Postado por Giovanna Cunha ● 2 de Março de 2021 12h17min48s BRT
Marketing digital: o futuro dos profissionais de comunicação?
As constantes transformações digitais que acontecem no mundo e na sociedade resultam em novos desafios e diversas oportunidades para os profissionais de Comunicação, um exemplo é o marketing digital. Afinal, essa nova estratégia visa promover uma marca no ambiente virtual e oferece muitas possibilidades para quem trabalha com comunicação, como a análise de dados em tempo real.
Por isso, o profissional que não se mantém atualizado e não se qualifica para atender às demandas do mundo contemporâneo perde competitividade no mercado de trabalho. Por outro lado, quem compreende as novas tecnologias e investe em novos conhecimentos sobre marketing, se destaca profissionalmente.
Sendo assim, saiba mais sobre o marketing digital e descubra se esse é o futuro dos profissionais de Comunicação e se vale a pena investir em uma pós-graduação na área. Confira agora!
Os profissionais de Comunicação estão migrando para o marketing digital?
O marketing, em sua essência, tem o objetivo de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio da comunicação. Dessa forma, o marketing digital ganha cada vez mais espaço, uma vez que para atender às demandas do mercado do século XXI é preciso atuar de acordo com as tecnologias emergentes.
Sendo assim, existem muitas oportunidades para profissionais de comunicação nesse ramo, uma vez que o marketing digital é, principalmente, estratégico. Logo, para uma campanha de marketing digital efetiva, é necessário profissionais aptos a planejar e gerenciar ações de comunicação.
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Além do mais, segundo uma pesquisa realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic), três em cada quatro brasileiros acessam a internet. Ou seja, são 134 milhões de pessoas online. Portanto, é quase que inadmissível que uma empresa ignore a experiência do cliente no meio virtual e não invista no marketing digital.
A dissertação A crescente importância do marketing digital e a sua implementação nas estratégias de comunicação integrada das empresas comprova que as redes sociais são essenciais na comunicação de qualquer empresa atualmente. Por isso, é natural um aumento das oportunidades no mercado de trabalho para profissionais de Comunicação com conhecimentos da área digital. Dessa forma, quem conta com cursos de pós-graduação em Reinvenção Digital e Comunicação e Design Digital, por exemplo, se torna um profissional com maior competitividade e consegue alcançar cargos melhores.
Sendo assim, os profissionais de Comunicação estão migrando para o marketing digital para atender às demandas do mercado de trabalho do século XXI e conquistar melhores resultados nas estratégias de comunicação das empresas em que trabalham, assim como para construir uma carreira profissional de sucesso.
Agora que está claro a força do marketing digital nos tempos atuais, saiba também quais são as oportunidades de atuação na área e como se especializar para conquistar cada vez mais espaço no mercado. Continue a leitura!
Quais são as oportunidades de atuação no marketing digital?
O marketing digital é um ramo muito promissor que oferece diversas oportunidades de atuação. Logo, para aproveitar as possibilidades da carreira, saiba quais são alguns dos principais conhecimentos que o mercado busca em profissionais da área e entenda como se especializar para enfrentar os desafios da profissão e conquistar o sucesso profissional.
Produção e criação de conteúdos digitais
O marketing digital está muito relacionado ao marketing de conteúdo e também ao inbound marketing. Logo, especialistas em produzir e criar conteúdos voltados para o meio digital são profissionais muito procurados no mundo corporativo.
É importante compreender que o desenvolvimento tecnológico gera uma multiplicação de linguagens digitais e isso interfere diretamente nas estratégias de criação e produção dos conteúdos. Portanto, profissionais qualificados para a concepção, proposição, execução e gerenciamento de projetos e estratégias de comunicação em um ambiente digital são muito valiosos para o bom funcionamento de uma estratégia de marketing digital.
Nesse sentido, uma excelente ideia é fazer um curso de pós-graduação em Produção e Criação de Conteúdos Digitais para atuar nessa área tão promissora e que oferece muitas oportunidades de crescimento de carreira.
Neuromarketing
Neuromarketing é uma área de estudo que une os conhecimentos do marketing e da neurociência. Dessa forma, o profissional desse segmento é capaz de prever e analisar o comportamento do consumidor com base no processamento de informações que ocorrem no cérebro, identificando o impacto emocional da experiência do cliente com o conteúdo publicitário ou produto.
No contexto do marketing digital, os conhecimentos do profissional de Neuromarketing são aplicados na criação de campanhas publicitárias mais efetivas, na definição de layouts de sites e landing pages que realmente convertem, no aprimoramento da experiência do consumidor nos meios digitais, entre outros.
Dessa forma, para aproveitar as oportunidades de atuação em Neuromarketing, é interessante investir em pós-graduações em Estratégias e Ciências do Consumo ou Consumer Insights, por exemplo.
Data driven marketing
O profissional especializado em Data driven marketing é qualificado para elaborar estratégias de marketing com base em dados. Por isso, esse segmento é chamado de “marketing orientado a dados”.
Sendo assim, o especialista na área obtém insights e tendências fundamentais para tomadas de decisões com base em uma análise detalhada de números coletados de forma inteligente. Portanto, esse profissional é essencial para o sucesso do marketing digital de uma empresa.
Afinal, com Data driven marketing é possível definir estratégias inteligentes de automação de marketing, trabalhar melhor o funil de vendas, entender com mais precisão a experiência do cliente e personalizar mais as campanhas, assim como muitos outros benefícios. Além do mais, profissionais com capacidades analíticas são cada vez mais requisitados e conquistam os melhores cargos nas empresas, pois são capazes de tomar as melhores decisões e trazer maiores resultados para o negócio.
Portanto, para se tornar ou se manter um profissional requisitado e valorizado no mercado de trabalho, vale a pena apostar em um curso de pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing.
Além disso, vale ressaltar que a ESPM qualifica profissionais para suprir todas as necessidades do mercado de trabalho, permitindo que os seus alunos conquistem o sucesso profissional. Portanto, é possível encontrar na instituição uma grande gama de cursos de pós-graduação para profissionais de Comunicação.
Dessa forma, é possível compreender que o marketing digital oferece um futuro promissor para os profissionais de Comunicação que se qualificam para atuar na área. Portanto, vale a pena investir em especializações para enfrentar os desafios e conquistar as oportunidades desse segmento do marketing.
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Tópicos: Marketing Digital