A forma de consumo na sociedade muda constantemente e as tecnologias avançadas fazem com que seja essencial o surgimento de novas áreas do conhecimento, a fim de que se adequem a um formato inovador no mercado de trabalho e sejam compreendidas as práticas relacionadas às compras na sociedade voltadas ao consumo e ao descarte. Com isso, o curso de Ciências Sociais e do Consumo tem a propensão de se tornar uma profissão muito procurada nos próximos anos.Diante disso, vale conhecer um pouco mais sobre o curso e as suas áreas de atuação. Veja mais no post!
O curso é ideal para entender e acompanhar as mudanças no mercado de consumo e no estilo de vida do consumidor ao analisar alguns fatores. Dessa forma, novas segmentações surgem nas empresas e desenvolvem estratégias de marketing e de comunicação inéditas, a fim de melhorar a relação da empresa com o seu público consumidor.
Ademais, o curso capacita você a compreender o papel social, cultural, político, econômico, biológico e ambiental de cada consumo gerado por uma determinada população. Assim, quem atua amplia a possibilidade de propostas inovadoras nas melhorias de marcas e empresas que desejam crescer a partir de um conhecimento específico do seu público.
O curso utiliza conhecimentos na área de humanas como base, fazendo com que a sociologia, antropologia, filosofia, psicologia e conhecimentos tecnológicos sejam essenciais durante a formação.
A graduação tem duração de 4 anos (oito períodos) e exige trabalho de conclusão de curso (TCC) e estágio obrigatório como requisitos para a obtenção do diploma. A maior proposta é a de analisar e visualizar como diferentes consumidores e segmentos de mercado se comportam e pensam, bem como investigar as motivações e os benefícios de valor que os levam a consumir, mas também de ressignificar produtos e marcas nas suas experiências de consumo.
Alguns dos temas abordados no curso envolvem:
Explorar o comportamento do consumidor e estar por dentro dos próximos acontecimentos do mercado de forma analítica e assertiva.
Por meio de uma observação do mercado, atuar na verificação de padrões e tendências relacionadas ao consumo.
Leia também:
Exercer um papel na análise e gestão de condutas dos usuários a partir de um grande conhecimento na área tecnológica.
Oferecer um conhecimento mais amplo do público ao qual a empresa direciona o cliente para que ele esteja ciente dos direitos e deveres como consumidor, além de gerar uma melhor relação entre usuários e empresas.
Administrar propostas que obtenham um impacto social e que possam solucionar problemas ligados ao consumidor e à sociedade em geral.
O mercado exige que você seja capaz de entender e monitorar dados e informações de mercado e consumo, dinâmicas culturais, comportamentais, os principais vetores e motivadores que influenciam nas decisões de compra e consumo, bem como de gerar e acionar insights para criar e validar propostas de valor a partir de um diferencial estratégico de negócios para alcançar sucesso e manter sua relevância.
Desse modo, as organizações precisam considerar que a sociedade e o mercado destes novos tempos são caracterizados por uma maior oferta de bens, serviços, experiências e, também, por um consumidor mais exigente e ativo cujo comportamento de consumo precisa ser avaliado com base não apenas nas suas necessidades econômicas e utilitárias, mas por diversos outros fatores.
Apesar de ser um mercado que está se consolidando, ele possui um grande papel nas empresas, já que a análise do cliente e da forma que ele está consumindo é essencial para o crescimento da instituição. Além disso, deve alcançar a mesma importância que o curso de Administração nos anos seguintes, pois, cada vez mais, as empresas buscam profissionais que entendam o comportamento humano.
Por fim, vale ressaltar que a região Sudeste, especialmente o eixo Rio-São Paulo, apresentam as melhores oportunidades de trabalho.
Apesar de ser um curso relativamente novo no mercado e voltado para tendências que antes não eram levadas em consideração para a venda e criação do universo de marca, a profissão apresenta valorização e destaque. O salário para esse profissional pleno é, em média, R$ 5.000,00. Além de ser um valor confortável, o profissional ainda pode atingir valores mais altos estando em cargos administrativos ou ligados à coordenação de equipes.
O maior medo de alguns estudantes é o difícil ingresso no mercado de trabalho. Para os alunos da ESPM, essa não é uma realidade, já que a faculdade possui mais de 70% de absorção dos seus estudantes pelo mercado de trabalho. Isso acontece principalmente pelos diferenciais oferecidos pela instituição e o seu ensino mais prático com o apoio das agências experimentais.
Portanto, se você deseja seguir a carreira da ciências sociais e de consumo, vale considerar a graduação na ESPM, uma vez que apresenta um leque de oportunidades, qualificação e referência na área. Quer saber mais sobre isso? Acesse o link e se encante ainda mais pelo curso e pela ESPM: Ciências Sociais e do Consumo: conheça esse curso.