Experiência profissional e graduação: entenda essa relação
Candidatar-se a um emprego sem experiência é uma luta árdua, mas não desista - saiba o que você pode fazer para aumentar suas chances de sucesso. É uma situação clássica: você precisa de experiência para conseguir uma oportunidade no mercado e de um emprego para ganhar experiência.
Isso pode parecer desanimador, mas lembre-se de que você não está sozinho. Encontrar um emprego com pouca ou nenhuma experiência não é impossível: você só precisa da determinação e da tenacidade para descobrir as oportunidades certas.
Há muitas maneiras de impulsionar o seu currículo, obter as habilidades que os potenciais empregadores estão buscando e “colocar o pé na porta”.
Procure por estágios
Se você está lutando para garantir uma posição no mercado, os estágios são uma ótima maneira de ganhar essa experiência tão necessária. Eles tornam possível ganhar um salário enquanto adquire conhecimento em primeira mão. Além disso, ajudam a construir uma rede de contatos que pode, às vezes, levar a um emprego permanente.
Há diversas empresas que oferecem programas de estágio, portanto, fique de olho nos sites das organizações nas quais você está interessado. Os estágios podem durar de algumas semanas a um ano e são muito populares - espere enfrentar um processo de candidatura competitivo, especialmente em empresas maiores.
Comece o voluntariado
Posições de voluntariado são mais facilmente asseguradas do que um estágio e são uma maneira infalível de aumentar sua empregabilidade, especialmente se você não tiver experiência relevante. Embora não seja remunerado, você aproveitará as habilidades e os contatos que ganhar.
Tente obter trabalho voluntário relevante para a área em que você gostaria de trabalhar, porque essa atitude demonstra compromisso, iniciativa e uma forte ética de trabalho - afinal, você desempenha funções mesmo sem remuneração -, que são características valiosas e atraentes para os possíveis empregadores.
Você também desenvolverá uma gama de habilidades desejadas e transferíveis, como trabalho em equipe, confiança, gerenciamento de tempo, adaptabilidade, comunicação e organização.
Construa suas redes
Quando você está começando sem experiência, quem conhece pelo caminho pode ser tão importante quanto seu próprio conhecimento. Uma recomendação para um empregador de um contato pessoal seu abre muitas portas. Mas como você constrói uma rede de contatos se ainda está lutando para entrar no mercado?
Se você está na universidade, utilize os contatos disponíveis no seu ciclo universitário. Aproveite ao máximo as feiras, eventos de networking, recrutamento e palestras de potenciais empregadores.
Visite a Incubadora de Negócios ESPM-SP, que oferece um Programa de Apoio Gerencial, Operacional e Financeiro que contribui para que estudantes e ex-estudantes transformem suas ideias em empresas lucrativas, por meio de parcerias com as disciplinas de Marketing e Administração, IBM, Cubo Itaú e outras conexões.
Essas iniciativas de carreiras universitárias também podem colocar você em contato com os empregadores em sua área de interesse. No decorrer dos semestres, muitas oportunidades como estas surgem, por isso, é importante manter o contato com as pessoas que você conheceu em estágios de trabalho ou colegas voluntários - você nunca sabe quando esses contatos podem ser úteis.
Valorize as habilidades que você tem
Concentre-se em construir um perfil focado nas habilidades que você tem, em vez se preocupar com aquelas que ainda precisa conquistar. Analise a descrição da vaga que aplicará e liste todas as habilidades e qualidades pessoais que o tornam apto para o emprego.
Certifique-se de enfatizar habilidades flexíveis e transferíveis, como comunicação, capacidade de liderança, trabalho em equipe e atenção aos detalhes, destacando exemplos de sua dedicação e comprometimento com o aprendizado, obtidos por meio de trabalho voluntário, estágios ou projetos acadêmicos.
Se está buscando uma graduação que te conecta com uma verdadeira experiência profissional, conheça a ESPM, que está há 66 anos no mercado ensinando seus alunos a transformarem o mundo.
Objetivo profissional: como descobrir o seu?
Escrito por Vitor Freitas
Graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing e MBA em Gestão do Entretenimento pela ESPM-Rio. Atualmente está cursando a Pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing.