Daniel Brito - Aug 12, 2021

Saiba como se preparar para o vestibular ESPM!

Ingressar no ensino superior já é um feito importante para a construção de uma carreira. Conseguir alcançar isso em uma das melhores instituições do país é sensacional! Sabendo disso, confira dicas imperdíveis para se preparar da melhor maneira para o vestibular da ESPM a universidade ideal para você que quer uma carreira de sucesso. Confira o texto!

Cursos de graduação

Possuindo na sua história e no DNA de inovação, a ESPM sempre se destacou por buscar elementos e fazer investimentos para potencializar a qualidade do ensino oferecido ao seu corpo estudantil.

Desde a sua criação, o seu principal objetivo é elevar o nível da publicidade brasileira por meio da formação de profissionais cada vez mais capacitados. Com o passar do tempo, outras áreas foram agregadas a grade de cursos, mas todos com a excelência que já é característica da instituição. 

Hoje, fazem parte da universidade os cursos de:

Vestibular ESPM: como é o novo processo seletivo

Para fazer parte de uma das melhores universidades da América Latina, há duas formas de tentar o ingresso 100% online, visando a proteger a saúde de todos os envolvidos no processo. Confira como é!

Vestibular tradicional

Realizado em duas etapas, o vestibular consiste na realização de uma entrevista com um professor da ESPM e a realização de uma redação com até 400 palavras. Para essa modalidade, a inscrição custa R$ 120,00.

Ingresso pelo ENEM

Quem realizou a prova do ENEM em qualquer uma das edições pode utilizar a nota para tentar uma vaga no processo seletivo. Vale lembrar que você pode investir nos dois tipos de vestibular, duplicando, assim, as suas chances de ser aprovado na ESPM. O candidato que optar por tentar as duas formas de ingresso precisará realizar apenas uma entrevista e a redação.

Além disso, a taxa de inscrição é mais barata, custando R$ 50,00.

Dicas para se preparar

Prepare-se para a entrevista

Sabendo que a etapa inicial diz respeito a uma entrevista virtual via Zoom com um professor da instituição, sendo o seu primeiro contato com o corpo acadêmico, trata-se de um ponto decisivo para sua aprovação. Logo, é imprescindível que você se prepare para apresentar o seu melhor de maneira adequada.

Não sabe como se portar nesse momento? É mais simples do que você pensa! Confira 6 dicas para se preparar da melhor maneira possível!

1ª - Escolha o local ideal

Procure um ambiente tranquilo, longe de interferências externas ou barulhos que possam prejudicar o andamento da conversa. Esse é um momento importante, certifique-se de que seja realizado de forma a evitar distrações.

2ª - Pegue seus documentos

A apresentação do documento oficial que foi anexado na inscrição é indispensável! Se não o fizer, poderá ser impedido de realizar a entrevista. Sendo assim, não vacile! Deixe a documentação original com foto próxima a você para apresentar quando for solicitado no início da chamada.

Leia também:

Baixe agora o ebook da ESPM - LifeLab!

3ª - Boa linguagem é fundamental

Evite o uso de gírias. Por não se tratar de uma conversa informal, o ideal é que você utilize uma linguagem neutra e sem erros gramaticais. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica. Sua comunicação oral diz respeito à grande parte da sua apresentação pessoal, cuide para compartilhar o que for coerente durante a conversa.

4ª - Estude o material de apoio

Estude as referências disponibilizadas no edital referente a sua prova! A avaliação segue critérios como: boa articulação acerca da temática, embasamento teórico e repertório adquirido em pesquisas complementares sobre o assunto. 

Vale lembrar que os entrevistadores são especialistas na área do curso escolhido, logo, sem preparo, não há como conduzir de forma qualificada a conversa. Nem pense em investir na enrolação, de longe, é possível reconhecer alguém despreparado.

5ª - Tenha eloquência e desenvoltura

Durante a entrevista, são analisados o planejamento e o estudo feito pelo estudante, o domínio conceitual, a capacidade de fundamentar e elaborar uma reflexão coerente e a capacidade de expressão verbal e comunicação. Dessa forma, busque apresentar, de forma clara, sua proposta e as pontuações acerca do tema solicitado. 

6ª - Administre o seu tempo

A entrevista é de 30 minutos. É importante estar atento para gerir da melhor forma o tempo e as respostas. Cuidado para não se perder em respostas longas e confusas, que podem tirar a chance de apresentar mais soluções relevantes. 

Prepare-se para a prova escrita

Por se tratar de uma avaliação de redação, é esperado que o aluno consiga atender a critérios básicos, como ortografia adequada, coerência e coesão. Para além dos critérios linguísticos, o vestibulando deve apresentar originalidade, criatividade e domínio do tema escolhido. 

Sabendo disso, a dica é um clichê, mas que faz toda a diferença: a prática é o que leva à perfeição! Para se destacar entre os concorrentes, busque se empenhar para entregar qualidade nas 400 palavras exigidas para avaliação.

A leitura é um grande aliado e ajudará você a formular sentenças com mais propriedade e de uma forma mais atrativa para quem fará a correção. Sendo assim, invista na leitura e na escrita.

Leia o edital

Para ter acesso a todas as regras e informações pertinentes a todas as etapas, desde a inscrição até a realização da matrícula, leia com atenção o edital referente à cidade e à modalidade de ingresso escolhida. Você pode conferir o arquivo por meio dos links abaixo:

Vestibular tradicional

Ingresso com nota do ENEM

Chegou a sua vez!

Anotou as dicas? Agora, você pode praticar e se jogar sem medo na ESPM. Até chegar o dia das avaliações e ver seu nome na ESPM lista de aprovados, que tal conhecer um pouco mais o que o/a aguarda na instituição? Baixe gratuitamente o e-book “ESPM LifelLab: uma nova ideia” e conheça um dos motivos que fazem da instituição a melhor opção para garantir sucesso no seu futuro!

Baixe agora o ebook da ESPM - LifeLab!

Escrito por Daniel Brito

Coordenador de Business Intelligence e CRM da ESPM. Especialista em Marketing, graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e pós-graduado em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela mesma instituição. Futuro mestre em Comportamento do Consumidor, possui mais de 10 anos de experiência no mercado de educação e ensino.