Postado por Daniel Brito ● 24 de Julho de 2019 9h0min0s BRT

Tendências do mercado de trabalho no Brasil

Graças a tecnologia, existe toda uma nova tendência do mercado de trabalho. As relações produtivas estão mudando e a empregabilidade de várias funções têm sido colocadas em xeque.

Grandes meios de comunicação, como a Forbes e o LinkedIn, já apontam para as principais mudanças que vem acontecendo no mundo e que em poucos anos chegarão ao Brasil com força total.

Quer se preparar para essa onda de inovação, mudança e incerteza? Então, continue a leitura e entenda o que está acontecendo!

TENDENCIAS-DO-MERCADO-DE-TRABALHO-ESPM-POS

A força de trabalho será transformada

A automação já é um assunto sério na Europa e nos Estados Unidos. Enquanto o Brasil ainda não está nem discutindo esse tema, os outros países já enfrentam uma drástica mudança na força de trabalho, na qual os trabalhadores operacionais são substituídos por máquinas.

Transição de carreira: quando é hora de investir nisso?

Leia também:

Mesmo assim,  esse é, provavelmente, o futuro. Assim, é preciso buscar mais formação e encontrar um espaço junto aos cargos estratégicos da empresa, já que eles continuarão a existir mesmo depois do advento da automação.

Os empregos vão mudar drasticamente

Com todo o processo de industrialização e substituição de humanos por máquinas, é esperado que as ofertas de emprego sofram um grande impacto também. Se hoje é preciso dez pessoas apertando parafusos, no futuro será necessário apenas um(a) profissional controlando dez máquinas que apertam parafusos.

Empregos focados em criatividade (pesquisa, por exemplo), empatia (prestação de serviços e docência, por exemplo), complexidade (cargos estratégicos) e destreza (encanadores, por exemplo) não serão substituídos por máquinas.

Haverá carência de talentos no mercado

A taxa de fertilidade brasileira tem caído nos últimos anos, saindo de 6 filhos(as) por mulher em 1970 para 1,73 em 2016. Isso significa que a população brasileira está em decréscimo e que em poucas décadas a população economicamente produtiva será menor que o número de aposentados.

Assim, haverá uma escassez de profissionais capacitados no mercado e as empresas disputarão, com todos os recursos disponíveis, as melhores contratações.

O trabalho independente ganhará força

O mercado informal de trabalho também é outro que deve crescer no país. Graças às grandes cargas tributárias e alto custo de contratação do empregado, é esperado que aumente o número de brasileiros que optam por trabalhar como prestadores de serviço.

Isso conversa com a tendência do trabalho freelancer proposto por empresas de publicidade, aplicativos de transporte e redes de entrega de alimentos. Nesses casos, o currículo do profissional também tem muito peso e acaba sendo avaliado diariamente por várias pessoas — cada novo cliente significa, também, uma nova avaliação.

CTA Banner - Planejamento de carreira: o guia completo

Em todas essas tendências do mercado de trabalho no Brasil que falamos existe um ponto em comum: quem tiver o preparo necessário, com pós-graduação e habilidade técnica, tem grandes chances de chamar a atenção de recrutadores e se destacar, mantendo sua empregabilidade em alta e competindo por melhores salários.

Depois de ler essas tendências, qual sua impressão sobre o futuro do mercado de trabalho no brasil? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se na ESPM

 

Tópicos: tendências do mercado de trabalho

Comentário