Postado por Daniel Brito ● 30 de Junho de 2021 22h17min5s BRT

Marketing Digital e Analytics: quais os tipos e como fazer?

O marketing digital se mostra cada vez mais essencial para o sucesso de um negócio e são muitas as estratégias para alcançar bons resultados nessa área, como social media marketing, web analytics, entre outros. Por isso, conquistar resultados expressivos no ambiente digital exige aprendizado e atualização constantes.

Dessa forma, o profissional que investe em cursos de especialização na área de Digital & Analytics Marketing conta com uma boa empregabilidade e é essencial para as empresas que desejam investir em estratégias efetivas.

Sendo assim, continue a leitura deste post e entenda quais são os tipos de estratégias de marketing digital e como fazer para alcançar o sucesso nas suas campanhas. Confira agora!

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Digital analytics e CRM

Customer Relationship Management (CRM) é o conjunto de práticas, estratégias e tecnologias com foco no relacionamento com o cliente. Portanto, CRM é tanto um método que coloca o consumidor no centro do negócio quanto uma ferramenta que reúne informações sobre o relacionamento da empresa com o cliente.

Logo, CRM é uma estratégia e uma tecnologia que proporciona diversos benefícios para as empresas, como melhor relacionamento com o cliente, otimização de tempo, aprimoramento de processos, maior eficácia no planejamento estratégico de marketing digital, entre outros.

Dessa forma, para aplicar práticas de CRM no marketing digital da sua empresa, é necessário criar uma cultura focada no cliente, mapear a jornada de compra, usar dados para treinar melhor a equipe, otimizar as campanhas, definir os pontos de automação mais importantes, entre outras boas práticas.

Devido aos diversos benefícios e à complexidade da estratégia de CRM, existe uma grande demanda por profissionais especialistas nessa área. Sendo assim, investir em cursos de especialização de CRM aumenta consideravelmente a empregabilidade do profissional de marketing.

Por isso, o projeto Dynamic ESPM conta com um badge de Digital Analytics e CRM. O curso faz parte da área de Digital & Analytics Marketing e é destinado aos profissionais que desejam desenvolver competências de gestão e monitoramento do marketing estratégico com base na análise de dados.

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Quem investe nesse curso aprende a definição do CRM e conhece a sua evolução, bem como passa a entender os tipos de métricas econômicas e de resultado e a evolução de massa para nichos e o conceito de CRM analítico.

Mobile marketing

Mobile marketing é uma estratégia que tem como objetivo interagir, relacionar e influenciar um público-alvo por meio de dispositivos mobile. Ou seja, são estratégias de marketing digital com foco nas funcionalidades de celulares, tablets e outros aparelhos móveis.

De acordo com pesquisas, está crescendo o número de brasileiros que usam smartphones para compras ou pagamentos. Por isso, um planejamento estratégico de mobile marketing é essencial para qualquer negócio.

Além de estar crescendo o número de compras via mobile, existem, ainda, outros motivos para se investir nessa estratégia, como a possibilidade de segmentar os anúncios de acordo com a localização do usuário, o uso de aplicativos estar cada vez mais popular, entre outros.

A fim de realizar práticas de mobile marketing na sua estratégia de marketing digital, é ideal utilizar ferramentas como SMS marketing, bluetooth marketing, criação de páginas responsivas, QR code marketing, entre outros.

Portanto, a ESPM oferece um badge de mobile marketing para formar profissionais aptos a utilizar dispositivos digitais portáteis como ferramenta mercadológica. O curso de especialização ensina as características e aplicações do SMS e do MMS, assim como engloba as futuras tendências de marketing nos dispositivos móveis. Logo, os alunos do curso aprendem:

  • a nova relação das marcas com os seus consumidores;
  • as mudanças comportamentais e sociais alavancadas pela data e pelos limites éticos e legais;
  • a importância do foco na experiência dos clientes e da integração on-line e off-line;
  • a união entre os conceitos da jornada do consumidor e uma perspectiva de data e gestão do relacionamento, entre outros tópicos.

Planejamento estratégico de trade marketing

O trade marketing é uma estratégia com foco na exposição de produtos nos canais de venda, permitindo uma relação de parceria para que tanto os produtores quanto os distribuidores obtenham lucro.

Já que vivemos a era digital, os conceitos de trade marketing podem ser também aplicados no ambiente online. Afinal, a maioria das empresas produtoras já colocam os seus produtos também em e-commerces. Por isso, é fundamental valorizar a maneira como a mercadoria está exposta na web e desempenhar um bom planejamento estratégico de trade marketing digital.

Para implementar uma boa estratégia de trade marketing, é essencial descobrir as necessidades do distribuidor do produto, ter poder de negociação, alinhar os objetivos do seu negócio com a necessidade do distribuidor, definir um cronograma para a sua estratégia, monitorar os resultados, entre outros.

Dessa forma, o curso de especialização de Planejamento de Trade Marketing do projeto Dynamic ESPM forma profissionais com competência para identificar o papel atual de trade marketing na organização e propor revisão de escopo da área, além de ampliar a atuação estratégica.

Portanto, os alunos desse badge aprendem a complexidade e as dimensões de trade marketing, o seu papel estratégico dentro das organizações e as interfaces com as demais áreas. Além disso, o profissional também aprende como elaborar um planejamento adequado e propor adequação de escopo de acordo com as boas práticas de mercado, bem como elaborar gestão de rotina para monitorar o resultado da implementação do plano de trade marketing.

SEM e SEO

Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO) são estratégias fundamentais para o sucesso do Marketing Digital e também do Social Media Marketing. Por isso, os profissionais com conhecimentos e competências nessa área são cada vez mais requisitados no mercado de trabalho.

Para aplicar estratégias de SEM e SEO, é essencial ter conhecimentos de web analytics, usar links patrocinados, bem como link building, guest posts, campanhas e ações de comarketing, entre outras práticas.

Por isso, entre os cursos de especialização da ESPM, está o curso de Search Engine Marketing and Optimization. No curso, o aluno desenvolve competências para compreender os principais conceitos e modus operandi das ferramentas de SEM e SEO e alcançar resultados extraordinários.

Sendo assim, agora você sabe quais são os tipos de estratégias de Marketing Digital e por que os profissionais que apresentam essas competências contam com um forte diferencial competitivo e se destacam no mercado de trabalho.

Está em dúvida se vale a pena investir em cursos de especialização para se aprofundar nessa área? Então, leia o texto sobre educação continuada: 5 motivos para seguir sempre aprendendo e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

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Tópicos: Marketing Digital

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