Giovanna Cunha - May 5, 2021

Consumer Insights: os diferentes tipos de consumidores

Para alcançar o sucesso de um negócio e das estratégias de marketing, é essencial compreender as necessidades e os desejos do público-alvo. Dessa forma, o consumer insights é um processo indispensável para um marketing estratégico, pois é capaz de atrair e reter mais clientes, promover experiências encantadoras e gerar mais lucro.

Portanto, o profissional da área é bastante valorizado no mercado de trabalho, sendo capacitado a explorar os diferentes tipos de consumidores e proporcionar diversos benefícios para a empresa.

Quer saber mais sobre o que é consumer insights, qual é a sua relevância para a inteligência de mercado e por que uma pós-graduação na área pode alavancar a sua carreira profissional? Então, leia este texto agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

O que é consumer insight?

Consumer insight é o processo que consiste em coletar e analisar informações relevantes sobre o comportamento do consumidor, a fim de elaborar um planejamento estratégico capaz de atrair e reter clientes.

Portanto, é um recurso fundamental para analisar e interpretar como os consumidores pensam e sentem, sendo possível até mesmo ter uma percepção do subconsciente do público.

O trabalho do insight se define em três esferas: a das crenças, a das motivações e a dos desejos. Dessa forma, por meio da compreensão dessas esferas, é possível conhecer a fundo o comportamento do consumidor e tomar decisões inteligentes e lucrativas.

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Vale ressaltar que consumer insight é diferente de pesquisas de marketing. Afinal, o primeiro é um estudo que compreende as motivações por trás das ações do público, enquanto o segundo é um relatório que busca entender quais são essas ações.

Agora que está claro o que é consumer insights, entenda qual é a importância dessa estratégia para o sucesso das campanhas de marketing. Continue a leitura!

A importância do consumer insights para um marketing estratégico

Sem dúvidas, o uso de dados deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade para qualquer empreendimento bem-sucedido. Isso acontece porque a coleta e a análise de dados gera inteligência de mercado e proporciona uma tomada de decisão com base no que o seu cliente realmente pensa e deseja. Logo, o consumer insights é de extrema importância para um marketing estratégico eficiente.

Unir diferentes estratégias de marketing, como marketing digital e branding, com as aplicações de dados, potencializa a experiência do cliente e a criação de um planejamento estratégico de sucesso. Afinal, com informações precisas sobre o consumidor, é possível mapear a jornada do cliente, identificar oportunidades e personalizar ao máximo o atendimento.

Além disso, o consumer insights também é extremamente relevante para o processo de pós-venda. Pois, ao conhecer profundamente o cliente, é muito mais fácil criar ações para manter o engajamento, mesmo depois da venda concluída. Assim, o estudo do comportamento do consumidor é muito importante para uma estratégia contínua de retenção de clientes.

Portanto, consumer insights é essencial para explorar os diferentes tipos de consumidores e trabalhar com um marketing estratégico eficiente de acordo com o público do negócio. Sendo assim, entenda, a seguir, como uma especialização na área é importante para a sua carreira e para a sua atualização profissional. Confira!

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Como uma pós-graduação em Consumer Insights pode alavancar a sua carreira profissional?

O profissional capaz de juntar, ordenar e analisar dados apresenta uma vantagem competitiva diferenciada no mercado de trabalho e contribui com o sucesso da empresa. Por isso, o profissional que conta com uma pós-graduação em Consumer Insights é bastante requisitado no mercado de trabalho.

Além do mais, o marketing sofre uma fragmentação cada vez maior, portanto, muitos profissionais da área possuem apenas o conhecimento de um segmento específico e não conseguem ter uma visão mais ampla de um planejamento único e inovador como base de um marketing estratégico. Entretanto, a integração das estratégias de marketing é justamente a fórmula do sucesso.

O mercadólogo com um olhar integral tem um grande diferencial e pode aproveitar as melhores oportunidades do mercado de trabalho, pois é capaz de proporcionar excelentes resultados para o negócio. A chave para isso é a compreensão do comportamento do consumidor.

Isso porque, uma pós-graduação em Consumer Insights proporciona um maior poder de planejamento estratégico e inteligência de mercado, afinal, garante uma visão ampla e clara de como impactar o cliente por meio de todas as diferentes estratégias de marketing da atualidade.

Dessa forma, uma pós-graduação para compreender o comportamento do consumidor é um excelente investimento para ganhar competitividade e se tornar um profissional único e essencial. Logo, é um ótimo caminho para alavancar a sua carreira profissional e garantir o acesso às melhores oportunidades do mercado de trabalho.

A pós-graduação em Consumer Insights da ESPM

A fim de formar profissionais de sucesso, com uma visão estratégica e integral, a ESPM oferece, na cidade de Porto Alegre, o curso de pós-graduação em Consumer Insights. O objetivo dessa pós-graduação é fundamentar os diferentes tipos de comportamentos do consumidor. Por isso, por meio de uma abordagem pioneira, o curso emprega conceitos de psicologia, sociologia e neurociência para compreender as condutas do público.

Sendo assim, essa pós-graduação se destina aos profissionais de qualquer área de atuação que necessitem de conhecimentos de consumer insights para se destacar no mercado de trabalho.

A fim de cumprir com o propósito do curso, algumas das disciplinas da pós-graduação em Consumer Insights incluem:

  • Pensamento Estratégico;
  • Gestão da Inovação;
  • Gestão de Marketing;
  • Big Data Analytics;
  • Inteligência de Mercado;
  • Cultura e Sociedade do Consumo;
  • Economia do Consumo;
  • Consumer Insights e Trend Hunting;
  • Neurociência aplicada ao consumo.

Logo, com uma excelente metodologia de ensino, um corpo docente de qualidade e uma grade curricular com um sólido suporte conceitual para dialogar com as mudanças das interações empresa-consumidor, a pós-graduação em Consumer Insights da ESPM forma profissionais preparados para o mercado de trabalho e com um grande diferencial competitivo.

Está claro, portanto, o que é consumer insights, qual é a importância desse recurso para o marketing estratégico e por que uma pós-graduação na área pode ser fundamental para você construir uma carreira de sucesso.

Quer ser um profissional de marketing com um forte diferencial competitivo? Então, conheça, agora, a Pós-Graduação em Consumer Insights da ESPM!

Quero conhecer essa pós!

Escrito por Giovanna Cunha

Analista de Marketing de Produto. Especialista em Inovação, Design e Estratégia e graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM