Como são as agências Jr. da ESPM?
Durante a graduação, diversas possibilidades são oferecidas para que os estudantes consigam assimilar, de maneira fidedigna e real, o que podem encontrar no mercado de trabalho. Uma das opções para que isso ocorra é participar de Agências Jr. Não sabe o que é isso nem os seus benefícios? Então, continue neste post para saber tudo de mais importante sobre esse tópico e esclarecer os motivos que fazem deste um grande diferencial na sua carreira. Acompanhe!
Importância da realização de um estágio
Quando chega no mercado de trabalho, o profissional recém-formado precisa ter no seu currículo diferenciais e conquistas boas o suficiente para destacar o seu perfil entre os demais. Essa qualificação começa principalmente com a escolha da instituição. O nome da faculdade é o suficiente para gerar reconhecimento.
Outro ponto levado em consideração são as experiências práticas vividas no ambiente acadêmico. Por meio de programa de estágio, os estudantes podem desenvolver habilidades e ganhar uma maior noção do ambiente de trabalho e dos comportamentos adequados. Para quem está no mercado de trabalho, essa vivência é essencial, visto que separa os estudantes mais preparados daqueles pouco experientes.
Sabendo dessa relevância, a ESPM oferece possibilidades para que os estudantes de todas as áreas possam viver, na prática, um pouco do que é realizado no dia a dia da profissão. Orientados e assistidos por professores da instituição, os alunos contam com tecnologia e aparelhos de ponta, alinhados com a realidade e as necessidades das empresas.
Benefícios de fazer parte de uma agência experimental
1. Realização de práticas
O principal objetivo desse tipo de estágio é oferecer aos estudantes ferramentas e desafios que os possibilitem colocar em prática os assuntos que são vistos em sala de aula. Assim, além de fixar melhor o conteúdo, os alunos são capazes de entender como desempenhar, da melhor forma, a função ou atividade que foi passada.
2. Vivência de mercado
Atuando de forma similar às demandas do dia a dia da profissão, essa experiência possibilita uma maior noção acerca do mercado de trabalho, suas necessidades e exigências. Em um ambiente controlado como a academia, o estudante pode, aos poucos, assimilar o que é preciso para ser um excelente profissional e desenvolver suas soft skills de forma mais natural e próxima à realidade.
Aos poucos, é notável o amadurecimento profissional que a vivência proporciona, principalmente por permitir que estudantes pouco experientes lidem com conflitos e demandas que exigem uma postura diferente, cada vez mais profissional.
3. Liberdade para exercitar a inovação
Agências juniores são o lugar perfeito para errar e tentar novos olhares. É nesse momento que o estudante pode experimentar diferentes formas, linguagens e alternativas para a realização da sua prática profissional.
No mercado de trabalho, às vezes, isso não é possível, posto isso, é nesse estágio que o aluno está confortável e assistido para colocar em prática sua criatividade de forma adequada e ilimitada.
4. Reconhecimento pelo mercado de trabalho
O mercado valoriza aqueles profissionais que chegam já com uma certa bagagem profissional. A agência júnior possibilita isso, além do desenvolvimento de qualidades bem vistas nas empresas, como o domínio do trabalho, o olhar inovador e solucionador, além de possibilitar que os ensinamentos estejam frescos na memória dos estudantes que puderam praticar e aprender antes de chegar ao ambiente profissional propriamente dito.
leia também:
- Saiba como se preparar para o vestibular ESPM!
- Jovens no mercado de trabalho: o que esperar para o futuro?
- Como é composto o ESPM LifeLab?
Agências juniores da ESPM
GameLab ESPM
Por meio do game design e jogos, o espaço é direcionado para pesquisas e realização de atividades experimentais direcionadas para o universo lúdico. O foco é utilizar essas ferramentas voltadas para o marketing e a comunicação como um todo.
DesignLab
Atendendo a clientes externos, o laboratório de design é fundamental para que os estudantes dos cursos de graduação possam desenvolver suas habilidades e alinhar seus conhecimentos com as necessidades do mercado de trabalho.
Raia
O Risk Analysis and International Affairs (RAIA) trata-se de um projeto dos estudantes de Relações Públicas, objetivando a análise de economia, geopolítica, negócios internacionais e muito mais, segundo uma perspectiva multidisciplinar, de acordo com tudo que é passado em sala de aula.
NENA
O Nena possui um foco específico: o estudo e a disseminação de informações acerca do continente asiático.
Newronio
O blog de criatividade da ESPM é uma das formas que os estudantes têm de colocar em prática seus conhecimentos enquanto tratam dos mais diversos conteúdos, como cinema, música, games, literatura, design, publicidade e outros. Os estudantes, ainda, são responsáveis pela realização de um podcast.
Anualmente, o site recebe mais de 130 mil acessos orgânicos, reafirmando, assim, a qualidade do que é produzido.
Global Jr.
Por meio da realização de consultorias, a Global Júnior é a agência experimental dos estudantes de Relações Internacionais. O objetivo é entender melhor o mercado e agregar vivências externas à sua bagagem.
ESPM Jr.
Sendo um dos projetos mais consagrados da instituição, trata-se de um grupo de estudantes que realiza projetos para grandes empresas como Motorola, Nestlé e diversas outras dos mais diferentes ramos.
Agência de jornalismo
Publicação laboratorial realizada pelos alunos inscritos no curso de Jornalismo. De forma voluntária, os estudantes são orientados a colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula utilizando os canais próprios do curso para disseminar informações de qualidade em diferentes plataformas.
Junte-se a um time de peso!
Viu quanta possibilidade espera por você na ESPM? Chegou a sua hora de tomar a decisão certa e investir em uma instituição de ensino superior capaz de oferecer subsídios que vão fazer uma enorme diferença na sua formação profissional e para o sucesso da sua carreira.
Quer mais motivos para fazer parte? Consulte o e-book e saiba como escolher uma universidade de qualidade. Estar na instituição certa é o primeiro passo para construir um futuro incrível!
Escrito por Daniel Brito
Coordenador de Business Intelligence e CRM da ESPM. Especialista em Marketing, graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e pós-graduado em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela mesma instituição. Futuro mestre em Comportamento do Consumidor, possui mais de 10 anos de experiência no mercado de educação e ensino.