Se você é formado em marketing, é provável que você esteja se perguntando: “Sou formado em marketing, e agora?” Afinal, após a conclusão do curso de graduação, ainda existe um longo caminho a ser percorrido na vida profissional.
Por isso, é importante compreender como é o mercado de trabalho em marketing e quais são as formas inteligentes de investir para dar os próximos passos na sua carreira e alcançar a realização profissional que almeja.
Sendo assim, continue a leitura e entenda quais são as melhores práticas para profissionais de marketing se desenvolverem e atingirem o sucesso. Confira agora!
Houve um tempo em que se acreditava que o caminho do sucesso profissional era linear, ou seja, só havia uma única forma de crescer na carreira. Entretanto, atualmente, as empresas compreendem que a ascensão profissional não é linear e existem diversos caminhos que podem ser seguidos.
Sendo assim, para construir uma carreira ascendente, não é necessário chegar até o cargo de diretor e assumir uma posição de liderança, mas também é possível ascender em uma posição de especialista técnico sem precisar desenvolver habilidades de gestão. Por outro lado, também é possível assumir o cargo de especialista técnico em um projeto e, ao mesmo tempo, ser o líder em um outro projeto. Logo, são muitos os caminhos para o sucesso dos profissionais de marketing.
Dessa forma, é fundamental compreender o funcionamento do mercado de trabalho em marketing e as diversas possibilidades de desenvolvimento dos profissionais da área. Afinal, ao compreender quais são as trilhas para o sucesso, é possível fazer os investimentos certos para a sua carreira.
De acordo com o estudo A Construção da Vida: Um Novo Paradigma para Entender a Carreira no Século XXI, o modelo de construção da vida para entender a carreira no século XXI fundamenta-se em cinco pressupostos: possibilidades associadas ao contexto, processos dinâmicos, progressão não linear, perspectivas múltiplas e padrões individuais.
Portanto, na hora de planejar e investir no seu plano de carreira no departamento de marketing, tenha em mente que a jornada não é linear e busque cursos dinâmicos, que proporcionam perspectivas múltiplas e personalização. Logo, um excelente investimento é um curso modular que ofereça dinamismo, flexibilidade e certificações digitais, além de certificações mais completas, como nanodegree, mini degree, degree e pós-graduação ou master.
Para desempenhar as atividades de marketing, é fundamental adquirir conhecimentos e competências. Por isso, mesmo após ser um profissional formado em marketing, é essencial continuar estudando para se manter atualizado e ser um colaborador competente e indispensável para as organizações.
Novas tendências de mercado emergem e as empresas buscam profissionais com as competências necessárias para alcançar os resultados desejados. Sendo assim, para construir uma carreira de marketing bem-sucedida, é fundamental compreender as novas tecnologias e tendências das áreas prioritárias do mundo dos negócios.
Dessa forma, é muito inteligente investir em cursos com ênfase na aprendizagem de competências, como digital analytics e CRM, gestão de canais de marketing, gamification, gestão de e-commerce, entre outras habilidades essenciais para a realização das atividades de marketing.
Além disso, o desenvolvimento de competências é indispensável para traçar uma trilha de carreira ascendente e não linear, bem como para se tornar um profissional dinâmico e requisitado para somar em equipes multidisciplinares.
Leia também:
Como as certificações digitais podem ampliar as oportunidades?
Como funcionam os cursos modulares e quais as vantagens?
Lifelong learning: o que é e quais são os benefícios?
Carreira de marketing: quais as tendências e como identificá-las?
Não há dúvidas de que os profissionais de marketing precisam apostar na educação continuada se desejam se destacar ou até mesmo se manter no mercado de trabalho. Afinal, diante de tantas tendências de mercado, quem é formado em marketing precisa estar sempre atualizado. Por isso, após a conclusão do curso de graduação, é muito importante continuar estudando para trazer bons resultados ao departamento de marketing e ascender na carreira.
Além de ter o domínio de novas tecnologias, adquirir novos conhecimentos e aprender novas habilidades, a educação continuada também é fundamental para a construção de networking.
Por meio do networking, o estudante e profissional consegue o acesso a melhores oportunidades e, dessa forma, é capaz de construir uma carreira de marketing de muito sucesso. Logo, uma dica que vale ouro é o investimento em badges digitais, uma vez que são certificados facilmente compartilhados nas redes sociais e no LinkedIn, permitindo que toda a sua rede de contatos visualize a sua nova competência profissional.
Sendo assim, a educação continuada proporciona diversas vantagens para quem deseja investir de forma inteligente e alcançar o sucesso na carreira de marketing.
As atividades de marketing se renovam constantemente de acordo com as tendências de mercado e as novas tecnologias. Por isso, estar por dentro das novidades e ser um profissional atualizado é essencial.
O caminho para acompanhar as transformações no departamento de marketing é buscar projetos pioneiros e inovadores na educação. Para isso, é importante investir em uma instituição de ensino que busca atender às demandas do mercado de trabalho e gerar inovações.
Além do mais, para ser um profissional atualizado, é fundamental contar com uma proposta de ensino dinâmica e ágil, para que você consiga escolher o que quer aprender e quando aprender.
Logo, pesquise bastante sobre o mercado de trabalho em marketing e invista em mini certificações que comprovem as competências que o mercado necessita, pois, assim, você conquistará um diferencial no currículo e se mostrará um profissional atualizado com as tendências de mercado e as atividades de marketing.
Outra dica importante é se manter sempre informado sobre o mundo dos negócios, bem como sobre as notícias políticas e socioeconômicas. Afinal, o mercado sofre alterações de acordo com o que está acontecendo no mundo.
No começo deste post, você tinha a seguinte dúvida: “Sou formado em marketing, e agora? Após esta leitura, você conseguiu encontrar a resposta que procurava. Portanto, faça os investimentos inteligentes que você acabou de aprender e conquiste o sucesso no mercado de trabalho em marketing.
Agora que você já sabe quais são as formas inteligentes de investir na sua carreira, saiba, também, como as certificações digitais podem ampliar as oportunidades!