Postado por Giovanna Cunha ● 14 de Abril de 2021 10h7min23s BRT

Plano de carreira: como se preparar para os novos desafios?

Jovem mulher fazendo um plano de carreira

O sucesso profissional exige esforço, estudo e planejamento. Portanto, contar com um bom plano de carreira é muito importante para ascender profissionalmente e conquistar os melhores cargos do mercado de trabalho. Afinal, quem sabe como se preparar para os novos desafios do mercado consegue se destacar e obter cada vez mais reconhecimento profissional.

Leia este texto até o final e aprenda, agora mesmo, como ganhar visibilidade profissional e como escolher as melhores pós-graduações para o desenvolvimento de carreira que você deseja. Continue a leitura!

Como desenvolver a carreira profissional e ganhar visibilidade

Para conseguir um aumento, uma promoção ou até mesmo uma transição de carreira, é necessário colocar em prática estratégias com o objetivo de desenvolver a sua carreira profissional e ganhar visibilidade no mercado de trabalho.

Algumas dicas interessantes são cuidar do seu perfil no LinkedIn, construir networking, realizar uma análise do mercado, desenvolver um diálogo aberto com o seu chefe, definir os seus objetivos, entre outras boas práticas no meio corporativo. Mas, sem dúvida alguma, a principal dica para impulsionar a sua carreira é se especializar em uma área promissora.

Por isso, investir em uma pós-graduação é a melhor estratégia para o desenvolvimento de carreira e visibilidade profissional. Isso porque, ao concluir um curso de pós-graduação, é possível ampliar as suas oportunidades profissionais.

A especialização eleva a qualificação do profissional e proporciona a chance de trabalhar em novos cargos ou segmentos, aumentando a empregabilidade e a competitividade no mercado. Logo, é a chave para o desenvolvimento e a visibilidade profissional.

Sendo assim, um bom plano de carreira para você enfrentar os novos desafios do mercado deve contar com uma pós-graduação de qualidade.

Agora que você já sabe como desenvolver a carreira profissional e ganhar visibilidade, aprenda como escolher uma pós-graduação para conquistar o sucesso na sua profissão. Confira agora!

Como escolher uma pós-graduação para o seu plano de carreira

Você já sabe que o seu plano de carreira precisa de um curso de especialização. Mas, como descobrir quais são as melhores pós-graduações? A ESPM separou 5 itens que você precisa avaliar na hora de decidir qual curso fazer. Veja a seguir!

Educação continuada: programe-se para uma carreira sem crise!

A área tem futuro promissor?

O surgimento de novas tecnologias provoca diversas mudanças na sociedade e no mercado de trabalho. Por isso, é muito importante pesquisar sobre o futuro da área que você pretende se especializar.

Afinal, você pode aproveitar as tendências e ingressar em um curso com um futuro bastante promissor e muitas oportunidades no mercado de trabalho da atualidade. Mas, se não tomar cuidado, pode correr o risco de se especializar em uma área que está perdendo relevância no mercado.

Portanto, pesquise bastante e garanta a sua inscrição em um curso de uma instituição de ensino atualizada com as demandas do mercado de trabalho.

Como está o mercado de trabalho?

Compreender o mercado de trabalho é outro fator a considerar na hora da tomada de decisão sobre o seu curso de pós-graduação. Para um plano de carreira eficiente, é necessário avaliar quais são as oportunidades do mercado a fim de definir os seus objetivos e como alcançá-los.

Dessa forma, você não corre o risco de investir em uma especialização que não oferece o retorno que  deseja. Por isso, estude sobre as tendências do mercado, a média salarial da sua área de interesse, o nível de empregabilidade, as oportunidades profissionais, entre outros aspectos do mercado.

A instituição de ensino tem boa reputação?

Se você já decidiu qual é o curso, talvez esteja se perguntando: onde fazer pós-graduação? Para responder essa pergunta, avalie a infraestrutura da instituição de ensino, saiba qual é a situação da instituição perante o Ministério da Educação (MEC), converse com ex-alunos, pesquise sobre a metodologia de ensino, e certifique-se de se matricular em uma instituição de referência e boa reputação.

Se a sua opção é pelo ensino a distância, é importante saber  se a grade curricular que a instituição de ensino oferece é a mesma do curso presencial. Verifique a infraestrutura e o suporte oferecido aos alunos que estudam de forma online, conheça a metodologia de ensino aplicada, as oportunidades de networking, etc.

O corpo docente é qualificado?

Os professores de uma pós-graduação são muito importantes para a qualidade do curso. Por isso, pesquise sobre as experiências acadêmicas e profissionais do corpo docente. Afinal, além de garantir a qualidade da especialização, um corpo docente renomado também é uma ótima oportunidade de networking.

Logo, não deixe de conhecer e avaliar os profissionais que formam a equipe de professores do curso de seu interesse.

A grade curricular atende às demandas do mercado?

Para garantir que você não vai iniciar uma pós e depois se frustrar com o curso e as oportunidades de carreira, vale a pena saber qual é a grade curricular a fim de alinhar as suas expectativas sobre o que será aprendido.

Portanto, saiba quais são os conteúdos do curso e descubra se os assuntos abordados atendem às suas expectativas. Além disso, é muito importante avaliar se a grade curricular oferecida está alinhada com as demandas do mercado. Afinal, a sua intenção é se preparar para os novos desafios e investir no seu desenvolvimento de carreira, não é mesmo?

Então, certifique-se de se matricular em uma instituição de ensino com uma grade curricular sempre atualizada e alinhada com as tendências do mercado, com parcerias importantes e boas oportunidades de networking. Dessa forma, a pós-graduação vai ajudar você a atingir o objetivo de desenvolver a sua carreira profissional e ganhar visibilidade no mercado de trabalho.

Siga essas dicas da ESPM e, certamente, você vai saber como escolher as melhores pós-graduações para cumprir com o seu plano de carreira e atingir o seu sucesso profissional.

Logo, está claro que para se preparar para os novos desafios do mercado de trabalho e alcançar o desenvolvimento de carreira, assim como ganhar visibilidade, é importante contar com as melhores pós-graduações no seu plano de carreira. Além disso, agora você já sabe quais são os 5 principais itens que devem ser levados em consideração na hora de fazer a sua matrícula em uma pós-graduação.

Quer dar início ao seu plano de carreira de sucesso? Então, conheça, agora mesmo, os cursos e os tipos de pós-graduação da ESPM!

Quero conhecer as pós-graduações da ESPM!

Tópicos: plano de carreira

Comentário