Postado por Daniel Brito ● 8 de Julho de 2019 9h0min0s BRT

Mudança de carreira: como atingir seu objetivo com uma pós-graduação?

mudança-de-curso-pos-graduação-espm-pos

Antigamente a função executada no trabalho era vista como algo para a vida toda. As pessoas entravam em uma empresa, subiam de cargo e permaneciam ali por décadas. Entretanto, atualmente temos mais opções e mais flexibilidade, o que nos permite fazer a mudança de carreira caso sintamos necessidade.

Seja porque cansamos da atual área de atuação, por termos escolhido um emprego apenas para suprir nossas necessidades financeiras ou porque mudamos de gostos, é possível mudar o seu futuro profissional sem se colocar em grandes riscos (como o desemprego).

A seguir explicaremos o que você precisa fazer. Confira!

CTA Banner - Planejamento de carreira: o guia completo

Trabalhe seu networking

O primeiro passo para conquistar uma nova posição no mercado é fazer o networking. Por meio da nutrição e fomentação da sua rede de contatos é possível encontrar pessoas que podem lhe ajudar nessa transição.

Gestores e decisores são seu foco, eles têm grande influência na empresa e podem fazer a diferença durante o futuro processo seletivo que você participará. Além deles, também faça amizade com pessoas da área de trabalho almejada — elas poderão lhe explicar e dar dicas sobre o mercado.

Leia também:

Transição de carreira: quando é hora de investir nisso?

Participe de eventos e feiras de emprego

Participar de eventos é fundamental para quem quer mudar de carreira. Somado ao networking que você pode fazer nesses ambientes, as informações compartilhadas pelos palestrantes e orientadores servem de base para suas decisões futuras.

Dentre todos os eventos, as feiras de emprego — que comumente acontecem dentro de Instituições de Ensino Superior — podem lhe ajudar a entender a demanda atual do mercado, as vagas disponíveis em sua cidade e os requisitos para ocupar o cargo que está sendo ofertado.

Faça uma pós-graduação

Tudo que falamos até aqui é necessário. Entretanto, a pós-graduação é a parte mais importante do processo de mudança de carreira. Ela é o que atualizará seu conhecimento e lhe deixará preparado(a) para assumir os desafios em um novo cargo ou área de atuação.

Como essa formação tem uma carga horária menor do que o bacharelado, é possível fazer o curso enquanto trabalha. Após se formar você terá o diploma comprovando suas competências e ele pode, e deve, ser usado para submeter seu currículo em diversas empresas — sem sair do seu trabalho atual!

Dessa forma, você busca uma recolocação no mercado, mas não se expõe ao desemprego. Ao conseguir a sonhada contratação, basta pedir dispensa da sua atual empresa.

Como você pode ver, é possível fazer a mudança de carreira sem abrir mão do seu emprego atual. Aquela história de que é preciso largar tudo para se dedicar a algo novo já ficou no passado. Com uma pós-graduação e uma rede de contatos de qualidade o seu futuro profissional estará garantido.

Quer começar esse processo da forma correta? Então, veja a lista de cursos de pós-graduação da ESPM e escolha aquele que mais combina com seu perfil!

Quero conhecer as pós-graduações da ESPM!

Tópicos: mudança de carreira

Comentário