Blog Pós-Graduação

Metodologias Ágeis: o futuro das profissões?

Escrito por Giovanna Cunha | 20 de Abril de 2021 11h35min32s Z

As transformações na sociedade e no mercado estão ocorrendo cada vez mais rápido. Por isso, as empresas que querem sobreviver e prosperar precisam encontrar soluções inovadoras de forma ágil, pois só assim é possível acompanhar o ritmo das mudanças que acontecem em todo o mundo. Dessa forma, as metodologias ágeis ocupam cada vez mais espaço no mundo corporativo.

Os profissionais que possuem domínio das metodologias ágeis são muito requisitados – e não é à toa. Afinal, conseguem aumentar a eficiência e a eficácia dos projetos da empresa, resultando em um melhor ROI.

Sendo assim, entenda o que são metodologias ágeis e como funcionam na prática, como é o mercado de trabalho para os agilistas e por que é importante fazer uma especialização nessa área tão promissora. Confira agora!

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis correspondem a um processo de gerenciamento e desenvolvimento de projetos de uma forma bastante adaptável às mudanças e com muita agilidade. Por isso, são metodologias estruturadas em ciclos curtos com o objetivo de produzir entregas rápidas e frequentes. Além do mais, uma equipe pequena, autogerenciável e multidisciplinar deve ser responsável pelo gerenciamento de projetos.

Essa nova era na gestão de projetos começou em 2001, com um documento chamado de Manifesto Ágil. Os autores desse documento elencaram quatro valores essenciais para uma gestão adaptável e feita com agilidade, são eles:

  • maior valorização dos indivíduos e das suas interações do que processos e ferramentas;
  • maior valorização da funcionalidade do que documentação abrangente;
  • mais colaboração com o cliente do que negociação de contratos;
  • mais respostas às mudanças do que inflexibilidade quanto ao planejamento.

Portanto, com prioridade em tarefas e foco no que é estratégico para o negócio, as metodologias ágeis são ideais para agilizar e simplificar processos. Logo, esse método de gestão de projetos é exatamente o que as empresas precisam para desenvolver soluções inovadoras e se manter em um mercado com transformações cada vez mais constantes.

Agora que você já entendeu o que são metodologias ágeis, aprenda como isso funciona na prática. Continue a leitura!

Leia também:

Como especificar requisitos em metodologias ágeis?

A especificação de requisitos é uma tarefa essencial no processo de gerenciamento de projetos, afinal, é quando são estabelecidas as prioridades de desenvolvimento. Logo, é nessa etapa que são definidos dois aspectos organizacionais importantes: a produtividade na execução do projeto e a forma como a equipe deve colaborar e se organizar.

Sendo assim, com o uso das metodologias ágeis, é possível trabalhar com a análise de requisitos e contar com diversos benefícios, como o melhor aproveitamento do tempo e o aumento de eficiência. Mas, como isso acontece?

Para entender como especificar requisitos em metodologias ágeis, é importante ter em mente que a agilidade exige que planejamento e ação caminhem lado a lado. Afinal, não é nada ágil gastar um bom tempo planejando e deixando a execução de lado, não é mesmo? Por isso, os requisitos são elaborados ao longo do desenvolvimento. Ou seja, a especificação de requisitos é um trabalho contínuo.

Para definir prioridades em um contexto tão dinâmico, as metodologias ágeis utilizam o User Stories (ou Histórias de Usuários). Esse recurso serve para mediar a comunicação entre o cliente e a equipe de desenvolvimento de projetos. Dessa forma, o time desenvolvedor consegue compreender melhor o seu público, assim como as suas necessidades, dificuldades e anseios.

Além do User Stories, existe também o Use Cases (ou Casos de Uso), um recurso que deve ser aplicado durante as reuniões internas da equipe. Ambas as práticas devem ser trabalhadas em conjunto.

Ou seja, a especificação de requisitos acontece simultaneamente com a execução do projeto, através de uma comunicação constante com o cliente e reuniões frequentes da equipe. Dessa forma, é possível compreender um pouco da agilidade por trás do desenvolvimento de projetos com base em metodologias ágeis.

Mas, afinal, as metodologias ágeis são o futuro das profissões? Leia até o final e entenda!

O futuro das profissões

O design thinking e as metodologias ágeis são abordagens cada vez mais fundamentais para o sucesso de uma empresa de qualquer segmento. Portanto, as oportunidades no mercado de trabalho são diversas para os profissionais da área.

Em janeiro de 2020, o Fórum Econômico Mundial publicou o relatório Jobs of Tomorrow e apontou o agilista como um dos profissionais emergentes. De acordo com o relatório, o especialista em metodologias ágeis está em foco e conta com uma larga escala de oportunidades no mercado de trabalho.

Além disso, é cada vez mais alta a demanda por profissionais de diversas áreas que contam com competências e conhecimentos de metodologias ágeis. Logo, ser um especialista em design thinking e metodologias ágeis, independentemente do segmento de atuação, é uma habilidade muito valorizada pelos recrutadores e um diferencial competitivo necessário no mercado de trabalho atual e do futuro.

A importância de uma especialização em metodologias ágeis

Diante do cenário atual e das perspectivas para o futuro, uma especialização em metodologias ágeis é de extrema importância para um profissional ser valorizado no mercado de trabalho.

Isso porque, como foi dito neste texto, as empresas precisam adotar um processo ágil de gerenciamento e desenvolvimento de projetos para acompanhar o ritmo das transformações que ocorrem em todo o mercado. Logo, é fundamental que os colaboradores tenham conhecimento do funcionamento e aplicação das metodologias ágeis. Além do mais, os dados comprovam o futuro extremamente promissor de um agilista.

Sendo assim, a ESPM conta com um curso online que tem como objetivo identificar as diferentes metodologias ágeis e como elas podem contribuir com o desenvolvimento de trabalho, bem como ensinar a incorporar essas metodologias nos processos organizacionais e formar times ágeis e assertivos focados em resultados.

Fazer esse curso é importante para criar produtos com valor de negócio por meio de um conjunto de práticas e processos que proporcionam agilidade, além de uma gestão alinhada com as constantes mudanças do mercado.

Dessa forma, está claro o que são metodologias ágeis e por que esse processo de gerenciamento e desenvolvimento de projetos corresponde ao futuro das profissões, bem como a importância de se especializar na área a fim de ser um profissional relevante para o mercado, independentemente da área de atuação.

Gostou de entender mais a respeito das Metodologias Ágeis? Existem alguns cursos da ESPM que se relacionam com essa área e te ajudam a ganhar competitividade no mercado de trabalho. São eles:

Conheça um pouco mais sobre eles clicando em seus respectivos links e escolha aquele que mais faz sentido para os seus objetivos!