Amanda Santana - Jul 16, 2019

Quero fazer faculdade em outra cidade. Saiba como escolher uma moradia de qualidade

Mudar de cidade para estudar é uma tarefa muito recompensadora, mas também um pouco difícil. Enquanto o estudante ganha mais autonomia e responsabilidade, ele também precisa lidar com vários problemas e tarefas rotineiras.

O cuidado com a casa é um dos principais pontos de atenção. Então, é preciso tomar cuidado na hora de escolher um novo local para morar e garantir que o imóvel supre suas necessidades e não apresenta problemas.

Por isso, separamos algumas dicas que vão lhe ajudar nessa escolha. Confira!

Decida se vai morar sozinho ou com alguém

A primeira coisa que você precisa fazer para escolher um imóvel para morar durante sua faculdade é considerar se prefere viver sozinho ou se acha melhor dividi-lo com alguém. Isso abre várias possibilidades.

Caso prefira viver sozinho, a tendência é que o valor do aluguel suba, mas você tem mais liberdade. Por outro lado, quem aceita dividir o apartamento pode conseguir uma vaga em alguma república.

escolher casa

Defina um valor a ser gasto com o aluguel

Depois de definir se vai morar sozinho ou dividir o imóvel, é hora de delimitar um teto de gastos. Isso ajudará a refinar a busca na hora que estiver procurando por um local para morar.

No valor do aluguel é importante acrescentar o custo do condomínio também, já que ambas as cobranças são fruto do imóvel e acontecem mensalmente.

Delimite uma área para procurar a casa ou apartamento

Já está com um valor em mente? Muito bem! Agora é o momento de definir a qual distância sua casa ficará da faculdade. Isso é um ponto importante. As regiões ao redor das Instituições de Ensino tendem a ser mais caras, mas é lá que as repúblicas ficam concentradas.

Se você está procurando um imóvel barato para alugar sozinho, pode ser necessário buscar em um ou dois bairros de distância do Campus.

Visite o imóvel e tenha atenção aos detalhes

Após fazer todo o planejamento e encontrar alguns imóveis que suprem as suas necessidades, é hora de visitá-los um a um. Essa é a famosa “inspeção”, na qual você precisa verificar se existe algum problema que atrapalhará sua vida.

Teste os encanamentos, abra e feche as portas, olhe com cuidado para os rodapés e tenha atenção às tomadas. Procure por defeitos. Além disso, caminhe pela vizinhança e veja se ela tem bares (sinal de barulho à noite) ou outros tipos de comércio que podem ser úteis, ou prejudiciais, à sua rotina.

Depois de fazer tudo isso você encontrou a moradia ideal? Então, revise o contrato com cuidado e leia todas as cláusulas. Após assinar o papel, faça suas malas e se prepare para mudar de cidade para fazer faculdade!

Gostou deste conteúdo? Quer ter acesso a mais dicas como essas? Então, nos siga em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

Baixe o e-book 'Ensino superior: a porta de entrada para uma carreira bem-sucedida'

Escrito por Amanda Santana

Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.