Daniel Brito - Sep 6, 2021

O que fazer para escolher a profissão certa?

Chegou a hora de escolher qual graduação fazer, mas você está cheio(a) de receio, temendo não encontrar a profissão ideal ou fazer uma escolha errada? Se serve de consolo, essa não é uma angústia só sua. Sair do Ensino Médio e já pensar qual a profissão que melhor se encaixa para o seu perfil é algo que tira o sono de milhares de estudantes que estão no ano do vestibularSabendo da importância dessa decisão, neste post, você pode conferir algumas dicas que vão lhe dar um norte na hora de escolher o curso. Continue a leitura e descubra como encontrar a profissão ideal para o seu futuro!

Como saber que profissão seguir?

Para começar, é importante desmistificar esse conceito de receita ou fórmula mágica para decidir. Por se tratar de um passo importante e divisor de água na vida de qualquer estudante, a decisão requer análise e reflexões sobre o assunto. Não é uma tarefa tão simples e requer pesquisa, mas não é algo impossível.

Para fazer uma analogia simples, imagine um funil. No topo estão todas as milhares de opções disponíveis no mercado; para ultrapassar a primeira etapa você deve separar as áreas de atuação e escolher aquela que mais se enquadra no seu perfil e na sua aptidão. Isso decidido, você vai para a segunda etapa com menos opções. Nesse momento, você pode fazer um teste vocacional para entender as profissões mais próximas do seu perfil.

Com o resultado em mãos, entre os cursos sugeridos, começa o processo de pesquisa e eliminação, até que você possa avançar cada vez mais no funil, com menos opções até o momento de decisão do vestibular. 

Viu como pode ser simples? Para facilitar ainda mais, separamos dicas que podem ajudar a melhorar o processo de busca e eliminação. 

5 dicas para escolher a sua profissão

Se você busca ajuda para escolher a profissão que mais se adequa ao seu perfil e aos seus planos futuros, chegou ao local certo! Separamos cinco dicas que vão enriquecer a sua procura e auxiliar você do início ao fim para afunilar as possibilidades e chegar ao curso ideal. Confere aí!

1. Escolha a área de atuação de acordo com as matérias de aptidão

Há três áreas de atuação: exatas, humanas ou biológicas. Cada uma é um universo que contempla diferentes profissões e matérias a serem estudadas. Logo no colégio, é possível perceber qual das áreas de conhecimento mais atraem você. Geralmente, essas matérias são as que você consegue assimilar melhor e/ou que mais o(a)agrada. Alguns exemplos de profissões em cada uma são:

Exatas:

Humanas

Biológicas

  • Medicina;
  • Odontologia;
  • Fisioterapia;
  • Enfermagem;
  • Biomedicina.

Leia também:

Baixe agora o ebook sobre "Tutorial de como entender sua vocação!"

2. Faça testes vocacionais

Os famosos testes vocacionais são desenvolvidos para que, por meio do perfil e das aptidões do estudante, seja possível mapear as profissões que, teoricamente, encaixam-se melhor com o seu perfil. Por meio de perguntas geralmente objetivas, o algoritmo pode afunilar a pesquisa e entregar sugestões mais coerentes e próximas do que o aluno pode considerar como possível profissão.

É uma técnica que funciona para muitas pessoas, mas não deve, necessariamente, ser levada como regra. Nem todas as opções são adequadas para os anseios do estudante, mas é uma forma de elencar as possibilidades. 

3. Pesquise um pouco sobre cada profissão que tem em vista

Não há como tomar uma boa decisão sem antes estar munido de todas as informações possíveis. É hora de procurar referências, entender o mercado de trabalho, a média salarial, áreas de atuação, atividades realizadas e muitas outras questões inerentes a toda profissão.

Com essa bagagem, você pode começar a pensar na profissão que lhe trará mais possibilidades dentro do que você gostaria de exercer. Alguns sites seguros que podem auxiliar nesse processo são:

4. Analise a grade curricular da graduação

Além de olhar o curso oferecido em instituições de qualidade, analise a grade curricular, ou seja, as matérias que serão ofertadas na graduação ao longo dos períodos. Assim, você terá uma ideia melhor do direcionamento oferecido e entenderá se a universidade em questão oferece um ensino prático para capacitar e preparar melhor os estudantes para atuarem no mercado de trabalho.

É a partir da grade curricular que você pode entender e imaginar se a opção está distante ou não do que você busca realizar enquanto profissional dentro do mercado de trabalho.

5. Converse com alguém da área

Uma forma de esclarecer suas dúvidas e entender mais sobre a rotina e atuações da profissão que tem em vista é conversar diretamente com quem está, diariamente, exercendo atividades dentro do setor. Além de ser uma forma de adquirir mais conhecimento, você consegue entender as possibilidades e saber de maneira real como o mercado funciona na sua cidade, caso você pretenda permanecer e se estabilizar no local.

Se for uma possibilidade, peça para acompanhar de perto um pouco da rotina. Esse é um excelente momento para entender a prática. E não se preocupe, visitar ambientes de trabalho é algo comum em alguns lugares. Se for tímido, chame um amigo para  acompanhar você; o importante é não deixar passar a oportunidade.

Chegou a sua vez de escolher o melhor para o futuro!

Com essas dicas em mãos e seguindo as etapas sugeridas, agora, você pode começar a pesquisar sobre a sua possível profissão. Lembre-se de que cada pessoa passa por processos diferentes. Ao longo do tempo até o vestibular, podem surgir outras opções e não há problema. Quanto mais você conhecer diferentes áreas, melhor será para o processo de decisão.

Ainda está inseguro e quer se aprofundar antes de escolher a graduação ideal? Conheça o tutorial de como escolher a sua vocação e tire todas as suas dúvidas sobre esse momento tão importante e decisivo na sua vida!

Baixe agora o ebook sobre "Tutorial de como entender sua vocação!"

Escrito por Daniel Brito

Coordenador de Business Intelligence e CRM da ESPM. Especialista em Marketing, graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e pós-graduado em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela mesma instituição. Futuro mestre em Comportamento do Consumidor, possui mais de 10 anos de experiência no mercado de educação e ensino.