Fabio Takeuti - Jul 21, 2021

Como é composto o ESPM LifeLab?

A maior função do ensino superior é oferecer ferramentas e conhecimentos para capacitar os estudantes e possibilitar o seu ingresso no mercado de trabalho da maneira mais completa possível.

Para isso, são utilizadas metodologias, ferramentas tecnológicas e tantas outras abordagens com o intuito de agregar valor a esse ensino. Mas se toda instituição está empenhada para isso, como a ESPM se destaca para suprir, da melhor forma, as expectativas das empresas

Continue a leitura deste post e conheça o Laboratório da vida, estruturado e pensado para que os seus estudantes estejam sempre à frente dos demais.

O que esperar de uma graduação

A academia é o local onde os estudantes podem absorver conhecimentos e desenvolver habilidades práticas em relação à sua área de atuação. Trata-se do ambiente propício para preparar o aluno com assuntos e conteúdos que ligam teoria e prática.

Seja por meio dos conteúdos aplicados em sala de aula ou pelas provocações geradas para incentivar reflexões, o ensino em uma universidade é voltado para gerar o desenvolvimento profissional do estudante. Sabendo dos entraves e das exigências do mercado de trabalho, o papel do corpo acadêmico é preparar, da melhor forma, os futuros profissionais, pensando nos entraves e requisitos esperados para um bom desempenho.

O que o mercado de trabalho espera?

É comum que, ao concluírem uma faculdade, muitos estudantes tenham dificuldade em encontrar um emprego. Mas você sabe o porquê disso? A resposta é simples: muitas vezes, a grade curricular não acompanha a evolução do mercado, e o que é passado em sala de aula já não está mais adequado para as mudanças sofridas ao longo dos anos. 

As empresas estão cada vez mais empenhadas em contratar profissionais que vão além de um bom currículo e que apresentem competências que são fundamentais para a realização de um bom trabalho em equipe, sem, necessariamente, estar relacionado ao seu trabalho individual.

Perfil ideal do profissional

Principalmente no mercado de comunicação ou das profissões da área de humanas, o perfil ideal é o profissional proativo, capaz de trazer soluções, de estar aberto ao debate com os demais, de desenvolver as suas funções básicas do cargo e atento ao funcionamento da empresa como um todo.

Principalmente aqueles que ocupam ou pretendem ocupar cargos de gerência e liderança, é primordial que apresentem uma postura mais aberta, com inteligência emocional. Mas isso não se aprende em sala de aula, ou melhor, não se aprendia até surgir o ESPM LifeLab.

ESPM LifeLab

Inovador como toda proposta do ensino da instituição, o Laboratório da vida consiste em uma forma de agregar valor ao ensino, fornecendo modos de desenvolver e aprimorar competências humanas que são esperadas e cobradas no mercado de trabalho.

Complementar ao ensino tradicional da grade curricular, o LifeLab é uma forma de proporcionar aos estudantes diferentes experiências em um ambiente diverso, simulando questões vistas no mercado de trabalho.

Nele, é possível focar pontos pertinentes à profissão, mas que não são cobrados de forma direta durante uma contratação. Entre eles, podemos destacar a importância das soft skills.

Leia também

Baixe agora o ebook da ESPM - LifeLab!

Soft skills

Sendo elas os pontos de desenvolvimento humano mais procurados, é nas soft skills que pontos específicos são levados ao crescimento. Principalmente voltadas para liderança e gestão, os alunos são estimulados a destacar suas habilidades interpessoais, como:

  • Empatia;
  • Criatividade;
  • Liderança;
  • Comunicação eficaz;
  • Colaboração.

Por se tratar de habilidades tão pessoais e específicas, o desenvolvimento é diferente para cada pessoa. No LifeLab, o intuito é, apenas, criar um ambiente propício para se gerar debates e a prática dessas e de outras soft skills. Para isso, são utilizadas o que chamamos de metodologias ativas.

Fluência digital

Na atualidade, para se encaixar no mercado de trabalho, não há como pensar em um cenário sem a adesão à tecnologia. Sabendo disso, no ESPM LifeLab, o intuito é incentivar e desenvolver conhecimentos voltados para o tech, criando o senso de raciocínio computacional e aprendizado sobre a prática de visualizações de dados.

Utilizando laboratórios específicos para o desenvolvimento tecnológico, os estudantes aprendem a se capacitar em ferramentas que são úteis para sua vivência no mercado, sem, necessariamente, estarem atreladas apenas à área de formação.

Metodologias ativas

Como o próprio nome sugere, essa é uma forma de se colocar em prática. Para isso, são utilizadas atividades e intervenções que consistem na aplicação de práticas em que os alunos agem de forma ativa para buscar soluções e interações com os demais estudantes.

Por meio do laboratório da vida, estudantes de diferentes turmas e períodos podem interagir em prol daquela resolução solicitada para instigar o convívio com ideias e visões diferentes, simulando, de maneira mais real, o que podemos encontrar no mercado de trabalho.

Invista no seu futuro!

Agora que você compreendeu a importância de ter como bagagem experiências e competências que estão além das habilidades exigidas numa graduação comum, invista em uma instituição capaz de proporcionar um ensino de qualidade com diferenciais de peso para a sua trajetória profissional.

Se você procura uma graduação em São Paulo, chegou a hora de conhecer e se encantar com o ensino inovador aplicado em instituições que são destaque aos olhos do mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre a experiência trazida e o que é desenvolvido no ambiente do LifeLab? Baixe gratuitamente o e-book “ESPM LifeLab: uma nova ideia” e conheça mais motivos para considerar de vez estar em uma graduação da instituição. Confira!

Baixe agora o ebook da ESPM - LifeLab!

Escrito por Fabio Takeuti

Responsável por projetos de mídias digitais, planejamento e desenvolvimento de estratégias para a marca no meio digital, experiência com campanhas online e conversão.