Amanda Santana - Jun 30, 2019

Segunda graduação: a mudança de carreira que você esperava

Voltar para a universidade é uma grande decisão. Principalmente porque está quase sempre está associada a uma mudança ou atualização na carreira, ou pode ser uma questão de salário, avanço, oportunidade ou confiança - ou mesmo apenas uma sensação de que você está realmente insatisfeito em seu trabalho.

 Muitos adultos que optam por voltar à  sala de aula já possuem um diploma de bacharel, que pode ou não estar relacionado ao seu campo de trabalho. Isso pode levantar inúmeras questões, como a sua capacidade de continuar trabalhando em tempo integral, sem deixar de gerenciar sua vida familiar e social. 

Talvez você tenha pensado em uma segunda graduação, mas está em cima do muro. Vai valer a pena ? Como isso pode mudar sua carreira? Existem muitas perguntas. Veja a seguir alguns pontos a serem levados em consideração antes de tomar essa decisão.

segunda graduacao

Conseguir um segundo diploma de bacharel

Se você está procurando uma mudança de carreira completa, ou pelo menos uma mudança significativa, uma segunda graduação provavelmente é uma opção a ser considerada. Ganhar uma licenciatura no campo em que você deseja transacionar pode representar um salto para sua nova carreira. Veja as vantagens de conquistar outro diploma:

  • Você pode aproveitar créditos disciplinares que obteve na primeira graduação. Isso significa que você não precisa necessariamente repetir aulas introdutórias ou pré-requisitos básicos da graduação. Isso não só economiza tempo, mas dinheiro também.
  • Você pode enfrentar menos obstáculos ao entrar no programa, pois há diferentes formas de admissão para alunos já graduados.
  • Você será um candidato mais diversificado para futuros cargos, capaz de demonstrar um amplo nível de conhecimento em várias disciplinas. Isso permite que você adapte seus aplicativos à área específica de conhecimento que seu potencial empregador está procurando.

Conseguir outra qualificação pode te levar a um prêmio salarial, devido às  capacidades que podem ser aprendidas na universidade. Naturalmente, existem vários fatores a serem considerados para determinar qual opção melhor se ajustará às suas necessidades, ou dar-lhe-á o máximo benefício a longo prazo. É prudente olhar para os prós e contras de ambos os lados para que você possa tomar a melhor decisão.

Algumas considerações a serem levadas em conta incluem o tamanho de seus fundos, o assunto ou tópico que você pode estudar, as habilidades que poderá adquirir, o retorno do seu investimento e seu compromisso em manter o curso. 

Faça um novo caminho na sua carreira

Talvez o seu tempo no campo atual tenha sido geralmente insatisfatório, desinteressante ou não financeiramente compensador. Independentemente de como você chegou a esse ponto, é claro que é hora de dar passos ativos em direção a outra carreira. Pode ser um momento emocionante e assustador.

Seus anos de experiência de trabalho em um campo significam muito para os recrutadores, pois estes enxergam um segundo grau como uma prova poderosa e tangível de seu conhecimento e comprometimento enquanto profissional. Em muitos casos, uma promoção é possível, porque diz que você já dominou sua função anterior e está pronto para mais responsabilidade. 

Conseguir uma segunda formação  pode tomar uma área que você já conhece muito bem e aumentar sua posição na carreira, dando-lhe credenciais legítimas para provar seu conhecimento.

Se você estiver pronto para começar a subir até o topo da sua carreira, a ESPM tem opções flexíveis para tornar possível o caminho para o seu futuro. Saiba mais sobre os cursos de graduação no site oficial da instituição.

Inscreva-se na ESPM

Escrito por Amanda Santana

Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.