Postado por Giovanna Cunha ● 17 de Julho de 2019 9h0min0s BRT

O que o mercado de trabalho espera de você?

No início de 2019, o site LinkedIn divulgou a lista das trinta competências mais buscadas pelos recrutadores. No compilado podemos ver uma série de habilidades que ainda estão em falta ou pouco desenvolvidas no mercado de trabalho atual.

Isso explica, por exemplo, o motivo de o Brasil ter o processo seletivo mais demorado do mundo, levando, em média, trinta e nove dias até que seja feita uma contratação. Logo, existe espaço para profissionais competentes e que souberam aproveitar o tempo para desenvolver as principais habilidades exigidas no mundo moderno.

Quer saber o que você precisa ter para ser um profissional do futuro? Continue a leitura!

o-que-o-mercsdo-de-trabalho-espera-espm-pos

Pensamento criativo e inovador

As empresas já entenderam que a criatividade e a inovação não servem apenas para seus produtos. As metodologias disruptivas têm sido aplicadas em larga escala, desde a gestão de equipes à mudança em processos operacionais.

Assim, resolver problemas de forma criativa, prática e eficiente é uma habilidade muito valorizada no mercado atualmente. Principalmente porque essa é uma tarefa exclusivamente humana (robôs resolvem problemas com base em rotinas, mas a criatividade é uma peculiaridade do ser humano).

Trabalho colaborativo

Os projetos desenvolvidos pelas empresas estão mais complexos do que nunca. Grande parte dos trabalhos feitos atualmente necessitam de uma interação multidisciplinar de profissionais formados em diversas áreas.

Transição de carreira: quando é hora de investir nisso?

Leia também:

Dessa forma, pessoas que sabem lidar com os outros, trabalham bem em equipe e entendem as diferentes dinâmicas da relação interpessoal tem um lugar de destaque aos olhos dos recrutadores.

Capacidade de adaptação

O mundo está mudando em um ritmo intenso. Isso acontece, também, dentro de todas as empresas do mundo. É preciso adequar os produtos e serviços às novas demandas, mudar o plano estratégico, trocar a forma de gestão e alterar o modelo de negócio.

Nesse cenário, resiliência é a palavra-chave. Quanto mais adaptável for uma pessoa, maior é sua possibilidade de enfrentar os problemas e dificuldades, encontrar soluções e promover o desenvolvimento de toda a empresa.

Qualificação constante

Além de ser alguém capaz de se adaptar, o profissional do futuro também  deve ser alguém preparado. Ele antecipa as demandas do mercado e busca formas de aprimorar suas habilidades, principalmente por meio de formações completas, como as especializações e MBAs.

Isso pode ser visto de uma maneira simples atualmente. Boa parte das áreas de trabalho estão ganhando um reforço tecnológico. Quem já entendeu isso está aprendendo sobre Machine Learning, Inteligência Artificial, Big Data e outras áreas emergentes e com grande potencial.

CTA Banner - Planejamento de carreira: o guia completo

Ter essas características, bem como as outras listadas pelo LinkedIn, é o que o mercado espera de você. Desenvolva-as e sua empregabilidade continuará alta, independentemente do cenário. Lembre-se: as empresas sempre querem contratar pessoas competentes. Tudo o que você precisa fazer é ser uma delas.

Se você gostou deste conteúdo, lembre-se de seguir nossa página no LinkedIn para se manter atualizado sobre as próximas publicações que faremos!

Inscreva-se na ESPM

Tópicos: o que o mercado de trabalho espera

Comentário