Mudar de cidade para estudar é uma tarefa muito recompensadora, mas também um pouco difícil. Enquanto o estudante ganha mais autonomia e responsabilidade, ele também precisa lidar com vários problemas e tarefas rotineiras.
O cuidado com a casa é um dos principais pontos de atenção. Então, é preciso tomar cuidado na hora de escolher um novo local para morar e garantir que o imóvel supre suas necessidades e não apresenta problemas.
Por isso, separamos algumas dicas que vão lhe ajudar nessa escolha. Confira!
A primeira coisa que você precisa fazer para escolher um imóvel para morar durante sua faculdade é considerar se prefere viver sozinho ou se acha melhor dividi-lo com alguém. Isso abre várias possibilidades.
Caso prefira viver sozinho, a tendência é que o valor do aluguel suba, mas você tem mais liberdade. Por outro lado, quem aceita dividir o apartamento pode conseguir uma vaga em alguma república.
Depois de definir se vai morar sozinho ou dividir o imóvel, é hora de delimitar um teto de gastos. Isso ajudará a refinar a busca na hora que estiver procurando por um local para morar.
No valor do aluguel é importante acrescentar o custo do condomínio também, já que ambas as cobranças são fruto do imóvel e acontecem mensalmente.
Já está com um valor em mente? Muito bem! Agora é o momento de definir a qual distância sua casa ficará da faculdade. Isso é um ponto importante. As regiões ao redor das Instituições de Ensino tendem a ser mais caras, mas é lá que as repúblicas ficam concentradas.
Se você está procurando um imóvel barato para alugar sozinho, pode ser necessário buscar em um ou dois bairros de distância do Campus.
Após fazer todo o planejamento e encontrar alguns imóveis que suprem as suas necessidades, é hora de visitá-los um a um. Essa é a famosa “inspeção”, na qual você precisa verificar se existe algum problema que atrapalhará sua vida.
Teste os encanamentos, abra e feche as portas, olhe com cuidado para os rodapés e tenha atenção às tomadas. Procure por defeitos. Além disso, caminhe pela vizinhança e veja se ela tem bares (sinal de barulho à noite) ou outros tipos de comércio que podem ser úteis, ou prejudiciais, à sua rotina.
Depois de fazer tudo isso você encontrou a moradia ideal? Então, revise o contrato com cuidado e leia todas as cláusulas. Após assinar o papel, faça suas malas e se prepare para mudar de cidade para fazer faculdade!
Gostou deste conteúdo? Quer ter acesso a mais dicas como essas? Então, nos siga em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!