Vestibular ESPM: tudo o que você precisa saber
A preparação para o vestibular pode ser estressante e gera ansiedade entre os candidatos, mas não precisa ser assim. Não deixe tudo para o último minuto, organize sua rotina de estudos, pare de perder tempo.
Por isso, a ESPM preparou essas dicas simples para que você esteja confiante para enfrentar para qualquer coisa que surja na prova. A seguir tudo que você precisa saber sobre os critérios de avaliação e desclassificação dos candidatos, número de vagas para os cursos, período de inscrição e outros detalhes que não podem passar despercebido por quem vai prestar vestibular.
O dia da prova
A próxima edição da prova acontecerá no dia 16 de Junho de 2019, das 10h às 15h, devendo o (a) candidato (a) chegar às 9h ao local, munido de documento de identidade original, comprovante de inscrição e caneta esferográfica preta.
O candidato deve chegar ao local com 1 (uma) hora de antecedência, por isso, não será permitida, em hipótese alguma, a entrada de candidatos após o fechamento dos portões. Atenção: nem todas as provas serão realizadas em um mesmo prédio, pois há mais de um local da prova. Portanto, confira o local de realização com antecedência.
Não será permitida a entrada de candidato portando comunicadores eletrônicos de qualquer espécie; não será permitido o uso de bonés e celulares durante a realização da prova; a prova terá duração máxima de 5 (cinco) horas. O candidato só poderá deixar o prédio após 2 (duas) horas de prova, contadas a partir do início da aplicação. O rascunho do seu próprio gabarito poderá ser levado somente depois das 13h .
Critérios de avaliação
Como estudante, o seu tempo livre não é simplesmente uma lacuna na sua agenda, é o tempo que você tem disponível para estudar. Nós listamos a seguir os assuntos que precisará se dedicar para que você consiga examinar os conteúdos abordados na prova. O processo seletivo será constituído pelos seguintes assuntos, e respectivos critérios de pontuação:
A ESPM oferece, como principal forma de ingresso, um vestibular de conhecimentos gerais, que acontece duas vezes por ano. A prova abrange questões de Português, Matemática, Inglês, Humanidades e Cultura Geral Contemporânea, além de uma redação. A redação conta com peso 3, e atribui uma nota na escala de 0 a 10 (Zero a Dez) pontos, ou seja, corresponde a 30 pontos do total de 120 pontos da prova.
A folha de resposta é personalizada e não poderá conter rasuras. O caderno de questões será divulgado na internet posteriormente. O rascunho da redação e o caderno de questões não poderão ser levados pelo candidato em momento algum. Não haverá revisão de provas nem discussão dos critérios de correção em nenhuma hipótese.
Será eliminado o candidato que não atender aos requisitos a seguir:
- Não atingir a nota de corte de 30 pontos no total das provas, incluindo a nota da Redação;
- Não alcançar a nota mínima estabelecida pela instituição, para o curso escolhido na 1ª opção (consultar no Edital a pontuação);
- Não atingir nota mínima na Redação (estabelecida entre 2 e 6 pontos), conforme a pontuação do curso escolhido na 1ª opção;
A classificação será divulgada no site oficial da ESPM, mas para consultá-la o candidato deve acessar o portal do candidato, por meio de login e senha cadastrado no ato da inscrição, pois não são divulgadas listagens no site. De acordo com a legislação brasileira, somente poderá requerer a matrícula o candidato que se inscrever no processo seletivo, realizar a prova e for classificado de acordo com o número de vagas para o curso escolhido, seguindo as diretrizes e critérios do edital vigente da prova.
Vagas do Enem
Os cursos oferecidos na seleção via Enem são os mesmos do Vestibular tradicional. No Rio de Janeiro, a oferta é de 70 vagas, enquanto as graduações de São Paulo têm 180 oportunidades. A ESPM Sul, em Porto Alegre conta com cerca de 80 vagas.
As inscrições para o vestibular acontecem entre os dias 11 de Março de 2019 a 13 de Junho de 2019. A taxa de inscrição é de R$ 120,00 (São Paulo e Rio) e R$ 90,00 (Sul) e deve ser paga antes da realização da prova. O candidato deverá levar o comprovante de pagamento no dia da prova. Mais informações acesse o Edital de SP, Edital do Rio de Janeiro e Edital de Porto Alegre ou da Seleção pelo Enem.
Fazer faculdade em outra cidade: 5 passos iniciais
Escrito por Amanda Santana
Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.