Fabio Takeuti - Jul 30, 2021

Como posso obter uma segunda graduação?

Existem vários questionamentos quanto à ideia de se fazer uma segunda graduação; entre eles, a volta para a sala de aula, a conciliação com o trabalho atual e, até mesmo, como conciliar tudo isso com o convívio com a família, sem prejudicar a vida pessoal.Além disso, em alguns casos, a primeira graduação pode não atender às expectativas, logo, dar um “segundo” passo para melhorar a carreira é essencial. Diante disso, é perceptível que novos campos de visão no mercado de trabalho são abertos, e além de uma maior experiência, a segunda graduação capacita o profissional ainda mais, valorizando o seu currículo. 

Dessa forma, para entender mais sobre a importância de uma segunda graduação, leia este post até o final!

Por que fazer uma segunda graduação?

A partir de um grande número de ofertas de cursos, ter apenas uma graduação tornou-se, em alguns casos, insuficiente para o mercado de trabalho atual. Em decorrência disso, para ter acesso a um lugar de relevância na sua profissão, pode ser necessário abrir novos caminhos para acessar outros conhecimentos e posições de melhor evidência. 

Mesmo que o primeiro e o segundo diploma não sejam na mesma área do conhecimento, eles podem ser complementares e alavancarem seu status profissional, atendendo a várias necessidades e demandas da empresa de forma interdisciplinar. Com isso, o investimento em uma graduação na ESPM pode ser a chave para uma virada na sua carreira.

Benefícios de se investir na segunda graduação

Conquistar um segundo diploma pode ser o caminho certo para quem tem o objetivo de crescer na carreira exercida ou, até mesmo, ingressar em outros campos no mercado de trabalho. Diante disso, existe uma facilidade para ingressar na segunda graduação na ESPM, que prepara você para um amplo nível de desenvolvimento no mercado de trabalho.

Dessa maneira, é possível obter novas faces da profissão e conhecimentos que podem melhorar a sua qualificação profissional, bem como aumentar sua capacidade de atuar de forma multidisciplinar, garantindo um retorno do seu investimento pessoal e financeiro e um salto na sua carreira, tornando-se um candidato diferenciado para futuros cargos. 

Com a graduação ESPM, é notório que existem inúmeras possibilidades de aprendizado e de crescimento por meio dos cursos ofertados, possibilitando a chance de aproveitar créditos disciplinares que obteve na primeira graduação, economizar tempo e otimizar o desenvolvimento. A faculdade adaptou todo o processo de vestibular de forma online, a fim de proporcionar ao candidato total segurança e comodidade durante a realização do processo, sem que se exponha a qualquer risco. 

A ESPM

A faculdade ESPM oferece uma estrutura elaborada e completa para o aluno obter a melhor forma de ensino por meio de um suporte que possui uma rede de apoio e um atendimento de qualidade com funcionários que estão sempre dispostos a auxiliar o estudante da melhor forma possível. Assim sendo, a graduação na ESPM pode atender às suas necessidades por meio de 8 campus em diversas regiões do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Leia também:

Baixe agora o ebook "Guia do vestibulando" da ESPM!

 

Sobre os cursos

Para escolher a graduação ideal para o seu futuro, é preciso entender as necessidades e objetivos a serem alcançados com essa formação. Uma das formas de fazer essa análise é mapear profissões de destaque no mercado de trabalho e que oferecem diversas possibilidades de atuação e reconhecimento.

Seguindo essa linha de raciocínio, algumas alternativas de cursos que podem ser excelentes opções são:

Ingressar na sua segunda graduação na ESPM 

Para iniciar a segunda graduação, é preciso se inscrever no processo durante o período definido pela universidade e exclusivamente pelo site da ESPM. A taxa de inscrição é de, em média, R$ 50,00.

Para se inscrever, é importante que o estudante tenha CPF próprio e um endereço de e-mail. 

1º passo - Análise de documentos:

Envie os seguintes documentos obrigatórios:

  • Carta de motivação;
  • Cópia do diploma (frente e verso);
  • Histórico escolar com carga horária e médias;
  • Conteúdos programáticos das disciplinas cursadas.

Atenção: a grade do curso será avaliada para se analisar as vagas disponíveis para o semestre na ESPM e a data de ingresso do candidato. 

2º passo - Redação online

  • A prova será realizada no dia e na hora definidos pela faculdade;
  • Realização de uma redação online com 300 a 400 palavras;
  • Caso o candidato entregue a prova após o horário disponível, será sinalizado no processo de correção;
  • O candidato receberá login e senha de acesso à plataforma em que deverá realizar a segunda etapa do processo;
  • Serão enviadas, também, as informações sobre os requisitos de sistema necessários e o contato para suporte técnico;
  • Será verificada a possibilidade de o candidato se adaptar ao currículo ESPM e em qual momento do curso poderá ingressar.

Atenção: todos os candidatos estarão sujeitos a vagas remanescentes e, na possibilidade de não haver vagas para o curso/série pretendido, não poderão requerer sua matrícula, podendo ficar em lista de espera, aguardando desistência.

Quem pode fazer?

Esse processo é possível para qualquer aluno que possua um diploma de curso superior em qualquer área e que deseja realizar outra graduação. Para ser considerado um candidato inscrito, basta pagar a taxa de inscrição e enviar os documentos necessários para análise dentro dos prazos definidos.

Portanto, se existe o desejo e/ou a necessidade de uma segunda graduação para qualificação profissional, sem dúvidas, a ESPM é a melhor opção para você ter um currículo mais valorizado, uma vez que oferece um processo seletivo simplificado e é uma universidade bem conceituada, com uma equipe altamente qualificada e ótima infraestrutura.

Para saber mais como funciona o processo seletivo para ingressar em uma segunda graduação na ESPM de forma mais aprofundada, confira o site com os editais e as cidades disponíveis para realização da inscrição!

Acesse nosso site!

Escrito por Fabio Takeuti

Responsável por projetos de mídias digitais, planejamento e desenvolvimento de estratégias para a marca no meio digital, experiência com campanhas online e conversão.