Sociedade do consumo: como entender as ciências sociais na atualidade?
O mundo se transforma rapidamente, e, ao mesmo tempo, vemos uma mudança de comportamento nas relações de consumo. Uma sociedade de consumo se caracteriza pelas conexões entre as pessoas e seus hábitos, costumes e atitudes frente às demandas e necessidades do mercado. Ou seja, como os consumidores se comportam diante do processo natural de se relacionar com o mercado, seus desejos, necessidades e aspirações.
Entender como se articulam todas essas interações e como estas impactam nas percepção e atitudes do consumidor é o grande desafio do profissional de Ciências Sociais e do Consumo. Este profissional deve estar preparado para compreender as subjetividades das ações humanas, que se refletem em seus comportamentos e preferências no processo de compra.
Além disso, o cientista social de consumo é um especialista em compreender não só a cultura, as formas de significar o mundo e valores dos consumidores como também está apto a analisar o mercado, monitorar as tendências e propor projetos de impacto social.
Conheça agora um curso voltado exclusivamente para compreender as atitudes do consumidor frente ao mercado.
Ciências Sociais e do Consumo: O curso do futuro
Há algumas décadas pouco comportamentos de consumo mudaram consideravelmente. Hoje seria praticamente impensável consultar uma lista telefônica para procurar um número de telefone, bem como os mapas, que tanto nos auxiliavam na navegação em ruas desconhecidas, hoje não ocupam mais os porta-luvas dos carros. Os hábitos sociais se transformaram, e os hábitos de consumo acompanharam essas mudanças.
Compreender como funcionam as novas relações e estruturá-las sob um viés de comportamento do consumidor é o grande diferencial do curso de Ciências Sociais e do Consumo. Um curso pioneiro, que associa o olhar antropológico, sociológico e psicológico que fazem o ser humano atuar na sociedade como consumidor, pautado em valores éticos e voltados para uma preocupação premente com o ser humano.
Premissas de um curso inovador
Um dos pontos mais interessantes do curso de Ciências Sociais e do Consumo é pensar o comportamento humano em sua integridade. Por isso, seguir alguns princípios é fundamental para a formação do cientista social e do consumo:
- Respeito a pluralidade de ideologias.
- Ética e responsabilidade socioambiental.
- O consumidor deve ser compreendido como pessoa, antes de tudo. Consumir é apenas um dos papéis da vida.
- Consumo não é consumismo. Materialismo não deve ser o maior objetivo da vida.
- A intolerância deve ser transformada em aceitação e inclusão.
Um profissional plural, como o mercado precisa
A formação do cientista social e do consumo pela ESPM está alinhada às exigências do mercado. O egresso é capaz de atuar no desenvolvimento de projetos de impacto social e educação para a diversidade, com foco em responsabilidade socioambiental nos departamentos de RSE das organizações, bem como desenvolver ações de apoio à diversidade de gênero e a pessoas com deficiência. O aluno pode, ainda, atuar em institutos de pesquisa e em agências de publicidade, com pesquisa de mercado, consumer insights e tendências.
Desenvolver a formação humana, tendo como essência a ética e a responsabilidade sobre o indivíduo, em um curso pioneiro e inovador. Esse é o curso de Ciência Social e do Consumo da ESPM.
Para saber mais, acesse o site e confira os principais diferenciais do curso.
Design, novas mídias e o papel do profissional
Escrito por Amanda Santana
Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.