Publicidade, propaganda e marketing: quais são as diferenças?
Sem dúvidas, as áreas de marketing, publicidade e propaganda estão diretamente relacionadas entre si. Apesar disso e ao contrário do que muitos pensam, elas apresentam algumas diferenças, e entendê-las é fundamental para escolher a graduação que deseja seguir.Para saber mais do que se trata cada uma, quais os pontos em comum e no que elas diferem, confira este post!
Porque existe essa dúvida?
Geralmente, quando se fala em marketing, também se fala em publicidade e propaganda. Tal fato confirma a relação entre elas, a similaridade, a dependência e a importância do trabalho em equipe. No entanto, é de suma importância compreender a particularidade de cada uma.
Entenda as diferenças
1. Publicidade
A publicidade está relacionada com uma comunicação espontânea. Ela é possível por meio de assessorias de imprensa e gestores de conteúdo que divulgam a marca a partir das mídias sociais, de eventos e outros canais que tenham como objetivo a atenção do público, fazendo com que as pessoas falem da marca ou do negócio.
Quem trabalha com publicidade precisa dominar técnicas que enxerguem o mundo pela visão do consumidor, ou seja, é necessário entender os comportamentos dos consumidores e, a partir disso, elaborar estratégias para se chegar até eles.
2. Propaganda
A propaganda tem a função de divulgar e propagar a ideia de uma marca ou de produtos ou serviços. Ela cria meios para que as pessoas conheçam o que ela está divulgando, seja por meio da comunicação na televisão, seja de estratégias como um stand de degustação no supermercado.
3. Marketing
O marketing é algo muito global; ele envolve a empresa como um todo e visa a efetivar a produção, os canais de vendas, a escolha do mix ideal do portfólio de produtos, entre outros. Com isso, a faculdade de marketing tem como principal objetivo levar o aluno a entender as estratégias necessárias para uma empresa.
O profissional da área não só entende da comunicação, mas também de situações como: canais de venda, logística e distribuição, gestão de preço (que não é uma variável só financeira, mas também mercadológica), posicionamento estratégico e entendimento do consumidor final.
Além disso, é impossível falar sobre os profissionais de marketing e não falar do marketing digital, que é extremamente dinâmico e indispensável. Com o aumento das influências das redes sociais, as formas de interação do consumidor com as marcas também mudaram, e é necessário acompanhar essa mudança para se alcançar ou manter o sucesso de um empreendimento.
Perfil profissional
É possível perceber algumas diferenças que geralmente existem entres os profissionais que atuam na publicidade e propaganda e no marketing. É evidente que, na maioria das vezes, os profissionais de publicidade e propaganda tendem a ser mais extrovertidos e ter mais facilidade em criar. A criatividade é uma característica forte nesses profissionais, o que nos permite enxergá-los como artistas, bem como o poder de persuasão diante do entendimento do pensamento de um consumidor e de como chegar até ele.
Já nas pessoas que atuam no setor do marketing, é notória uma postura mais equilibrada entre o racional e o emocional. Esses profissionais são mais objetivos, têm uma visão mais holística e global da empresa e tendem a ser mais curiosos sobre o negócio como um todo.
Carreira profissional
As áreas mais comuns de atuação para quem escolhe seguir o caminho da publicidade e propaganda são: assessoria de imprensa, empresa de marketing de conteúdo e agências de publicidade, que se dividem em vários departamentos, como planejamento, atendimento, mídia e criação. A atuação nessa área também pode envolver eventos e meios digitais.
Já no marketing, geralmente, esses profissionais vivenciam um ambiente corporativo. Eles podem trabalhar na gerência, na diretoria do setor ou, ainda, em algum segmento específico, como branding, endomarketing, comercial ou promocional.
Independentemente da área a ser seguida, seja na publicidade, seja na propaganda ou no marketing, quem trabalha em uma das áreas tem que conhecer o mercado de trabalho para alcançar os melhores resultados possíveis.
Leia também:
- Publicidade e propaganda: onde criatividade e inovação se encontram
- Tecnologias digitais invadem empresas e o ensino superior. Entenda!
- Ensino superior completo: que diferença isso faz na sua vida?
Sobre cursos de graduação
Quem cursa administração ou comunicação tem uma tendência maior a seguir a carreira no marketing e pode, até mesmo, optar por universidades que tenham uma grade curricular mais voltada para a área.
Por outro lado, se a faculdade é de Jornalismo, é comum que os caminhos se cruzem com a publicidade, principalmente quando falamos de setores estratégicos como a assessoria de imprensa, área que é diretamente ligada a apresentação e venda de uma imagem, seja de uma personalidade ou empresa. Logo, é comum que a veia publicitária pulse também pelos caminhos dessa profissão.
Já aqueles que querem trabalhar com propaganda, geralmente, fazem Design ou o próprio curso de Publicidade e Propaganda. Independente da área de comunicação, há sempre um caminho que o leva ao marketing e à publicidade. Isso acontece pela pluralidade de atividades desempenhadas na área, mas também por estar atrelada a pontos chaves em todas as áreas que englobam a gestão de marca, pessoa ou produto.
Sabendo dessa importância, escolher uma universidade que é referência no país é o diferencial para sua carreira profissional, ainda mais quando se trata de uma faculdade que é especializada na área que você quer seguir.
A ESPM oferece a você as seguintes opções de graduação: Administração; Ciências Sociais e do Consumo; Cinema e Audiovisual; Design; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Internacionais; Sistemas de Informação.
Como escolher sua área?
O processo de escolha da área que deseja seguir não é fácil, mas existem algumas situações que podem servir de auxílio, como:
- Fazer uma pesquisa a respeito de cada área;
- Listar o que você gostaria e o que não gostaria de fazer;
- Procurar viver experiências práticas o mais cedo possível;
- Conhecer a ESPM, os cursos que ela oferece, as grades curriculares, o funcionamento e considerar a sua excelência em todo o país.
Ao entender as diferenças, fica muito mais fácil saber do que realmente se trata cada área e escolher no que você deseja atuar.
Para mais informações sobre os cursos que envolvem publicidade, propaganda e marketing, acesse o site da faculdade ESPM. Lá, você pode entender um pouco mais sobre as graduações e enxergar as diferenças em cada uma delas. Além disso, pode entrar em contato com a universidade e tirar todas as suas dúvidas
Consumer Insights: os diferentes tipos de consumidores
Como é composto o ESPM LifeLab?
Escrito por Vitor Freitas
Graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing e MBA em Gestão do Entretenimento pela ESPM-Rio. Atualmente está cursando a Pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing.