Vitor Freitas - Jun 9, 2019

Ensino superior é tudo aquilo que você imagina? Descubra!

Os campi universitários são ambientes completamente diferentes do ensino médio. Por esse motivo, vale pensar sobre as expectativas que essa fase pode causar. A maioria dos alunos faz essa transição com sucesso, mas lembre-se de que é um processo. Durante esse período, os candidatos precisam entender mais das possíveis carreiras para facilitar o caminho da faculdade para o mercado de trabalho.

Embora, nem os economistas e líderes empresariais possam afirmar quais serão os empregos que estarão disponíveis no futuro, você pode avaliar razoavelmente quais habilidades os empregadores irão valorizar e as funções essenciais necessárias no local de trabalho. Nesse artigo vamos falar sobre valorização profissional, formação de qualidade e empreendedorismo. Fique ligado!

Permita-se experimentar

Antes de ir para a faculdade, você não precisa ter seu plano de vida definido(é  ótimo se você tiver um planejado, claro). Mas às vezes, seu currículo acaba tomando um curso que você não imaginaria no início de sua carreira. Permita-se descobrir isso no decorrer dos anos, seja fazendo cursos universitários, participando como voluntário de atividades relacionadas e/ou conversando com pessoas de valorização de profissional na área pretendida.

Aproveite o seu tempo durante o primeiro e o segundo ano da graduação para cursar disciplinas eletivas, nas quais você possa estar ligeiramente interessado em formar seu futuro caminho de estudo. E, para te ajudar, dá uma olhada nas opções de cursos que a ESPM oferece, é uma variedade de aulas e disciplinas que vão de administração à ciências sociais.

ensino superior espm

Valorização profissional

O que você pode fazer, se as suas expectativas profissionais não estão alinhadas com o que o mercado de trabalho realmente paga? Se você está pensando em investir seu tempo para buscar capacitação e destaque em suas experiências, provavelmente já se perguntou quanto valeria seu diploma. A maioria dos estudantes universitários coloca uma alta prioridade no salário, uma vez que antecipam o emprego após a formatura.

O Brasil é o país onde cursar o ensino superior aumenta mais as chances de empregabilidade e garante melhores salários. É o que mostra a pesquisa elaborada pelo IBGE, que coletou dados brasileiros e integrou com a base de dados da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e descobriu que, enquanto uma pessoa com o diploma universitário no Brasil ganha 2,5 vezes mais do que alguém com ensino médio.

Se você tem uma experiência significativa de trabalho ou estágio, um diploma de qualificação com elevado reconhecimento é o que os empregadores estão procurando. Os cursos universitários elevam significativamente sua posição, aumentando seu salário conforme o tempo de dedicação aos estudos. Quanto mais você fizer na faculdade para se preparar para o local de trabalho, maior será o seu salário.

Também é importante considerar valores de emprego além da remuneração. Considere fatores como o potencial para o avanço, a satisfação com o conteúdo diário das atividades de trabalho, benefícios e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, a fim de tomar uma boa decisão ao avaliar ofertas para seu primeiro emprego depois da faculdade.

Empreendedorismo

É fundamental investir em ensino superior para nutrir sua mentalidade inovadora frente ao mercado. Certifique-se de ter sempre o que incluir em seu currículo, para que possam ver o quanto você está se qualificado, principalmente se pretende empreender para empregar o conhecimento adquirido na universidade.

A figura do professor/mentor – alguém mais expe­riente que dá conselhos e compartilhar experiências – é importante para trans­mitir valores, ideias, atitudes e ajudar na tomada de decisão dos empreendedores universitários. Além disso, é importante perceber que o ambiente acadêmico e o relacionamento com os colegas e professores podem fazer toda diferença no seu futuro. Muitos contatos profissionais podem surgir dos contatos estabelecidos nesse período.

Os empreendedores que cursam o ensino superior também valorizam mais o apoio, em comparação à média brasileira: 54,8% dos alunos acreditam que os mentores ajudam muito.

Interessados em temas da inovação, empreendedorismo, criatividade, design e comunicação que desejam entender como criar produtos e serviços que atendam ou superem as expectativas dos seus clientes devem procurar uma formação de qualidade. Pensando nisso, a ESPM oferece aos nossos estudantes uma formação focada em candidatos que têm determinação suficiente para levar seu diploma aos mais altos níveis do mercado, em contrapartida a instituição conta com compromisso de elevar a qualidade do ensino e reputação da instituição a degraus cada vez maiores.

 Clique aqui para mais informações!

Escrito por Vitor Freitas

Graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing e MBA em Gestão do Entretenimento pela ESPM-Rio. Atualmente está cursando a Pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing.