Daniel Brito - Jul 24, 2021

Use a nota do Enem para entrar na faculdade!

Ingressar em uma universidade conceituada tem se tornado cada vez mais difícil. Sabendo disso, é importante estar ciente das possíveis opções para conquistar uma vaga no ensino superior. A ESPM é um Centro de Ex­celência no ensino de comunicação, marketing e gestão. Para quem deseja seguir em uma dessas áreas, essa é uma das melhores instituições para uma formação qualificada. Além disso, ela apresenta a opção de ingressar com o seu próprio processo seletivo ou por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

Quer aumentar as suas chances de começar a graduação daquele curso que conquistou o seu coração? Continue a leitura deste post!

A ESPM

A Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM) possui 8 campi distribuídos por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis. Além de ter uma equipe altamente especializada e com vivência de mercado, a infraestrutura é preparada para atender às necessidades do cotidiano do aluno, trazendo para sua realidade o que há de mais tecnológico para sua profissão. 

Saiba quais são as opções de graduação na faculdade:

  1. Administração;
  2. Ciências Sociais e do Consumo;
  3. Cinema e Audiovisual;
  4. Design;
  5. Jornalismo;
  6. Publicidade e Propaganda;
  7. Relações Internacionais;
  8. Sistemas de Informação

Como ingressar na faculdade?

A ESPM possui seu próprio processo seletivo, que se dá por meio de um vestibular tradicional realizado da seguinte forma:

  1. Inscrição no site (R$ 120,00); 
  2. Entrevista online com um professor da ESPM; 
  3. Redação online.

Além disso, a faculdade também oferece, como opção, o ingresso a partir da nota do ENEM.

Como entrar na faculdade com a nota do ENEM 

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova realizada por milhões de estudantes no Brasil. A partir dessa avaliação, cada aluno recebe a sua média geral de acordo com cada área de conhecimento.

A ESPM é uma instituição que aceita a nota do ENEM, oferecendo, assim, mais chances de o candidato ser aprovado e se formar no curso dos sonhos. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Ficar atento ao período de inscrição;
  2. Pagar uma taxa de R$ 50,00;
  3. Ter nota mínima de 600 pontos na redação feita no ENEM;
  4. Agendar uma entrevista com um professor da ESPM (o candidato que se inscrever em mais de uma modalidade de vestibular fará apenas uma entrevista);
  5. Aguardar o dia do resultado.

Leia também:

Baixe agora o ebook da ESPM - LifeLab!

Quem pode se inscrever no processo?

Esse processo é permitido para todos que puderem comprovar a conclusão do Ensino Médio e que tenham realizado alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) anterior ao ano da abertura das inscrições para o ingresso na faculdade ESPM.

É de suma importância a leitura do edital do processo seletivo de cada cidade e atentar-se aos documentos exigidos e às datas para não ficar de fora dessa grande oportunidade.

Benefícios de entrar com a nota do ENEM

Além de ser um processo muito prático, você também tem algumas outras vantagens, como:

  1. Mais vagas e mais oportunidades: no novo edital do vestibular de 2021, o número de vagas para os candidatos que se inscrevem com a sua nota do ENEM aumentou. A partir de agora, o processo seletivo possui a mesma quantidade de vagas que o vestibular tradicional.

  2. Você não precisa fazer nenhuma outra avaliação longa.

  3. Assim como os estudantes que entram pelo vestibular tradicional, os estudantes que ingressam por meio da nota do ENEM também podem participar de concursos para garantir uma bolsa nos cursos ESPM.

  4. A nota pode ser de qualquer edição do ENEM, ou seja, você escolhe qual a nota que você quer utilizar. 

  5. Dupla chance de aprovação. Os estudantes que se inscrevem para ingressar na ESPM por meio do ENEM também podem participar do vestibular tradicional da faculdade e, com isso, aumentar as suas chances de aprovação.

  6. A taxa de inscrição solicitada pela faculdade para quem quer ser aluno da ESPM por meio do ENEM é mais barata do que a solicitada no vestibular tradicional, sendo, assim, um processo mais acessível.

Sobre as bolsas ofertadas

A faculdade ESPM disponibiliza algumas bolsas e benefícios com o intuito de proporcionar a inclusão de estudantes de baixa renda e de bonificar os estudantes com destaque.

Na graduação, são disponibilizadas algumas bolsas, conheça:

1. Bolsa processo seletivo ENEM

Essa categoria de bolsa de estudo é oferecida para os alunos que alcançam a primeira posição de cada curso. O desconto corresponde a 60% para as mensalidades e matrículas. Para essa modalidade, não é levada em consideração a rede de ensino em que o estudante foi concluinte do Ensino Médio.

2. Bolsa restituível ESPM

Nessa categoria, é possível cobrir 25%, 50% ou 75% do valor cobrado mensalmente. O objetivo é oferecer o desconto que será obrigatoriamente ressarcido à instituição de maneira parcelada. Para essa bolsa, os estudantes precisam comprovar a renda familiar com valores entre 3 e 6 salários mínimos.

3. Bolsa meritocrática

Semelhante à bolsa do processo seletivo do ENEM, nessa modalidade, os contemplados com bolsa integral em mensalidades e matrículas devem ser, obrigatoriamente, os dois primeiros colocados em cada curso, mas o requisito é ter concluído o Ensino Médio em uma instituição da rede pública.

4. Bolsa social

Com base na realização de uma análise socioeconômica familiar, tendo como critério também o seu desempenho no vestibular da instituição, a bolsa oferece desconto de 30%, 50% ou até 70%. O valor varia de acordo com a renda familiar do estudante.

Viu quanta facilidade você consegue para ingressar e ter benefícios na instituição? Não perca tempo e invista na instituição capaz de fazer do seu futuro uma carreira de sucesso!

Para saber mais sobre como usar a sua nota do ENEM, os possíveis benefícios ofertados pela faculdade ESPM e os programas inovadores que estão à sua espera, confira o site.

Acesse nosso site!

Escrito por Daniel Brito

Coordenador de Business Intelligence e CRM da ESPM. Especialista em Marketing, graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e pós-graduado em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela mesma instituição. Futuro mestre em Comportamento do Consumidor, possui mais de 10 anos de experiência no mercado de educação e ensino.