Vitor Freitas - May 21, 2019

Jornalismo: de Gutemberg aos dias atuais

É impossível dizer ao certo o dia em que o jornalismo surgiu. Muitos defendem a ideia de que as primeiras notícias mais próximas do formato com que temos hoje tenham sido ideia de Júlio César, em 59 a.C. Há também quem defenda que os primeiros anúncios foram criados pelos israelitas, gregos ou babilônicos. A verdadeira revolução aconteceu com Johann Gutenberg com a invenção da imprensa. Com o crescimento do uso de seu invento, as publicações se tornaram tão comuns que, com o decorrer do tempo, quase toda cidade grande tinha um jornal diário.

Dessa maneira, o jornalismo clássico teve seu início e crescimento através da forma impressa. Passando por diferentes mudanças ao longo do tempo, o jornal impresso teve seu auge após a Primeira Guerra Mundial e entrou em decadência com o surgimento do rádio. Não muito tempo depois, a televisão se tornou um grande inimigo do jornal impresso e o telejornalismo passou a ser a grande referência. jornalismo espm 2

O JORNALISMO HOJE

Com tantas mudanças em pouco tempo, o jornalismo se tornou uma profissão em constante evolução, autocrítica e desafios. Por ser uma carreira tão dinâmica, o curso de jornalismo é muito procurado por concluintes do Ensino Médio.

Mas como é o jornalismo hoje?

É incoerente dizer que, com o surgimento da internet, todas as outras formas de jornalismo se tornaram obsoletas. O telejornal ainda exerce tremenda influência sobre a sociedade e tem um papel importantíssimo na comunicação em massa. O jornal impresso, por sua vez, passou por diversas crises e tem se reestruturado e crescido como jornalismo digital.

Dessa forma, podemos dizer que o jornalismo de hoje é muito mais dinâmico do que jamais foi. Com o avanço das mídias sociais e da internet, muitos profissionais passam a conduzir seu trabalho em conjunto a esses novos meios, criando redes de informação e conteúdo cada vez mais relevantes.

O intenso fluxo de informações que correm o mundo em milésimos de segundo, fazem com que os profissionais da área tenham um excelente conjunto de oportunidades . Por isso é extremamente importante que a nova geração de jornalistas tenham uma excelente base acadêmica e profissional. Isso não só garante que as pessoas tenham acesso a informações de qualidade, mas também auxilia o constante crescimento da carreira.

O PERFIL DO JORNALISTA

O Jornalismo é uma profissão que está a serviço da sociedade. É fundamental que todo jornalista saiba, compreenda e viva essa premissa. Com um papel extremamente importante e indispensável, todos que desejam seguir a carreira devem ter em mente o que se espera desse profissional. Abaixo, separamos algumas características importantes de um bom jornalista.

Ética: a ética é uma das bases do jornalismo. Levando em conta o poder e influência que a informação tem sobre a sociedade, um bom jornalista deve levar sempre em conta o código de ética da profissão.

Atitude: ter atitude é um requisito exigido de todo jornalista. Saber enxergar a notícia e a informação em cada oportunidade é realmente importante.

Domínio da língua: ter domínio da língua na qual está atuando não significa que você deve conhecer todas as palavras e regras de cor, mas deve ter conhecimento suficiente para comunicar de forma eficiente. Afinal, comunicação sem compreensão não é comunicação.

Pensamento crítico: ter o pensamento crítico não é atacar quem discorda de você, mas é saber levantar questões importantes que tem o objetivo de mudar a vida das pessoas para melhor.

Empreendedorismo: é extremamente importante, principalmente em mercados como o brasileiro, que o jornalista tenha uma visão empreendedora. Isso faz com que sua carreira acadêmica e profissional seja construída sobre uma base flexível às oportunidades do mercado e não engessada às tradicionais formas laborais.

Existem ainda outras características muito importantes para quem decide cursar jornalismo. Até porque, existem diversas formas de jornalismo, como esportivo, econômico, de dados e muitos outros, onde cada um deles atraem profissionais de diferentes perfis. É importante ressaltar que no jornalismo digital as narrativas devem sempre ser construídas de acordo com os novos meios, gerando constante engajamento com a informação, que só as novas formas de comunicação podem oferecer.

Se você quer cursar a faculdade de jornalismo, estude na ESPM, que é uma das mais conceituadas escolas de comunicação da América Latina. É nossa tradição preparar profissionais que estejam prontos para atuar em diferentes mídias, desenvolvendo o que é necessário para ter destaque na carreira. Vem pra ESPM!

Conheça nosso curso de Jornalismo

Escrito por Vitor Freitas

Graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing e MBA em Gestão do Entretenimento pela ESPM-Rio. Atualmente está cursando a Pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing.