro que um varejo integrado e omnichannel é fundamental para atender aos novos hábitos dos consumidores.

Agora que você conhece as tendências para a gestão de varejo, entenda, também, por que esse mercado necessita tanto de profissionais qualificados para aproveitar as novas oportunidades e enfrentar os novos desafios do segmento. Continue a leitura!

A necessidade de profissionais qualificados para a gestão de varejo

O mercado varejista está em processo de automação, transformação digital, inovação e  investimento em inteligência de dados para uma gestão muito mais estratégica com foco principal nos clientes e shoppers. Portanto, é indispensável e inadiável um gestor especializado e atualizado com conhecimento em omnichannel para atuar de acordo com as novas demandas do mercado.

Sendo assim, há uma urgência por profissionais de gestão de varejo capazes de trabalhar usando a inteligência analítica de dados, aptos para criar e gerenciar novos canais, oferecer serviços mais personalizados e otimizar a experiência de compra dos clientes. Logo, é necessário se especializar para a gestão de varejo, assim como em Trade Marketing Management e Gestão Estratégica de Vendas e Trade Marketing, para desenvolver habilidades para inovar de forma eficaz e consistente, se adaptar à nova mentalidade e jornada de compra dos consumidores e gerar diferencial competitivo no mercado varejista.

Por isso, o mercado de trabalho está investindo em profissionais com novos skills e competências para a gestão de varejo, com uma proposta de valor mais sustentada e relevante, foco em estratégias de vendas de maior performance, além de experiências e ações de storyselling mais engajadoras. Afinal, os empreendedores e gestores do segmento, assim como os profissionais de logística, canais, vendas, trade e shopper marketing, precisam entender a nova economia digital e de redes, acompanhar e prever as tendências e atender às novas demandas dos clientes.

Uma vez que existe uma alta e urgente demanda por profissionais especializados em gestão de varejo, aprenda, agora, como se qualificar e ser um profissional requisitado no mercado de trabalho. Confira a seguir!

Como se qualificar e atender às necessidades do mercado varejista

Uma vez que existe uma urgência por profissionais qualificados para atuar na gestão de varejo 4.0, investir em uma especialização na área pode proporcionar um futuro profissional bastante promissor e ótimas oportunidades de carreira. Sendo assim, uma excelente ideia é apostar em uma pós-graduação que capacita profissionais do segmento.

Sabendo disso, a ESPM conta com um curso que prepara os gestores para conhecer e gerenciar os fundamentos do modelo do varejo 4.0, assim como a jornada de compra e consumo de shoppers e clientes, utilizando as novas plataformas e tecnologias disponíveis.

O curso também prepara o profissional para tomadas de decisão inteligentes em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, dinâmico e complexo. Além disso, de acordo com as tendências e necessidades atuais do mercado, o MBA também capacita o gestor para utilizar de forma integrada as diversas plataformas e canais de atendimento e vendas para proporcionar aos consumidores um atendimento personalizado, rápido e responsivo.

Ou seja, para você se qualificar e atender às necessidades do mercado varejista 4.0, o MBA da ESPM ensina tudo sobre varejo integrado e omnichannel, inteligência, inovação e tecnologia, além de gestão de marketing e vendas.

Logo, está claro quais são as tendências do mercado varejista, o motivo pelo qual investir em uma especialização na área oferece um futuro profissional promissor e também como se especializar em gestão de varejo e conquistar o mercado.

Aproveite essa oportunidade e seja o profissional que o mercado precisa! Conheça, agora mesmo, o Master em Inteligência e Gestão do Varejo Omnichannel da ESPM!

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Tópicos: Marketing, Gestão de Varejo

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