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O comportamento do consumidor e suas tendências: conheça!

Escrito por Daniel Brito | 6 de Julho de 2021 18h44min20s Z

Compreender o comportamento do consumidor vai muito além de saber informações superficiais — como faixa etária, região onde mora e gênero. Por isso, apenas os profissionais de marketing digital que acompanham as tendências tecnológicas e investem em educação continuada são capazes de, verdadeiramente, perceber a forma como o consumidor se comporta e influenciar na decisão de compra.Portanto, o profissional que investe em cursos de especialização na área de comportamento do consumidor é muito requisitado no mercado de trabalho, já que é capaz de aumentar o lucro do negócio por meio de suas competências profissionais.

Sendo assim, saiba quais são as tendências do comportamento do consumidor e quais são os melhores cursos de especialização para investir em educação continuada e alcançar o sucesso profissional. Confira agora!

As tendências do comportamento do consumidor

A verdade é que cada mudança socioeconômica — como tendências tecnológicas e a praticidade ou a necessidade de se realizar compras online — pode causar transformações no comportamento do consumidor. Por isso, é sempre importante que as empresas estejam atentas aos novos hábitos de compra para divulgar e vender a sua marca de uma forma eficiente.

A fim de compreender a maneira como o consumidor se comporta, é fundamental entender a diferença entre o comportamento individual e em grupo, quando os consumidores estão mais propensos a comprar, como o cliente se sente antes e depois de efetuar uma compra, quais são as mudanças que estão ocorrendo nos valores culturais do país, entre outros fatores.

Portanto, quando um profissional de marketing digital consegue entender e antecipar as mudanças no comportamento, nas necessidades e nas crenças do consumidor, ele pode ter grandes insights de como impulsionar as vendas de um negócio. Sendo assim, conheça algumas das tendências na forma como os consumidores se comportam.

Aumento das compras online

Devido ao isolamento social provocado pela pandemia, as compras online se solidificaram. Logo, é importante que as empresas estejam atentas a essa nova tendência do comportamento do consumidor.

De acordo com dados do Google, no 2º trimestre de 2020, houve um aumento de 112% de pedidos online e o faturamento do e-commerce subiu 104%. Dessa forma, quem conseguiu antecipar essa tendência e soube como tirar proveito desse novo hábito de compra obteve resultados expressivos mesmo em meio à crise. Por isso, as empresas precisam de profissionais qualificados para compreender esse novo comportamento do consumidor e agir de forma estratégica, de acordo com essa tendência.

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Atenção para tendências tecnológicas

A transformação digital é um processo sem volta, logo, é necessário atentar-se às tendências tecnológicas na hora de estudar o comportamento do consumidor, afinal, a tecnologia pode apresentar grandes oportunidades para o negócio.

Além disso, de acordo com a pesquisa Vida na Quarentena, da MindMiners, 44% dos consumidores afirmam que as empresas devem pensar em maneiras de facilitar o processo de compra.

Sem dúvidas, os recursos tecnológicos são um meio de atender a esse desejo dos consumidores e tantos outros. Por isso, quem atua na área de marketing digital deve investir em uma educação continuada para ter domínio das novas tecnologias.

Os 3 tipos de consumo no “novo normal”

Após esse momento traumático, a tendência é que existam três comportamentos característicos do consumo, são eles: subsistência, celebração e reflexão. Dessa forma, o novo comportamento do consumidor tende a ser ditado pela desigualdade.

Isso porque, enquanto a população com maior renda consome motivada pela celebração, as pessoas com menor renda devem consumir apenas como forma de subsistência, fazendo uso da criatividade para viver em meio à escassez.

Por sua vez, o consumo de reflexão representa menos ostentação e mais consciência com foco na sustentabilidade. Esse consumo também é reservado para quem tem maior renda, mas pode ser visto como algo nichado.

Portanto, essas são algumas das principais tendências do comportamento do consumidor para os próximos anos. Entretanto, quem trabalha com marketing digital deve sempre investir em educação continuada para compreender e antecipar as tendências de seu tempo. Sendo assim, continue a leitura e saiba como fazer cursos de especialização para se destacar no mercado de trabalho. Leia até o final!

Cursos de especialização para compreender o comportamento do consumidor

Para ser um profissional requisitado no mercado de trabalho e capaz de trazer bons resultados para as empresas, é fundamental investir em cursos de especialização que atendam às demandas do mercado contemporâneo.

Por isso, o projeto Dynamic ESPM foi criado. Afinal, o projeto antecipa a tendência mundial de mini certificações, permitindo dinamismo e personalização, além de desenvolver competências desejadas pelos recrutadores.

Ou seja, o aluno do Dynamic ESPM conquista badges digitais que comprovam o domínio de uma determinada competência profissional — como CX e CRM, shopper marketing, entre outros —, e quando os badges são somados, equivalem a certificações mais completas, como nanodegree e, até mesmo, uma pós-graduação ou master.

Além disso, o Dynamic ESPM abrange as áreas prioritárias do mundo dos negócios, sendo uma delas a área de Trends & Emerging Tech. Sendo assim, saiba, a seguir, mais detalhes sobre um dos badges desse segmento.

Trends no marketing: tópicos avançados em marketing digital

O curso Trends no marketing: tópicos avançados em marketing digital é ideal para quem deseja focar as temáticas de fronteiras e análise de tendências, como comportamento do consumidor, marketing digital e tecnologia. Portanto, os estudantes desse curso passam a ter uma visão atual e vanguardista.

Quem investe nesse badge compreende quais são os agentes envolvidos no processo de surgimento e solidificação de uma tendência, bem como quais são as metodologias de análise. Portanto, são profissionais capazes de perceber aquilo que o consumidor não deixa explícito, além de captar o imaginário coletivo e antecipar comportamentos.

Dessa forma, são excelentes profissionais com a habilidade de compreender o comportamento do consumidor e gerar inovações a fim de garantirem um forte diferencial para as marcas.

Por fim, agora você sabe quais são as principais tendências do comportamento do consumidor e qual é o melhor curso de especialização para construir uma carreira profissional bem-sucedida nessa área.

Está em dúvida se realmente vale a pena investir em cursos de especialização? Então, leia, agora mesmo, sobre educação continuada: 5 motivos para seguir sempre aprendendo!