Amanda Santana - Jun 4, 2019

Tecnologias digitais invadem empresas e o ensino superior. Entenda!

Todo ano, milhares de celulares, notebooks e outros acessórios tecnológicos são lançados. Com a promessa de facilitar a vida das pessoas, somos continuamente envolvidos por novas tecnologias. Sabemos que isso não é novidade. O que realmente tem mudado velozmente nos últimos anos é a maneira como essas tecnologias influenciam nossas relações comerciais, educacionais e pessoais. Mas como isso afeta o mundo dos negócios?

Na verdade, é bem simples: novas tecnologias apresentam soluções, métodos e meio pela qual as empresas e organizações se envolvem diretamente com o consumidor. Um bom exemplo é o uso de aplicativos que facilitam o diálogo entre empresa e cliente, fazendo com que o tempo de resposta de ambas as partes seja extremamente reduzido e facilitado.

TECNOLOGIA E MERCADO

Hoje é possível investir na bolsa de valores pelo celular. Podemos descobrir sobre a avaliação de um vinho somente ao tirar uma foto dele, ou até mesmo comprar todos os móveis de uma casa em poucos minutos somente com o acesso à internet. O que antes demandaria tempo de locomoção e pesquisa, com a transformação digital, foi facilitado a fim de que tudo seja extremamente rápido, prático e seguro. Com isso, as relações comerciais ganham velocidade e abrem portas para expansões que antes eram limitadas por estradas e vias.

Outro fator relevante é a redução de custos e a necessidade de mão de obra qualificada. Com todos esses avanços, cargos que antes eram desempenhados por pessoas, passam a ser operacionalizados por sistemas, e as pessoas passam a buscar mais especialização para que estejam aptas a utilizar com eficiência esses sistemas.

tecnologias digitais espm

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Pouco tempo atrás, não imaginávamos que seria possível concluir uma graduação utilizando apenas um computador com acesso à internet, de qualquer lugar, em qualquer horário. As tecnologias digitais na educação têm causado um grande impacto, de tal maneira que o sistema de educação de muitas Instituições de Ensino  tem sido estruturado a fim de facilitar o aprendizado online. O famoso módulo EAD tem ganho a confiança dos brasileiros nos últimos anos não somente por facilitar o acesso à educação, mas por proporcionar novas possibilidades ao estudante.

As mudanças podem ser percebidas não somente na forma como as pessoas estudam, mas também em como elas aprendem. Novas ferramentas são lançadas constantemente, que facilitam a real comprovação das habilidades dos estudantes na sala de aula. Seja através de um programa que auxilie na construção de algo ou seja na simulação de alguma situação, as tecnologias digitais têm apresentado novas perspectivas do que é a educação e do que ela pode se tornar.

TECNOLOGIA E MARKETING

As empresas estão cada vez mais preocupadas no relacionamento com seus clientes e em como isso afeta  suas vendas. Por isso, o investimento em ferramentas de marketing e em profissionais aptos a gerar análises e a construir bons planejamentos estratégicos cresce a cada dia. Anunciar e conduzir um relacionamento com as pessoas online só é possível graças aos profissionais de tecnologias digitais no marketing que possibilitam que essas ferramentas sejam de fácil acesso às empresas e organizações.

O acelerado investimento em marketing digital tem aberto portas a novos profissionais e carreiras. Um exemplo é o Digital Business Intelligence, que abre portas a coleta, análise, gerenciamento e distribuição de dados online de maneira técnica, com o objetivo de que isso seja relevante para o negócio.

CONCLUSÃO

A tecnologia digital está presente em todo o mundo dos negócios, no dia a dia da sociedade,  e até no meio militar. São inúmeros exemplos de aplicação que poderíamos passar horas conversando sobre. Mas basta olhar ao nosso redor para perceber que estamos em total conexão com esse produto da ciência, que a cada dia que passa se aproxima mais do conceito de arte.

Não é sem motivo que, para o gerenciamento e liderança de todas essas áreas,  profissionais especializados e qualificados são necessários. Foi pensando nessa necessidade do mercado que a ESPM criou a graduação em Tech, com o objetivo de preparar profissionais para ocupar cargo de liderança em tecnologia digital, que está presente em praticamente  tudo o que vemos e fazemos.

Programação, Banco de Dados, Sistemas Gerenciais, Redes e Novas Tecnologias são apenas alguns dos pilares desse curso que qualifica profissionais no Gerenciamento de Games, Criação de Aplicativos Web e Mobile e ao estudo de digital Business Intelligence.

Ficou interessado no curso? É só acessar a página do curso para saber mais sobre essa graduação que forma líderes inovadores.

Clique aqui para mais informações!

Escrito por Amanda Santana

Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.