Postado por Daniel Brito ● 16 de Junho de 2021 15h14min25s BRT

Lifelong learning: o que é e quais são os benefícios?

shutterstock_1793629141-jpg-1

Construir uma carreira ascendente é essencial para alcançar a realização profissional. Por isso, é fundamental se manter atualizado e estar preparado para acompanhar as tendências do mercado. Dessa forma, apostar em lifelong learning é a resposta para atingir o sucesso profissional e crescer cada vez mais na carreira.Afinal, quem se dedica a cursos de qualificação profissional consegue se destacar no mercado de trabalho, aumentar a empregabilidade, conquistar cargos cada vez mais altos e desenvolver competências que são indispensáveis para o sucesso de uma empresa, entre diversos outros benefícios, como mostraremos a seguir.

Sendo assim, continue a leitura e entenda o que é lifelong learning, quais são os benefícios de uma formação continuada e como fazer cursos de especialização nas áreas de marketing. Confira agora!

CTA Banner - Planejamento de carreira: o guia completo

O que é lifelong learning?

De forma geral, lifelong learning é a prática de nunca parar de estudar e aprender, logo, é considerado um aprendizado pós-acadêmico. Ou seja, é o hábito de continuar adquirindo novos conhecimentos mesmo depois da conclusão do curso de graduação.

A proposta do lifelong learning é que o profissional seja um constante aprendiz. Portanto, lifelong learning é a compreensão de que a educação não é uma etapa única e pontual que termina com a obtenção de um diploma de ensino superior. Por isso, após a conclusão do curso de graduação, o profissional se mantém estudante e investe em uma formação continuada por meio de cursos de qualificação profissional.

Agora que você já sabe o que é lifelong learning, entenda quais são os benefícios de uma formação continuada e por que vale a pena investir em uma especialização. Continue a leitura!

Quais são os benefícios de investir em uma formação continuada?

Os cursos de qualificação profissional devem fazer parte do seu plano de ascensão de carreira, afinal, o lifelong learning abre horizontes, traz novos pontos de vista e enriquece o seu repertório de conhecimentos e experiências. Sendo assim, entenda, a seguir, alguns dos principais benefícios dos cursos de especialização.

Domínio de novas tecnologias

Por meio de uma especialização, é possível aprender as novas tecnologias que surgem constantemente no mercado. Ou seja, ao ser um lifelong learner, você pode investir em cursos que ensinam as tecnologias mais modernas que existem. Sendo assim, você consegue desempenhar o seu trabalho da melhor forma possível, além de se tornar um profissional atualizado e com uma competência requisitada pelas empresas.

Esse benefício é muito importante, especialmente para os profissionais de marketing, já que as diversas áreas desse setor utilizam, cada vez mais, novas tecnologias para atingir os melhores resultados.

Ampliação de networking

Os cursos de especialização proporcionam um excelente benefício: a ampliação de networking. Afinal, ao fazer uma especialização, você passa a ter contato com professores e colegas que vão somar à sua rede de contatos profissionais, logo, eles podem ser um meio para você conquistar ótimas oportunidades no mercado de trabalho.

Desenvolvimento de competências

Lifelong learning permite que o profissional desenvolva diversas competências que são valorizadas e requisitadas pelas empresas. Portanto, quem conta com badges digitais no currículo comprova que é competente para desempenhar uma determinada tarefa.

Leia também:

Educação continuada: programe-se para uma carreira sem crise!

Diante disso, o mercado de trabalho tende a contratar os profissionais que possuem badges como validação acadêmica para as suas competências. Pois, assim, os recrutadores visualizam com facilidade quais são os conhecimentos específicos daquele profissional e qual é o seu diferencial competitivo.

Preparação para o futuro

A fim de se preparar para o futuro, é indispensável investir em lifelong learning. Afinal, com as constantes transformações e novas tendências do mercado, a melhor — ou única — forma de se manter relevante para o futuro das empresas é apostar em uma educação continuada e estar sempre atualizado.

Por isso, o lifelong learning é importante para todos os profissionais que desejam entrar no mercado de trabalho, bem como para aqueles que querem se manter no emprego ou alcançar melhores cargos dentro da empresa.

Após compreender alguns dos principais benefícios de uma formação continuada, saiba como fazer cursos de especialização nas áreas de marketing e se destacar no mercado de trabalho. Leia até o final!

Como fazer cursos de especialização nas áreas de marketing?

Quem deseja ser um lifelong learner encontra no projeto Dynamic ESPM uma proposta pioneira e revolucionária para acompanhar todas as tendências do mercado e se tornar um profissional indispensável para as empresas.

Afinal, o Dynamic ESPM oferece um ensino modular que tem foco em uma aprendizagem baseada em competências. Ou seja, o projeto oferece diversos badges que proporcionam certificações digitais e somam pontos para um upgrade de certificações, sendo possível o aluno conquistar um nanodegree, mini degree, degree e, até mesmo, pós-graduação ou master.

Além do mais, o projeto oferece cursos das áreas prioritárias do mundo dos negócios, garantindo que os estudantes sejam profissionais competentes e sempre atualizados de acordo com as demandas do mercado.

Após a conclusão do badge, o estudante ganha um certificado digital que pode ser facilmente compartilhado nas redes sociais e no LinkedIn, permitindo que os recrutadores encontrem o perfil do profissional com maior facilidade, além de possibilitar que toda a rede de contatos seja comunicada do domínio de uma nova competência.

Para comprar um badge e iniciar a sua jornada de lifelong learning, basta acessar o portfólio de cursos, selecionar os critérios de seu interesse (como modalidade de ensino, foco de aprendizado — estratégico ou operacional — e nível de complexidade), escolher o curso que deseja fazer, colocar no carrinho, efetuar o pagamento e pronto! Após a comprovação do pagamento, você recebe no seu e-mail as instruções necessárias para subir mais um degrau na sua carreira ascendente.

Dessa forma, está claro o que é lifelong learning, quais são os benefícios de investir em uma formação continuada e como fazer cursos de especialização para ser um profissional de marketing atualizado e requisitado no mercado de trabalho.

Quer saber como funciona o Dynamic ESPM e por que esse projeto é a escolha certa para a sua carreira profissional? Então, leia, agora mesmo, o e-book Dynamic ESPM: desmistificando o projeto inovador para o mercado!

Faça o download do ebook "Dynamic ESPM" e entenda o projeto!

Tópicos: lifelong learning

Comentário