Tem gente que adora assistir aos comerciais que passam na televisão. Outros são fascinados em ver aquelas seleções de propagandas engraçadas e que emocionam. Se você quer saber quem é que cria tudo isso, está no lugar certo!
Muitas escolas de comunicação utilizam definições etimológicas ou mercadológicas para descrever o que é publicidade e propaganda e definir qual a diferença entre uma e outra. Mas vamos deixar essas definições para o campo acadêmico. Entre nós, vamos simplificar publicidade e propaganda como a forma com que as empresas, organizações e pessoas divulgam seus bens, produtos e serviços, quase sempre com o objetivo comercial.
Sempre que vemos uma publicidade interessante, imaginamos quem pode estar por trás disso. Seja na rua, transportes coletivos, no celular ou até mesmo no elevador, quem nunca imaginou criar um comercial para uma grande empresa. A verdade é que muitas organizações buscam alcançar de maneira significativa os seus clientes. É aí que entra o papel do publicitário. Por ser cada vez mais desafiador conquistar um público que seja fiel, a publicidade se tornou uma das áreas que mais cobram do profissional criatividade e inovação. Por isso, essa é uma profissão que o profissional está sempre aprendendo.
Ser relevante em meio a tantas outras empresas que disputam a atenção do consumidor é uma verdadeira arte e o curso de Publicidade e Propaganda te prepara para ser esse artista. Simples assim, certo? Errado! Existem diversas disciplinas e especializações que o publicitário (profissional da área de publicidade) pode seguir, e iremos te apresentar algumas das mais tradicionais.
A carreira de publicitário tem uma longa e extensa lista de opções. Abaixo, temos algumas das carreiras e matérias de Publicidade e Propaganda consideradas as mais buscadas por quem almeja a graduação em Publicidade e Propaganda:
Planejamento: como o nome já diz, esse profissional é responsável por planejar e auxiliar na parte estratégica de campanhas. Ele também é o responsável por alinhar internamente os departamentos da agência de publicidade com as necessidades do cliente.
Criação: responsável pela parte criativa das campanhas, seja em design, roteiro ou na produção da redação publicitária. Desde conceitos a slogans e motion graphics, esse é o departamento onde a criatividade é desafiada!
Atendimento: atua no relacionamento entre a agência de publicidade e a empresa para a qual a agência presta serviço.
Marketing: o profissional dessa área tem por objetivo criar e implementar estratégias para aumentar as vendas de uma empresa, assim como gerir a cadeia de relacionamento com seus clientes.
Mídia: o profissional de mídia define como, quando e em que mídias e veículos as campanhas são veiculadas.
Produção: com as mãos na massa, é responsável por produzir peças e campanhas desenvolvidas por outros departamentos e por manter a qualidade da execução.
Pesquisa: seu objetivo é descobrir e levantar informações e dados relevantes sobre o mercado e o público para orientar estratégias, a campanha ou a própria organização, exercendo papel fundamental de suporte a todas as áreas.
Por mais que a criação seja tida como a área realmente criativa, para todos os demais departamentos e especializações, são necessárias boas doses de criatividade e inovação. Isso porque a profissão requer bons comunicadores que saibam que em Publicidade e Propaganda, se destacar é primordial.
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