Postado por Giovanna Cunha ● 22 de Julho de 2019 9h0min0s BRT

Como está o mercado de trabalho para quem faz pós-graduação?

Uma das maiores tendências do mercado de trabalho é a atualização constante. As empresas têm buscado por pessoas cada vez mais animadas, motivadas e dispostas a desenvolverem suas habilidades e competências.

Dentre as várias formas de conseguir isso estão os cursos de pós-graduação. Essa formação tem lugar de destaque quando falamos de empregabilidade, cargos e salários. Quer entender melhor como o mercado vê quem se especializa? Então, continue a leitura!

mercado-de-trabalho-pos-graduação-espm-pos

Quem se especializa ganha mais

De acordo com a 54ª edição da Pesquisa Salarial, a pós-graduação pode aumentar seu salário em até 118%, dependendo da área de atuação e da formação escolhida. Quem trabalha em cargos de coordenação e gestão pode se beneficiar de um aumento de até 53%.

O aumento de 118% fica por conta dos(as) profissionais que trabalham em cargos de analista e se especializam. Entretanto, essa diferença existe até mesmo nos níveis mais altos das empresas.

Transição de carreira: quando é hora de investir nisso?

Leia também:

De acordo com o levantamento, diretores com pós-graduação ou MBA ganham até 47% mais do que aqueles que não tem essa formação.

Profissionais pós-graduados recebem propostas melhores

Segundo o levantamento feito pelo site Vagas (site de e-recruitment) em sua base de dados, mais de 70% das oportunidades de emprego oferecidas a profissionais pós-graduados(as) são para os níveis pleno, sênior e gestão ou supervisão.

Desse modo, esses profissionais já entram na empresa em cargos mais cobiçados, evitando o trabalho de subir desde o nível júnior até as posições mais altas. Isso, claro, é acompanhado, também, de um salário inicial compatível com o cargo.

Empresas veem com bons olhos  profissionais especialistas

Outro ponto muito importante da especialização é a mensagem que ela passa para o mercado. Quando um(a) recrutador(a) olha para algum(a) profissional que teve o cuidado de se engajar nessa formação, ele(a) pensa, imediatamente, que essa pessoa está em constante desenvolvimento.

Não só isso: o especialista é visto, também, como alguém que entende do mercado, tem um pensamento crítico apurado e consegue ver a empresa de uma maneira sistêmica.

A pós-graduação pode abrir as portas da carreira acadêmica

Além de tudo isso que falamos até aqui, também é interessante lembrar que pós-graduação não é apenas a especialização e o MBA, mas também é o mestrado (acadêmico ou profissional) e o doutorado.

Assim, quem opta por fazer um mestrado no lugar da especialização também tem a possibilidade de ingressar na carreira acadêmica como professor(a) do Ensino Superior e pesquisador(a).

CTA Banner - Planejamento de carreira: o guia completo

Depois de ler este texto, você conseguiu entender como está o mercado de trabalho para quem faz pós-graduação? As empresas querem profissionais capacitados, elas estão dispostas a pagar por isso, e quem se arrisca a investir na própria formação tem a certeza de um futuro brilhante pela frente.

Se você quer investir em sua carreira, aproveite para olhar a lista de cursos de especialização oferecidos pela ESPM!

Pós-Graduação ESPM

 

Tópicos: como está o mercado de trabalho

Comentário