Câmera, ação! Conheça o mercado promissor de cinema e audiovisual
Uma boa história tem nos encantado desde sempre. Construir uma narrativa e um roteiro que prenda o público é o grande desafio para quem quer cursar a área de audiovisual.
E isso não se resume à função do roteirista. Você conhece as áreas de atuação de um bacharel em Cinema e Audiovisual? Venha descobrir um pouco mais a respeito da rotina do profissional da sétima arte.
As áreas do Audiovisual
O cinema e a produção audiovisual pode ser dividido em três grandes áreas de atuação, que comportam atividades e rotinas para que o espectador seja encantado pelo produto final.
Na pré-produção audiovisual encontramos, majoritariamente, o trabalho do produtor executivo e do roteirista.
Na produção em si temos uma infinidade de atuações, como o trabalho do câmera, do figurinista, do iluminador, do diretor de fotografia, do diretor de cena, do diretor geral, do contrarregra, do continuísta, dentre outros.
Já na pós-produção é possível atuar em diferentes áreas também, como editor, finalizador, colorista, animador. Ou seja, há uma pluralidade de atuações em que o profissional de Cinema e Audiovisual pode se especializar para atender a uma demanda grande do mercado por conteúdo audiovisual.
O passo a passo de uma história bem contada
O curso de cinema tem como uma de suas principais características a possibilidade de articular, desde o princípio, a teoria à prática. Isso porque o aluno desse curso vê, desde o início, conteúdos que relacionam a teoria cinematográfica e de formação humana à prática da profissão de produção audiovisual.
As disciplinas preparam o aluno para trabalhar em produtoras de cinema, em televisão, na área de publicidade ou em qualquer empresa que tenha interesse em desenvolver um conteúdo audiovisual. O bacharel sai do curso com conhecimento não só para construir um enredo de sucesso e colocá-lo em prática como também tem noções de como gerir um negócio na área.
Essa formação executiva é muito importante e um diferencial do bacharel, visto que é uma forma de ele ter uma noção ampla e estratégica de cada uma das áreas, desde a pré-produção até a entrega do produto. Além disso, o profissional se capacita para gerir sua própria carreira, inclusive com a possibilidade de empreender no ramo. Uma maneira de entender o segmento e conhecer o mercado brasileiro.
O mercado brasileiro de audiovisual
Após um período de baixa nas produções audiovisuais, o mercado vem ganhando cada vez mais força. Há alguns anos há uma crescente demanda pelos profissionais desse segmento, visto o sucesso das plataformas de streaming, de canais no Youtube, ou até mesmo para produção de conteúdo em EaD e games.
Sem contar que dominar as técnicas de produção e execução que utilizam elementos de inovação na produção audiovisual e utilizar softwares com tecnologia de ponta para edição e finalização são imprescindíveis para as realizações audiovisuais hoje em dia.
Tecnologia e inovação: a nova cara do audiovisual
O cinema é feito de tecnologia. Desde a invenção dos primeiros aparelhos ópticos, como o cinemascópio e o cinetoscópio a tecnologia anda lado a lado com o cinema. Grandes sucessos do cinema hollywoodiano só são possíveis graças aos efeitos especiais.
Desenvolver um roteiro, realizar uma produção, fazer uma animação, editar e finalizar um filme são aptidões técnicas inerentes ao cineasta e produtor audiovisual. E contar também com a habilidade de pensar todos esses passos de maneira relacionada e estratégica é um dos principais diferenciais da ESPM. Quer saber mais? conheça mais sobre nosso do curso de Cinema e Audiovisual.
Escrito por Vitor Freitas
Graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing e MBA em Gestão do Entretenimento pela ESPM-Rio. Atualmente está cursando a Pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing.